18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

«O poder do comentário no jornalismo»

 

 

Um seminário que reúne importantes personalidades na área da investigação, ensino e jornalismo desportivo

 

7 de março , 14h30 – 18h00 – Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa) – entrada livre

 

Cada vez mais o comentário faz-se presente no jornalismo, e no jornalismo desportivo. Saber que poder têm os comentadores, como marcam agenda mediática, de que forma o comentário se torna notícia, são alguns temas que se pretende refletir no seminário "O Poder do comentário no Jornalismo", que decorrerá esta quarta-feira, dia 7 de março , na  Escola Superior de Comunicação Social (ESCS).

 

Esta iniciativa é organizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, o Plano Nacional de Ética no Desporto e a Escola Superior de Comunicação Social.

 

A comunicação inicial (“as lógicas do comentário em Portugal”) é apresentada por Rita Figueiras, professora e investigadora na área de Comunicação Política, Jornalismo e Economia Política dos Media.

 

No primeiro painel (“o que trazem os comentadores ao jornalismo”) vão estar envolvidos:  Raquel Varela (historiadora, investigadora,  professora universitária e comentadora na RTP) e João Paulo Baltazar (jornalista há 30 anos e diretor de Informação na RDP).

 

A reflexão será moderada por Carlos Andrade, jornalista, moderador e docente. Dirigiu vários órgãos de comunicação social.

 

No segundo painel (“há limites éticos para o comentário desportivo?”) os mentores são Carlos Carpio  (jornalista e sub diretor do jornal desportivo espanhol “MARCA”,), Duarte Gomes (ex-árbitro internacional português) e Alexandre Afonso (jornalista na Antena 1).

 

O grupo será moderado por José Manuel Delgado (Diretor Adjunto do jornal “A BOLA”).

 

Existirão ainda dois momentos para a apresentação dos posters por parte dos alunos da ESCS, Melissa Lopes, Filipe Pardal, Rita Latas e Ricardo da Costa Pereira.

 

O tema deste seminário pode ser visto de múltiplas formas e ângulos, consoante um conjunto de situações que se colocam a cada comentador. Este seminário será sem dúvida um momento importante de reflexão na área do jornalismo desportivo.

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 10:31:41

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...