18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Matosinhos - Câmara apoia formação de imigrantes

 

Medida insere-se no Plano Municipal para a Integração de Migrantes

 

A partir de setembro, pessoas imigrantes a viver em Matosinhos vão poder ter formação gratuita em língua portuguesa e hotelaria, adquirir competências ao nível de empregabilidade e aprender como é viver em Portugal.

 

Este programa destina-seapessoas nacionais de países terceiros, com idade igual ou superior a 18 anos, residentes no concelho de Matosinhos, e portadoras de documento comprovativo de situação regular ou em processo de regularização.

 

As ações de formação terão a seguinte carga horária: Hotelaria (100h), Competências de Empregabilidade (10h), "Viver em Portugal"(6h) e PPE - Português para Pessoas Estrangeiras(50h).

 

As inscrições deverão ser remetidas para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Promovidas pela Câmara Municipal de Matosinhos, estas ações de formação integram o Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Matosinhos.

 

Dados de 2018 revelam a existência no concelho de 3.743 pessoas nascidas em países estrangeiros (população estrangeira com estatuto legal de residente), das quais se destaca as provenientes do Brasil (1.743), China (267) e Ucrânia (143).

 

O Plano Municipal para a Integração de Migrantes visa dotar Matosinhos de condições que garantam o acompanhamento próximo e humano de pessoas migrantes, bem como a sua correta integração social.

 

O documento define áreas prioritárias de intervenção, como sendo, por um lado, as mais determinantes para a criação de um clima social favorável à integração da população migrante e, por outro, aquelas onde se encontram os maiores obstáculos a essa mesma integração, nomeadamente o mercado de trabalho, empreendedorismo, formação, educação, língua, saúde, solidariedade, respostas sociais, cidadania, media, sensibilização da opinião pública, racismo e discriminação.

 

A construção do plano contou com o envolvimento de várias entidades parceiras, nomeadamente a Associação Mais Brasil (entretanto extinta), a Amizade Associação (Associação Imigrantes Países de Leste), a Liga dos Chineses em Portugal, o Espaço T, o Centro Comunitário S. Cirilo, a Associação Cultural Luso-Chinesa, a Obra do Padre Grilo, o Lar de Sant’Ana, o Centro Social e Paroquial do Padrão da Légua, a ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, o Centro de Emprego de Matosinhos e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 25 de abril de 2024 – 01:11:45

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...