18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

‘Homens mais fortes do mundo’ medem forças pela primeira vez no Algarve

 
Eurosport Strongman World Tour2013 - Algarve, cidade de Tavira 27 e 28 Julho
 
PORTUGAL SERÁ REPRESENTADO POR 3 ATLETAS “DA CASA” QUE, ENTRE OUTRAS PROVAS DE FORÇA, VÃO PUXAR O COMBOIO TURÍSTICO DA PRAIA DO BARRIL E ELEVAR TRONCO COM 140 KG
 
É já no próximo fim de semana que, pelo segundo ano consecutivo e pela primeira vez no Algarve, Portugal vai receber, na cidade de Tavira, uma competição do circuito mundial oficial do ‘Eurosport Strongman Champions League’, em que uma seleção de alguns dos mais poderosos atletas do planeta vai medir forças pela conquista do título de ‘Homem mais forte do mundo’.
 
A competição algarvia, que em Setembro será transmitida na íntegra na Eurosport para mais de 200 milhões de telespectadores em todo o mundo, vai apresentar algumas particularidades inovadoras, contrariando a lógica da maioria dos eventos do género, que habitualmente se realizam num só dia ou tarde.
 
Ao longo de dois dias, os atletas vão realizar 6 provas de força, distribuídas por três locais diferentes – no sábado de manhã (início às 10h30) terão lugar as duas primeiras provas na praia do Barril, realizando-se à noite (21h30) mais duas provas no centro histórico de Tavira. No Domingo, a competição encerra com 2 provas a disputar no interior do Hotel Vila Galé Albacora (17h30), situado em pleno parque natural da Ria Formosa.
 
Vamos conseguir um evento televisivo de grande impacto visual e turístico para Tavira e para a região do Algarve. Mais do que um desporto, os campeonatos de strongman são considerados eventos de entretenimento popular e, desde a antiguidade, atraem sempre grandes multidões que querem ver de perto os mais poderosos homens do mundo a realizarem incríveis demonstrações de força humana”, refere Nuno Araújo, CEO da ‘Nuno Araújo Eventos’, promotora do evento.
 
O mesmo responsável relembra o sucesso mediático da edição de 2012, que teve lugar no Largo da Cordoaria, na cidade do Porto.
 
Reunimos milhares de pessoas em torno dos atletas, num evento que mereceu uma ampla cobertura por parte da comunicação social nacional e até internacional. O assédio do público aos atletas foi uma constante e estes foram incansáveis e inexcedíveis na atenção que tiveram com a assistência, especialmente com as inúmeras crianças, com quem tiraram centenas de fotografias”, recorda Nuno Araújo.
 
Como país anfitrião, Portugal tem direito a incluir três atletas nacionais na competição, pelo que três dos homens mais fortes do país irão competir lado a lado com os mais fortes do mundo:
  • Adérito Santos - 1,84 cm, 140 Kg;
  • Luís Batista - 1,84 cm, 125 Kg;
  • Nuno Esteves - 1,70 cm, 112 Kg;
Com presença confirmada na etapa portuguesa estão igualmente alguns dos maiores nomes do strongman mundial, como o gigante inglês Terry Hollands, com dois metros de altura e 180 Kg de peso, o lituano Vytautas Lalas, segundo classificado no ‘World Strongest Man 2012’ ou a mais recente estrela mundial, o polaco Krzystof Radzikowski, dono de um físico muscular impressionante, tipico da escola polaca.
 
As várias e espetaculares provas que os candidatos a ‘Homem mais forte do mundo’ irão realizar são as seguintes:
 
1 - Logpress – Elevar um tronco com 140 Kg o maior número de vezes por cima da cabeça;
 
2 - Train Pull – Puxar o comboio turístico da Praia do Barril durante 20 metros no menor tempo possível;
 
3 - Super Deadlift – Levantar do chão uma barra com dois pesos gigantes de cada lado, num total de mais de 350 Kg, o maior número de repetições possível num minuto e meio;
 
4 - Atirar uma esfera de metal de cerca de 15 kilos (estilo lançamento do peso olímpico) o mais longe possível (prova a realizar na praia do Barril);
 
5 - Framer Walk + Tire Pull - Andar com um carrinho especial com cerca de 350 Kg durante 15 metros e retroceder, volteando um pneu gigante de mais de 400 Kg; 
 
6 - Fowerdhold – Aguentar, com os braços esticados à frente dos olhos, um objecto de 25 Kg durante o maior tempo possível;
 
Refira-se que toda a comitiva do ‘Eurosport Strongman World Tour 2013’ ficará hospedada no Hotel Vila Galé Tavira, entre os dias 25 e 29 de Julho. A cadeia hoteleira Vila Galé é, alias, o main sponsor do evento, recebendo o Hotel Vila Galé Albacora, situado em pleno parque da Ria Formosa, duas das seis provas da competição.
 
 
 
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:51:13

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...