13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Porsche aumenta em 150 milhões de euros o investimento em start-ups

 

Acesso a tecnologias e modelos de negócio do futuro: a Porsche aumentou o seu investimento total em atividades de capital de risco em 150 milhões de euros para os próximos cinco anos. O objetivo da “Porsche Ventures” é garantir o acesso a tendências, novas tecnologias e modelos de negócio. As atividades de investimento realizadas pela Porsche Ventures são aplicadas como parte das atividades de investimento já existentes em start-ups. 
 
Como investidor estratégico, a Porsche está focada em investimentos em modelos de negócio relacionados com a experiência do cliente, mobilidade e estilo de vida digital, tecnologias futuras como a inteligência artificial, blockchains e realidade virtual e aumentada. Através das atividades em capitais de risco, o construtor de automóveis desportivos procura investir em novas empresas que estejam nas fases iniciais e de crescimento. 
 
“Para continuarmos a construir o sucesso de que temos desfrutado ao longo dos últimos anos, devemos alterar o nosso modelo de negócio. A Porsche sempre foi pioneira na indústria automóvel. Até à data, a inovação foi levada até um patamar elevado pela tecnologia e com fortes ligações às nossas competências principais Em alguns casos, as mudanças agora necessárias estão associadas a temas além dos nossos principais campos de conhecimento. Com isto em mente, é essencial construir um forte ecossistema com parceiros competentes”, explica Lutz Meschke, Vice-Presidente e Membro do Conselho Executivo para Finanças e IT na Porsche AG.  
 
Uma participação minoritária na start-up baseada em Berlim, “Gapless”, representa o último investimento realizado pela Porsche Ventures. Esta nova empresa permite que os clientes façam a gestão digital dos seus veículos antigos, como o histórico, e partilhem a informação com outros utilizadores num formato seguro que previne a falsificação. Para oferecer este serviço, a start-up está a desenvolver uma solução baseada na tecnologia blockchain, desenhada para manter ou elevar o valor das peças de coleção. A Gapless está, atualmente, na fase de fundação e emprega nove pessoas. 
 
A Porsche Ventures investiu também recentemente na empresa de tecnologia WayRay. Esta start-up sedeada em Zurique desenvolve e produz tecnologias holográficas e de realidade aumentada para sistemas head-up display e está a trabalhar na possibilidade de integrar objetos virtuais na experiência de condução. A Porsche entrou na WayRay como investidor estratégico na fase de fundação. O valor total do financiamento rondou os 80 milhões de dólares americanos. Adicionalmente, o construtor de automóveis desportivos sedeado em Estugarda mantém participações como investidor estratégico nas start-ups Anagog, Miles e home-iX, assim como na empresa de tecnologia e automóveis desportivos Rimac.
 
A par com os negócios de investimento direto, a Porsche investe em fundos de capitais de risco, assim como em e.ventures na Europa e EUA, como os fundos Magma e Grove, em Israel. A empresa é também membro da plataforma de inovação “Startup Autobahn”. Em março de 2018, a Porsche Digital trabalhou com Axel Springer como parte de uma joint venture para o programa dor acelerador de start-ups, APX. No entanto, na sua pesquisa por parceiros adequados, a Porsche não investe sozinha em start-ups: adicionalmente aos negócios concretizados via Porsche Ventures, o construtor de automóveis desportivos investe em negócios já estabelecidos que fazem a diferença no campo da mobilidade através de tecnologias pioneiras.


 

segunda-feira, 22 de outubro de 2018 – 17:07:49

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...