14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Cascais assina Memorando de Entendimento para lançamento da Rede 5G em colaboração com a Dense Air Portugal

 

 

A Câmara Municipal de Cascais assinou hoje (quinta-feira, 26 de setembro) um Memorando de Entendimento com a Dense Air Portugal que vai permitir a instalação da rede 5G no centro da Vila.

 

Este memorando decorre após um período de testes e estudos que foram desenvolvidos na sequência de um outro memorando assinado a 10 de maio.

 

O protocolo foi rubricado entre a Câmara Municipal de Cascais, representada pelo seu vice-presidente, Miguel Pinto Luz e a Dense Air Portugal, representada pelo seu Diretor-Geral Tony Boyle.

 

Miguel Pinto Luz destacou o facto de "Cascais ser o primeiro concelho a ter a primeira instalação 5G" em colaboração com a Dense Air Portugal. "Estamos de facto a liderar este processo nas autarquias e podemos ser os primeiros a oferecer aos nossos munícipes, a quem nos visita e a quem gosta de Cascais, este serviço que vai melhorar em tanto a vida de cada um de nós”.


Tony Boyle, acredita que a mudança posiciona Cascais na vanguarda da indústria 5G da próxima geração e que permitirá à Câmara Municipal de Cascais, e a outras partes interessadas, ter contacto direto com os mais recentes avanços tecnológicos que esta tecnologia permite incluindo automóveis autónomos, IoT industrial, educação imersiva e cirurgia de operação remota.

 

A transformação de Cascais numa 'comunidade inteligente' envolverá a instalação de uma macro célula 5G num edifício central de Cascais e de pequenas “Magic Box” – antenas 5G detamanho reduzido - estrategicamente posicionadas para fornecer serviços de internet 5G dentro dos edifícios.

 

Uma segunda e igualmente importante característica desta parceria é a instalação de uma rede autónoma de teste e validação 5G no Hub de inovação digital da Universidade Nova em Carcavelos.

 

Esta rede de teste será operada pelo Hub digital como parte do ano de Tech fest e permitirá que estudantes e investigadores acedam à mais recente conectividade 5G para testar e pilotar aplicações de novos e inovadores modelos de negócio.

 

O Diretor-geral da Dense Air sublinha que este movimento não só beneficiará Cascais, e os seus planos ambiciosos de fazer deste concelho uma comunidade totalmente conectada, mas também tornará os negócios mais eficientes e dará aos habitantes e consumidores acesso a mais informações e de uma forma mais rápida do que nunca.

 

O modelo de negócios da Dense Air oferece uma alternativa aos operadores atuais através da instalação em larga escala de pequenas células – as Magic Box - que são mais ecológicas dos que as soluções existentes e permitem ligações de grande qualidade especialmente no interior dos edifícios.


Tony Boyle destaca ainda o trabalho árduo feito pela Dense Air Portugal nos últimos 12 meses no planeamento da introdução desta tecnologia em todo o país. Este trabalho faz parte de um plano para investir mais de 100 milhões de euros em Portugal no serviço de Magic Box.

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 6 de julho de 2020 – 09:24:03

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...