14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Apurados os Campeões Nacionais do Red Bull Paper Wings 2019: Portugueses querem brilhar no Mundial

 

 

Estão apurados os representantes portugueses para a Final Mundial do Red Bull Paper Wings, que decorre na Áustria nos dias 17 e 18 de maio. Foi com grande empenho que os dez finalistas disputaram, no passado sábado, no Almada Forum, o título nacional, que acabou por sorrir a dois estudantes do Instituto Superior Técnico. A sua ambição é lutar pelos lugares cimeiros naquele que é considerado o Campeonato do Mundo de aviões do papel.

 

Não foi de uma forma amadora que os novos Campeões Nacionais do Red Bull Paper Wings alcançaram a glória este sábado (6 de abril) nos corredores do Almada Forum. Andree Miranda e Fabrício Monteiro venceram, respetivamente, a categoria de Distância de Voo e Tempo de Voo. Em comum, os dois estudantes de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico (Lisboa) têm não apenas a idade – 24 anos – mas uma visão “científica” em relação ao desafio que abraçaram. Para melhorarem a performance dos aviões feitos a partir de uma simples folha de papel A4, treinaram com afinco seguindo os ensinamentos da cadeira de Aerodinâmica lecionada pelo Professor Luís Eça. O resultado está à vista!

 

Andreé Miranda já tinha participado na edição anterior da competição (2015), vencendo na altura a categoria de Acrobacia. Agora subiu ao pódio com a maior distância, graças a um voo que cobriu precisamente 32 metros e 42 centímetros. Andreé, que é também detentor do recorde nacional de distância (34 metros e 22 centímetros), carimbou desta forma o passaporte para mais uma edição da final mundial do Red Bull Paper Wings, que reúne na Áustria equipas de 64 países nos dias 17 e 18 de maio: “Em 2015 fui o quinto melhor do mundo e agora a minha ambição é mesmo lutar pelo título mundial!”. Um objetivo que para já está circunscrito à categoria de Distância de Voo, mas que pode ainda ser ampliado para a categoria de Acrobacia (que este ano decorre exclusivamente online), como explicou o estudante após receber o prémio das mãos do apresentador Fernando Alvim: “Fiz um vídeo incrível que mostra todo o meu potencial em termos acrobáticos e acredito que vai ser muito votado”.

 

Igualmente “repetente” em finais nacionais do Red Bull Paper Wings, Fabrício Monteiro conseguiu o seu melhor resultado de sempre, com um voo que durou 6.63 segundos e lhe permitiu o acesso à final mundial da Áustria: “Representar Portugal é a concretização de um sonho e um grande motivo de orgulho. Prometo treinar intensamente para estar ao mais alto nível e poder lutar pelos lugares do pódio”.

 

A competição decorre de acordo com as regras internacionais da Paper Aircraft Association (PAA) e os regulamentos do Guinness World Records. A final mundial terá como cenário um espaço mítico para os apaixonados dos céus - o Hangar 7. Situado no aeroporto de Salzburgo (Áustria), esta estrutura de arquitetura vanguardista é um espaço de ação e cultura decorado com uma impressionante coleção de autênticas glórias da aviação de todos os tempos.

 

Os Campeões do Mundo das várias categorias, incluindo a App Red Bull Paper Wings, vão ser premiados com uma experiência Red Bull numa corrida do calendário da Red Bull Air Race World Championship.

 

CAMPEÕES NACIONAIS:

 

CATEGORIA TEMPO DE VOO

6:63s - Fabrício Monteiro . 24 anos . Sintra

 

CATEGORIA DISTÂNCIA DE VOO

32.42 metros - Andreé Miranda . 24 anos . Lisboa

 

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 20 de outubro de 2019 – 23:51:39

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...