18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Semana Europeia do Desporto arranca a bordo de Caravela Quinhentista

 

 

A Semana Europeia do Desporto 2018 cumpre-se de 23 a 30 de setembro. A Apresentação realizou-se esta quinta-feira, dia 20 de setembro, a bordo da Caravela Vera Cruz, atracada na Doca de Alcântara-Rocha.

 

Esta iniciativa da Comissão Europeia, visa promover o desporto e a atividade física em toda a Europa. À semelhança das edições anteriores, o mote da campanha continua a ser #BEACTIVE, como incentivo a cada um para estar ativo durante a “semana” e permanecer ativo durante todo o ano.

 

O IPDJ associou-se à Aporvela (Associação Portuguesa de Treino de Vela), para a organização da Cerimónia de Apresentação. A Caravela Vera Cruz é uma réplica das Caravelas Quinhentistas, construída pela Aporvela, cuja missão passa por fomentar a ligação dos jovens ao Mar e promover a preservação do património náutico nacional.

 

A animação da apresentação esteve a cargo de Fernão de Magalhães e o seu Marinheiro (Personagens interpretadas pelos atores Alexandre Pedro e Tânia Safaneta), que interagiram com os convidados e relembraram as aventuras dos séc. XV e XVI.

 

Na edição anterior (2017), a nível Europeu, registaram-se mais de 35.000 eventos, envolvendo 32 Países e  a participação ativa de mais de 14 Milhões de Pessoas.

 

Em Portugal foram realizadas mais de 1.000 atividades de Norte a Sul do País, incluindo, pela primeira vez, os Açores e a Madeira. Com atividades em mais de 50 municípios, estima-se que participaram mais de 500.000 portugueses na iniciativa.

 

Em 2018 espera-se que os números sejam superados, envolvendo cada vez mais portugueses na iniciativa e no caminho de uma vida mais ativa e saudável. Tendo em conta esse objetivo, estão preparadas inúmeras atividades, como o Dia Aberto dos Ginásios, Maratona de Bikes (600 bicicletas estáticas no Padrão dos Descobrimentos, em Belém), Hora #BeActive (Ações em Braga e no Jamor), Desporto nos Municípios, Dia Europeu do Desporto Escolar, Noite #BeActive, entre muitas outras.

 

 

Declarações:

Presidente da Aporvela - Comandante João Lúcio

“Aproximam-se as comemorações dos 500 anos da primeira circum-navegação de Fernão de Magalhães e a Aporvela tem um projeto para fazer a mesma rota a bordo desta Caravela Vera Cruz. Este é o próximo sonho que queremos realizar e temos aqui vários Atletas e Campeões que são um exemplo para nós e para a juventude, por tudo o que alcançaram e pelos sonhos que concretizaram.”

 

Presidente do IPDJ – Dr. Vitor Pataco

“A rede social mais poderosa da Europa são os Clubes e Associações Desportivas e temos a convicção que para colocar as pessoas a fazer desporto e a serem mais ativas, é essa rede que tem de ser ativada. Nós (IPDJ) temos a responsabilidade de executar um conjunto de programas que dão um contributo importante na ativação dessa rede social muito poderosa.”

 

Diretor IPDJ – Dr. Jorge Carvalho (Apresentação Técnica)

“Esta é a 4ª Edição da Semana Europeia do Desporto. Neste momento, a nível Europeu, contamos com a participação de 32 países e mais de 14.000 eventos que correspondem a mais de 10 milhões de participantes.”

 

Embaixador Jorge Pina

“Foi o Desporto que me tornou no que sou hoje, ensinou-me tudo o que sei, uma pessoa humilde e com valores. O que me move, é a crença que posso sempre fazer melhor por mim e pelos outros. “

 

Embaixadora Ercília Machado

“Eu nunca dispenso a atividade física. Nos treinos temos de fazer sacrifícios, ter motivação e lutar pelos nossos objetivos. Foi o Desporto que me fez crescer e lutar por tudo o que tenho hoje. Apelo a todas as pessoas para fazerem Desporto pelo seu bem-estar e pela sua saúde.”

 

Embaixador Nuno Delgado

“O Desporto tem de ser uma prioridade para os cidadãos em Portugal e esta Semana é importantíssima para desenvolver esse princípio. Let’s be Active!”

 

Embaixador Rui Silva

“Espero que esta Semana passe as fronteiras da Europa e se estenda a todo o Mundo. Espero também que invés de uma semana, a nossa população esteja ‘active’ todo o ano e cada vez mais tenha essa mentalidade e sensibilidade para a prática desportiva que mais cedo ou mais tarde, dará retorno a nível de saúde física e mental.”

 

Secretário de Estado do Desporto e da Juventude – Dr. João Paulo Rebelo

“Esta Semana Europeia do Desporto não tem uma cidade, um concelho ou região, é, de facto, Europeia e queremos que seja comemorada no nosso país de norte a sul, de este a oeste. O Desporto Escolar é uma ferramenta para incutir, desde cedo, a vontade pela prática desportiva e esperar que permaneça ao longo das nossas vidas. É absolutamente essencial que os nossos jovens experimentem várias modalidades desde tenra idade, para que possam eventualmente especializar-se numa modalidade. Eu penso que a nossa sociedade está cada vez mais desperta para os hábitos de vida saudável e penso que devemos aproveitar e potencializar esse movimento.”

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 03:03:59

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...