14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Amadora em Festa - 40 Anos de Cidade

 

Concertos | Gastronomia| Desporto | Exposições | Arte Urbana | Festa do Livro


Setembro está aí à porta e, com ele, as festas da cidade da Amadora, que este ano comemoram o 40.º aniversário da criação do Município. Vamos Festejar a Amadora!


Concertos

 

Os concertos gratuitos ao ar livre no Parque Central são já uma tradição, juntando muitas centenas de pessoas num espaço relvado em anfiteatro, que proporciona noites excelentes de Verão.

 

 

Este ano, os cabeças de cartaz são os HMB (13 setembro)

 

 

e os Resistência (14 setembro), acompanhados por duas propostas mais jovens – MGDRV a 13 e Conjunto!Evite a 14 – que trazem consigo a carga irreverente da juventude.

 

A música e a festa também se fazem em espaço fechado.

 

Mayra Andrade (7 setembro), sobe ao palco do Cineteatro D. João V e irá, com certeza, aquecer a sala com os ritmos quentes da sua música e a envolvência sedutora da sua voz.

 

Ainda ao ar livre, no Parque Central, a cantata Lux Prima Spei “O Amanhecer da Esperança” (11 setembro), do compositor Pedro Teixeira da Silva, faz a sua estreia na Amadora. São 135 elementos em palco, entre coralistas e músicos, que irão interpretar a obra do compositor nacional.


Exposições, dança, teatro, literatura e arte urbana

 

A celebração da literatura, faz-se com a Festa do Livro (13 a 15 setembro), na sua 4.ª edição, a trazer à Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos personalidades do mundo literário, entre outros amantes das letras, escritas e ditas.

 

A Galeria Municipal Artur Bual apresenta a exposição de homenagem póstuma ao pintor Albino Moura (5 setembro a 13 outubro). Foi um dos percursores do moderno design gráfico nacional, ilustrador e poeta, tendo falecido em abril passado. Esta mostra acaba por ser uma celebração dos seus 70 anos de atividade artística.

 

Num registo mais contemporâneo e irreverente, os jardins da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos recebem mais uma edição da Poesia na Rua (10 e 11 setembro), um evento que pretende celebrar a poesia e a lusofonia, com concertos, performances e teatro.

 

Os concertos de Cachupa Psicadélica (10 setembro) e B Fachada (11 setembro) são apenas alguns exemplos do que vai acontecer.

 

Duas companhias da Amadora – Quorum Ballet e Teatro dos Aloés – juntam-se pela primeira vez para celebrar os 40 anos da Amadora, num espetáculo único que celebra a dança e o teatro (12 setembro).

 

O Espaço Fernando Relvas (Recreios da Amadora) é o local da celebração.

 

No domínio da Arte Urbana, uma iniciativa que tem vindo a ganhar enorme expressão a nível nacional: Conversas na Rua (30 agosto a 10 setembro). O convite feito a artistas de street art para intervirem no espaço público da cidade, tem sido bem acolhido e as pinturas e murais que se espalham pela Amadora são já uma referência.

 

Este ano cabe a Odeith, Tamara Alves, Samina, Caver e Third embelezarem ainda mais uma cidade que se assume como a capital da banda desenhada e do graffiti . Além das intervenções de rua, o Espaço Fernando Relvas acolhe uma programação extra (7 setembro), com um workshop, música e a exposição Conversas Expostas.


Desporto

 

Para quem não passa sem exercitar o corpo, aí está a 8.ª Corrida Cidade da Amadora by Decathlon (8 setembro)!

 

São dez quilómetros pelas ruas da Amadora, que celebram e dão a conhecer a cidade.

 

Se prefere as duas rodas, o Passeio de Cicloturismo Estrelas da Amadora (15 setembro) é a escolha ideal!

 

Esta prova vai já na sua 31.ª edição e destina-se a participantes com experiência, dado que são 60 quilómetros a dar ao pedal.

 

No entanto, diz quem participa, o convívio que anualmente traz centenas de cicloturistas à Amadora, vale sempre a pena.

 

Fã de ténis? O Torneio Comemorativo do Aniversário da Cidade da Amadora em Ténis (14 e 15 setembro) decorre no Complexo Municipal de Ténis do Borel.


Em família

 

O Parque Central acolhe, mais uma vez, as Festas no Parque com vários divertimentos, insufláveis, farturas, pipocas e outras guloseimas. No entanto, se a sua opção gastronómica não passa pelo milho saltitante, vá até à Festa dos Sabores, no Parque Delfim Guimarães, e experimente o que por lá se serve de doçaria regional, enchidos tradicionais e aproveite para apreciar o belo artesanato nacional.

O Dia do Alentejo (14 setembro), com atuações de cante alentejano e o Desfile de Fanfarras de Bombeiros (15 setembro) são outras opções para festejar os 40 anos da Amadora. Q

 

uer conhecer melhor a Amadora e o seu património? Que tal um passeio no Comboio “Amadora em Festa” (6 a 15 setembro)? São 8 quilómetros pelas ruas da cidade, para dar a conhecer alguma da arte urbana e património existentes na cidade.


Mais informações sobre horários, preços e sinopses, disponíveis no site Amadora em Festa.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 20 de setembro de 2019 – 20:26:27

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...