14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Arranque da obra do histórico edifício Cruzeiro, primeiro Centro Comercial do País, com Festa das Artes Sábado

 

 

É uma obra há muito ansiada e que vai começar com noite dedicada às artes e ao talento. Assim se prevê a noite de 28 de setembro, sábado, a partir das 20h30 para a cerimónia de apresentação do início da obra do Edifício Cruzeiro. O convite é aberto a todos os cidadãos.

 

Pelo palco montado em frente ao Edifício Cruzeiro do Monte Estoril, e pelas varandas e torreão do icónico imóvel, vão passar canto, música, teatro e dança, num mix de talentos que em breve vai encontrar ali a sua nova casa. 

 

Primeiro centro comercial do país, contruído de raiz para o efeito e inaugurado em 1951, o Edifício Cruzeiro há muito que aguarda por uma mais que merecida requalificação.

 

O projeto que permitirá devolver o icónico imóvel ao centro das atenções, em torno das artes performativas é da autoria do arquiteto Miguel Arruda e vai implicar um investimento municipal de 7,7 milhões de euros.

 

Prevista para dois anos, a obra que agora arranca vai preservar a fachada, sendo todo o miolo substituído por uma nova infraestrutura capaz de responder às exigências do novo século: um auditório com 400 lugares, uma biblioteca especializada em obras cinematográficas e uma casa para as artes cénicas e audiovisuais.

 

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, entregará a chave do edifício ao administrador da empresa responsável pela obra (Graviner), Fernando Menezes Falcão.

 

A cerimónia que marca da nova vida do Edifício Cruzeiro conta com a apresentação de diversos grupos e artistas, antecipando o muito que irá acontecer no novo Cruzeiro:

•          OCCO – Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e a cantora lírica Ana Ester Neves

•          Grupo de Teatro da Escola Profissional de Teatro de Cascais

•          Grupo de Dança do Teatro Experimental de Cascais

•          Atores do Teatro Experimental de Cascais

•          Fadistas Matilde Cid e Francisco Salvação Barreto

 

Cortes de trânsito

 

A cerimónia vai decorrer ao ar livre em frente ao edifício Cruzeiro. Todo o entroncamento da Av. Fausto de Figueiredo (que liga a Marginal ao Monte Estoril) vai ser reservado para o público, pelo que haverá necessidade de proceder aos seguintes cortes de trânsito a partir das 14h00 do dia 28.09.2019:

 

Corte total no topo da Av. Fausto de Figueiredo, Av. das Acácias com a Rua do Viveiro, Av. D. Nuno Álvares Pereira na sua interceção com a Av. das Acácias e também na interceção com as ruas do Algarve e de São Tomé e Príncipe.

O corte da Av. Fausto Figueiredo far-se-á logo no acesso pela Av. Marginal, exceto para moradores e acesso Hotel Londres

 

Os acessos pelas restantes artérias serão desviados no local para rede viária circundante e geridos localmente.

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020 – 09:16:35

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...