13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Amadora tem novo espaço com forte aposta no desporto ao ar livre

 

 

29 setembro | 11h00 | Abertura do Parque das Artes e do Desporto com muita animação
 
• 3 Campos polidesportivos

• 3 Campos de ténis

• 2 Campos de padel

• 1 Campo de disc golf

• 2 Dog parks, de acordo com o porte dos animais

• Circuito de caminhada (totalizando 3 km de extensão)

• Circuito de esculturas

• Circuito infantil

• Equipamentos de desporto ao ar livre 

• Zona de espetáculos ao ar livre

• 9 hectares

• 1.552 novas árvores plantadas
 
São estas as caraterísticas do novo Parque das Artes e do Desporto, cuja abertura ao público será realizada no próximo dia 29 de setembro e que contará com a presença da Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, e do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.
 
Situado na freguesia de Mina de Água, na antiga Lixeira da Boba, neste novo espaço estabelecem-se a saúde e o desporto como polos dinamizadores da comunidade. Assim, complementando a pista de caminhada já construída naquele local, foram criados vários espaços multifuncionais, enquadrados numa área onde se pode caminhar, correr ou andar de bicicleta.
 
Aliado ao desporto e ao bem-estar, os utentes do parque podem ainda admirar uma exposição de arte ao longo do parque, na qual peças escultóricas de diversos autores e propriedade do acervo municipal são parte integrante de um percurso pedestre.
 
No parque, com uma extensão de 9 hectares, foram plantadas 1552 novas árvores.
 
Com esta intervenção da autarquia, a antiga lixeira transformou-se num dos maiores parques de lazer na cidade da Amadora.

 

Animação durante o fim-de-semana

 

Ao longo do dia 29 setembro haverá um conjunto de atividades de animação paralela para que os visitantes possam usufruir das mesmas, envolvendo várias instituições da cidade que se associam ao evento.

 

Os SIMAS de Oeiras e Amadora vão realizar um conjunto de atividades comemorativas do Dia da Água (que se assinala a 1 de outubro) com insufláveis, balões, experiências com água, pinturas faciais, passeios de burritos e aula de zumba.

 

A Valorsul também estará presente e vai proporcionar algumas atividades e brincadeiras nos insufláveis.

 

Haverá ainda várias demonstrações desportivas e culturais a cargo da SFCIA – Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora (11h30), do Grupo Coral Alentejano da Sociedade Filarmónica Recreio Artística da Amadora (14h30), da Associação Rancho Folclórico Alegria do Minho (15h30) e ainda a música de Guto Pires a partir das 16h30.

 

Durante todo o fim-de-semana haverá ainda um comboio gratuito, entre as 10h e as 17h, que fará percursos pelo parque e também insufláveis para os mais pequenos.  
 
Sobre a antiga Lixeira da Boba

 

Em tempos foi uma pedreira, posteriormente, tornou-se numa das maiores lixeiras da Área Metropolitana de Lisboa.

 

Foi encerrada em 1985 e selada há pouco mais de dez anos.

 

A recuperação ambiental da lixeira da Boba permitiu transformar aquele espaço numa zona onde, atualmente, se privilegia a saúde e o lazer.

 

Rodeada de grandes zonas habitacionais, esta vasta área da antiga lixeira foi transformada num circuito de manutenção, utilizado diariamente pela população, verificando-se uma afluência significativa ao fim de semana.

 

Servida por excelentes acessos, como a CRIL, a CREL e o IC16, toda a área da antiga lixeira foi objeto de requalificação, dando lugar à construção do Parque das Artes e do Desporto.

 

 


 

segunda-feira, 22 de outubro de 2018 – 17:38:10

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...