Educação Física, Treino Desportivo e Exercício e Saúde em foco no 2º dia do 11º CNEF

 

 

O segundo dia do 11º Congresso Nacional de Educação Física cumpriu-se esta sexta-feira, 1 de novembro, no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz. Ao longo dos 3 dias do evento, cerca de 500 Professores, Treinadores  e Técnicos reúnem-se com o objetivo de “Avaliar para Melhorar”.

 

Focado nas áreas de Educação Física, Treino Desportivo e Exercício e Saúde, o segundo dia do evento contou com Conferências, Painéis de Discussão, Comunicações Livres e Workshops:

 

Os trabalhos arrancaram às9h00, com aConferência “Avaliar no Treino Desportivo”, moderada pelos Professores Luís Rama e Amândio Santos, da FCDEF – UC, com um painel é composto pela Treinadora de Ginástica do SC Porto – Cristina Gomes, pelo Treinador de Rugby – Rui Carvoeira e pela Treinadora de Futebol do Sporting CP – Susana Cova.

 

A manhã terminou na Escola Secundária Joaquim de Carvalho, com a realização dos últimos 16 Workshops, com preletores de referência, que abordaram várias temáticas inseridas nas 3 Áreas do Congresso.

 

Ao início da tarde foi apresentado o Livro ‘Manual Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas’, da autoria de José Amoroso.

 

A Sala de Exposições do CAE recebeu aprimeira de sessão de Comunicações Livres e Apresentação de Posters, que foi sucedida pela Conferência “Avaliar no Exercício e Saúde” que teve a moderação de Maria João Almeida (FCDEF-UC) e de Lorena Corras Gómez (Universidade de Málaga) e contou com as intervenções de Rui Marques (PHIVE Health & Fitness Centers), Nuno Correia (Cofundador e Gerente do Ginásio The Strength Clinic) e Rui Martins (FCDEF-UC). No final da conferência, a SPEF lançou o seu novo Livro ‘Avaliação em Educação Física: Perspetivas e desenvolvimento’.

 

 

Durante a tarde realizaram-se 3 Seminários que decorreram em simultâneo, nomeadamente sobre ‘Manipulação das competições desportivas (Match fixing)’, com os preletores do Comité Olímpico de Portugal, João Paulo Almeida/Joana Gonçalves, sobre‘Liderança e comunicação em alto rendimento’ com Norberto Alves (EB Martim de Freitas - UD Oliveirense) e sobre ‘Alimentação como elemento da atividade física’ apresentada por Alain Massart (FCDEF-UC).

Os trabalhos do segundo dia do evento ficaram concluídos com a realização de 2 Simpósios. O mítico Jogador de Futebol de Praia do Sporting C.P. e Capitão da Seleção Nacional – Madjer e a Vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz - Mafalda Azenha, falaram sobre‘Os Desportos de Praia na Figueira da Foz’. O simpósio sobre ‘Monitorização da Educação Física, Desporto e Atividade Física’ incidiu na apresentação de dois projetos europeus: Marcos Onofre, com o Projeto EuPEO (European Physical Education Observatory), coordenado em Portugal pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, e Paulo Rocha esteve emrepresentação doInstituto Português do Desporto e Juventude, que coordena o Projeto EUPASMOS (European Union Physical Activity and Sport Monitoring System).

 

O penúltimo dia do 11º CNEF terminou no Hotel Mercure, onde teve lugar o Jantar Oficial do Congresso.

 

O evento chega ao fim este sábado, 2 de novembro, com as últimas atividades. A manhã começa na Sala de Exposições do CAE com a segunda Sessão de ‘Comunicações Livres e Posters’. A última Conferência tem início às 11h00 com o tema ‘Avaliar na Educação Física’, contando com a moderação de Ana Faro (FCDEF-UC) e Victor López-Pastor (Universidade de Valladolid – Espanha) e um Painel de Discussão composto por António Miranda (ES Avelar Brotero – Coimbra), André Gonçalves (Colégio Pedro Arrupe – Lisboa) e João Comédias (Faculdade de Educação Fisica – ULHT).

 

O 11ºCongresso Nacional de Educação Física encerra oficialmente com uma Sessão que conta com a presença de Nuno Ferro – Presidente da SPEF, Avelino Azevedo – Presidente do CNAPEF e José Ferreira – Presidente da FCDEF – UC.

 

 

Declarações:

 

Universidade de Málaga - Lorena Corras Gómez

“Em Málaga, estamos neste momento focados na investigação da saúde de crianças e adolescentes e na comparação entre os níveis de atividade física e as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Os componentes da condição física são determinantes para conseguir um nível de saúde ótimo e consegui-los manter ao longo da vida. Os níveis de atividade física não são bons em Espanha nem no resto da Europa, não é suficiente nem cumprem as recomendações básicas para a saúde e exercício físico.”

 

Professor Educação Física e Desporto Escolar – Augusto Aniceto

“Este é um bom momento para reencontrarmos colegas que já não vemos há muito tempo e acaba por haver quase um Congresso paralelo que também tem a sua importância. As comunicações têm sido de grande qualidade que nos fazem refletir sobre as nossas práticas e o que fazemos no nosso dia-a-dia. Tem sido muito gratificante e uma agradável surpresa esta qualidade das comunicações.”

 

Treinadora de Futebol Feminino do Sporting Clube de Portugal  – Susana Cova

“Durante a minha intervenção, tive a oportunidade de realçar que a nível de Treino passamos muito tempo a Avaliar, no sentido de melhorar todo o processo relativo a todas as jogadoras com quem trabalhamos, mas também relativo a nós próprios. É um leque de gente que está envolvida, para ter o melhor rendimento possível.”

 

Plano Nacional de Ética no Desporto - Miguel Nery

“Esta mensagem de Ética no Desporto é importante para os mais jovens, mas também para os mais velhos. Eu penso que há várias situações que são normalizadas e, muitas vezes, colaboramos para essas situações, quanto mais não seja pela passividade. Temos de pensar sobre a violência, discriminação e todas as diferentes formas de abuso no desporto e em como podemos criar um meio mais inclusivo.”

 

 

O 11º CNEF é organizado em conjunto pelo Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF), pela Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) e, este ano, pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) e pela Associação representativa dos Professores de Educação Física da região de Coimbra (APPEFIS).

 

Fotos - Valter Gouveia

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...