14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Cascais quer tornar-se capital portuguesa da participação cívica e social jovem

 

 

Chama-se “AEleva-te” e é o novo programa de Capacitação Juvenil oferecido pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com Movimento Transformers. Objetivo: colocar em rede os jovens das 19 escolas do Ensino Secundário do concelho até julho de 2020 através da aprendizagem não-formal em várias áreas e tornar Cascais na Capital da Participação Cívica e Social para as camadas jovens.

 

Movimento nacional de voluntariado criado para aumentar o envolvimento das pessoas nas comunidades através daquilo que mais gostam de fazer, o Transformers irá dinamizar várias atividades nas escolas da rede pública e privada do concelho até julho de 2020 para aumentar a participação cívica e social, no âmbito do programa “AEleva-te”.

 

O primeiro passo será percorrer as 19 escolas convidando-as a aderir ao programa e ajudar a fundar Associações de Estudantes ou impulsionar as já existentes. A ideia é que todos possam trabalhar em rede, potenciando competências: “Acreditamos que os nossos jovens têm poderes e talento, muitos não sabem que os têm e com a ajuda da comunidade escolar e deste programa, poderemos identificá-los e potenciá-los para a comunidade e para outros jovens”, realça ainda Nuno Piteira Lopes, Vereador da Juventude, do Município de Cascais.

 

O ponto alto da segunda fase do programa “AEleva-te” será a “T-Conf”, uma conferência de voluntários para “partilha de histórias de vida, ideias e de propósitos que irão mudar a vida de quem participar” e que, desta vez, terá como tema principal o ativismo social, explica Inês Alexandre, responsável pelo Movimento Transformers.

 

Em 2020, o programa promete “continuar a capacitar os jovens do município”, com mais atividades e uma viagem para as Associações de Estudantes do concelho, à descoberta das iniciativas jovens e inovadoras de referência em Portugal, conclui Inês Alexandre.

 

Sobre o Movimento Transformers:

O Movimento Transformers é um movimento nacional de voluntariado, recomendado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Com sede no Porto, o Movimento conta com cerca de 50 voluntários e 600 aprendizes, e desenvolve as suas atividades em regime regular em 22 municípios portugueses. Os mentores voluntários dão aulas semanais de diferentes talentos (culinária, futebol, kickboxing, remo, surf, expressão musical, teatro, meditação, fotografia, etc.) a grupos de aprendizes, essencialmente crianças e jovens em risco e sensores isolados. Esses grupos de aprendizes, ao longo do ano, devem identificar um problema social e resolver esse problema através da atividade que lhes foi atribuída (payback).

 

Sobre o Programa de Capacitação Juvenil:

Seguindo as diretivas da Comissão Europeia de envolver, conectar e empoderar os jovens encorajando-os a tornarem-se cidadãos ativos e parte da comunidade, Cascais criou o Programa de Capacitação Juvenil, que promove a aquisição e desenvolvimento de softskills através de ferramentas de aprendizagem não-formal, com projetos na área da Participação Cívica, que incentivam hábitos saudáveis e sustentáveis e com um caráter de prevenção na área da Saúde Juvenil.

Estes projetos, complementares aos currículos escolares, apostam nos professores enquanto fomentadores e criadores de agentes de mudança junto dos seus alunos, são adequados às necessidades de cada turma e as temáticas vão ao encontro das questões das novas gerações, como Violência no Namoro, novas abordagens na área da Saúde com a crescente utilização dos meios digitais, como o Cyberbullying, Instagram ou o Catfish, a Gravidez na Adolescência, a Prevenção da Toxicodependência e, projetos que capacitam os jovens para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 18 de novembro de 2019 – 11:58:51

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...