13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Sintra promove a educação e sensibilização ambiental no município

 

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água, a Câmara Municipal de Sintra deu início ao projeto municipal "O que cai ao chão cai ao Mar", inserido no programa de educação e sensibilização ambiental do município, que decorreu em simultâneo com o projeto “O Mar começa aqui” em colaboração com a Associação Bandeira Azul.

 

Estes projetos, abertos a todas as escolas do Concelho de Sintra, contaram com a participação de alunos das Escolas E2,3 Padre Alberto Neto (Rio de Mouro) e E2,3 Dom Domingos Jardo (Mira Sintra), que ao participarem na iniciativa foram pioneiros na atividade de iniciar a onda das grelhas azuis em complemento às mensagens de alerta “O que cai ao chão cai ao Mar” e “O Mar começa aqui”.

 

As escolas que aderiram a esta iniciativa tiveram a possibilidade de elaborar um desenho/stencil que possa ser pintado junto a sumidouros de águas pluviais, numa área o mais abrangente possível, mas na envolvência da escola. Cada escola arrecadou uma decoração única que identifica a escola e o trabalho dos alunos.

 

Ambos os projetos têm como objetivo alertar a população em geral e para a comunidade escolar em particular para o problema atual do lixo no chão, que por ação do vento e da chuva “rapidamente inicia o seu trajeto até ao mar”. As sarjetas que servem para escoar as águas pluviais e impedir cheias que possam provocar danos nos meios urbanos, não têm na sua constituição filtros, pelo que todo o lixo que é deitado ao chão, em especial os resíduos leves como as beatas de cigarro, entra nas sarjetas e é encaminhado através dos rios e ribeiras para o mar.

 

Para além de promover a sensibilização ambiental da população em geral, estas iniciativas visam também estimular a criatividade dos alunos e promover a cidadania ativa.

 

A Câmara Municipal de Sintra, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra e a FabLab Sintra asseguraram os materiais e meios necessários para a concretização do projeto ambiental.

 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de julho de 2019 – 08:23:49

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...