18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Medalhas de Mérito e Dedicação - 40 anos da Cidade da Amadora

 

 

No dia em que a Amadora celebra 40 anos de cidade, a Câmara Municipal prestou homenagem pública a pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que honraram, prestigiaram e promoveram o município, contribuindo para o seu desenvolvimento e/ou bem-estar da população, bem como aquelas que se destacam dos demais pelo seu reconhecido mérito, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos em prol da comunidade.

 

Numa cerimónia pública, decorrida ao final da manhã junto aos Paços do Concelho, foi entregue a Medalha Municipal de Mérito e Dedicação, no seu grau ouro (relevância nacional e internacional), às seguintes personalidades e entidades:

 

- ABBOTT LABORATORIES, S.A. : pela relevância demonstrada no que se refere à investigação e fabrico de produtos farmacêuticos.

 

- ACADEMIA MILITAR: Estabelecimento de ensino superior público universitário militar, com um ensino de excelência reconhecido internacionalmente;

 

- ALFREDO CUNHA: fotógrafo de excelência cuja formação iniciou-se na Amadora onde efetuou registos fotográficos relevantes sobre componentes sociais e industriais da cidade, detendo um espólio representativo de alguns dos acontecimentos históricos mais proeminentes do município;

 

- ESCOLA SUPERIOR DE TEATRO E CINEMA: escola de ensino superior politécnico instalada na cidade desde 1998.

 

- FUNDAÇÃO AFID DIFERENÇA: pela relevância demonstrada no âmbito da solidariedade social, nomeadamente no que se refere ao apoio às famílias e integração das pessoas com deficiência, e na promoção da saúde e da educação.    

 

- GENERIS FARMACÊUTICA, S.A.: empresa portuguesa que se destaca na produção e comercialização de produtos farmacêuticos especializada no mercado de genéricos e similares. 

 

- HOSPITAL PROF. DR. FERNANDO DA FONSECA:pela relevância demonstrada no âmbito da saúde, combinando a excelência dos seus profissionais com as mais modernas práticas médicas, assegurando e desenvolvendo atividades de investigação, ensino e formação pré e pós-graduada.

 

- INDRA SISTEMAS PORTUGAL:pela competência demonstrada no âmbito da consultoria e tecnologia, dispõe de uma rede de centros excelência e de centros de desenvolvimento de software espalhados pelo mundo.

 

- JORGE FONSECA:Campeão do Mundo de Judo na categoria de -100 kg, o primeiro português a alcançar este feito (não pode estar presente).

 

- LABORATÓRION MEDINFAR:pela relevância demonstrada no âmbito da investigação e desenvolvimento nomeadamente no que se refere à produção, distribuição, marketing e venda de produtos farmacêuticos.

 

- MALAS PEIXOTO SOARES:marca de fabrico de malas de pele vegetal italiana, fundada na Amadora, manteve sempre a sua produção sediada na cidade com uma produção de malas, carteiras e acessório de qualidade de mão-de-obra artesanal comprovada.

 

- NOKIA SOLUTIONS AND NETWORKS PORTUGAL:pela relevância demonstrada como líder de mercado em equipamentos, soluções e serviços para redes de banda larga móvel.

 

- OM PHARMA, S.A.:empresa internacionalmente ativa que pesquisa, desenvolve, fabrica e comercializa produtos farmacêuticos em todo o mundo.

 

- SERIP – ORGANIC LIGHTING:presente em mais de 77 países, cria, produz e comercializa iluminação decorativa com inspiração na natureza, e destaca-se pelo elevado padrão de qualidade valorizando o processo artesanal. 

 

- SIEMENS PORTUGAL:relevância demonstrada nas áreas da energia, infraestruturas, tecnologias de informação, serviços partilhados e laboratórios aplicacionais que exportam engenharia e serviços made in Portugal para 37 países.

 

Foram ainda concedidas as medalhas no seu grau prata (relevância regional) às seguintes personalidades e entidades:

 

- ANTÓNIO CARLOS SILVA: coordenador da USP Dr. António Luz e presidente da direção da AJPAS, pela relevância demonstrada no âmbito da saúde pública e apoio social, nomeadamente no que se refere à intervenção comunitária e desenvolvimento social.

 

- ANTÓNIO CHAINHO: guitarrista e compositor português reconhecido internacionalmente, a residir na cidade há cerca de 50 anos. Um embaixador da guitarra portuguesa.

 

- CARLA CHAMBEL: cresceu, estudou e viveu na Amadora até aos 29 anos, a atriz dirigiu o grupo sénior de teatro Flores de Outono da JF da Mina de Água. Embaixadora da Cidade desenvolve projetos de responsabilidade social em parceria com o Município. 

 

- JOAQUIM FRANCO: jornalista e membro ativo nos assuntos relacionados com a cidade, marcando presença nos acontecimentos mais relevantes. É ainda Conselheiro Local para a Igualdade da Amadora.

 

- JORGE MIGUEL: amadorense que se destaca pela sua atividade de ilustrador. Foi convidado ilustre em diferentes edições do festival Amadora BD e lanço o álbum Res Publica em coautoria com Aida Teixeira, dedicado à comemoração do Centenário da República Portuguesa. 

 

- ORQUESTRA GERAÇÃO: Nasceu na Amadora em 2007 e disseminou-se pela AML, um pouco pelo resto do país e outros países europeus. Integra a estratégia de promoção de sucesso escolar do Município da Amadora.

 

- SÉRGIO ODEITH: Filho da terra, é um mestre da técnica do graffiti. Considerado um dos pioneiros na prática, o seu acervo na Amadora atrai visitantes nacionais e internacionais à Cidade.  

 

- TIAGO RODRIGUES: ator, dramaturgo, produtor teatral e encenador, cresceu na Amadora onde tomou contacto pela 1.ª vez com o teatro (não pode estar presente na cerimónia).  

 

No âmbito deste reconhecimento foram ainda agraciados, no grau bronze (relevância local) o AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA DAMAIA, pela implementação da turma de acolhimento no âmbito das competências em língua portuguesa, e a DIVISÃO DA AMADORA DA PSP pelo investimento e sucesso dos programas Escola Segura e Idosos em Segurança, para além dos resultados de relevo ao nível da prevenção e investigação criminal.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:39:34

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...