13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Red Bull Dolomitenmann: Team Portugal entra em ação no dia 8 de setembro

 

Portugal participa pelo terceiro ano consecutivo numa das mais duras expedições de desporto aventura da atualidade – a Red Bull Dolomitenmann. Esta corrida ao cronómetro é disputada nos Alpes e combina quatro modalidades desportivas de montanha. Nuno Virgílio (Parapente), António Palavra (Kayak de Águas Bravas), Romeu Gouveia (Corrida de Montanha) e Rúben Almeida (BTT) partem com o objetivo de ir mais longe na classificação.

 

O ambiente não podia ser mais desafiante, com as paisagens alpinas a servirem de cenário, no próximo dia 8 de setembro, a mais uma edição da Red Bull Dolomitenmann. Considerada uma das expedições de desporto aventura mais duras da atualidade, tem mantido ao longo dos últimos 30 anos as mesmas caraterísticas, com a ação a decorrer exclusivamente em território austríaco, com partida de Lienz e epicentro nos Alpes orientais – mais concretamente na cordilheira das Dolomitas.

 

Esta competição destaca-se por combinar quatro modalidades – parapente, kayak de águas bravas, corrida de montanha (sky run) e BTT – num sistema de estafetas, vencendo a equipa mais rápida. Para começar, há uma corrida de montanha onde os participantes vão subir dois mil metros em hora e meia. No capítulo do voo, não é preciso apenas descolar e evoluir a bom ritmo entre os picos das Dolomitas – há também que aterrar para cumprir um ponto de passagem intermédio, carregando pelo meio todo o equipamento. No BTT há muitas zonas onde a progressão se torna impossível e para avançar só mesmo com a bicicleta às costas. A descida para o vale faz-se pelos trilhos que no Inverno estão cobertos de neve e onde se disputa uma famosa prova da Taça do Mundo de Ski. Finalmente, o segmento de kayak de águas bravas inclui a transposição de cascatas e diferentes desníveis.

 

Portugal está pela terceira vez consecutiva entre as 100 formações da competição, com o Bicampeão Nacional de Parapente Nuno Virgílio, o especialista em águas bravas António Palavra, o campeão nacional de Trail Running em 2017 e vencedor do KM Vertical 2018, Romeu Gouveia e ainda o ciclista, Campeão Nacional de BTT XCM, Rúben Almeida. Para estes dois últimos trata-se de uma estreia, enquanto Virgílio e Palavra são “repetentes” (ficaram em 20º na edição de 2017). Para Nuno Virgílio, Team Portugal: “o objetivo é ir ainda mais longe do que no ano passado, sabemos que é ambicioso, mas vamos lutar com todas as nossas forças”.

 

Em 2017, os vencedores da Red Bull Dolomitenmann (a equipa internacional Pure Encapsulation) precisaram de apenas 3h50:57 para cumprir o traçado da expedição.

 

Esta aventura pode ser acompanhada de perto em www.redbulldolomitenmann.com.

 

TEAM PORTUGAL 2018

 

NUNO VIRGÍLIO

Idade: 39 anos

Natural de: Juncal

Modalidade: PARAPENTE

Melhor Resultado: Bicampeão Nacional, 9º Camp. Europa

 

ANTÓNIO PALAVRA

Idade: 46 anos

Natural de: Ovar

Modalidade: Kayak de Águas Bravas

Melhor Resultado: Campeão Paiva Fest Kayak Extremo

 

RÚBEN ALMEIDA

Idade: 29 anos

Natural de: Póvoa do Vale do Trigo

Modalidade: BTT

Melhor Resultado: Campeão Nacional de XCM

 

ROMEU GOUVEIA

Idade: 20 anos

Natural de: Mouronho

Modalidade: CORRIDA DE MONTANHA, Vertical Kilometer

Melhor Resultado: Campeão Nacional de Trail Running em 2017, 1º no Santana Vertical Km 2018

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 14 de novembro de 2018 – 17:13:29

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...