18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dia Mundial Pneumonia - Vídeos, rastreios gratuitos e um importante apelo no combate à Pneumonia

 

 

Rastreiosgratuitos, divulgação de vídeos de sensibilização e um apelo muito importante – que se considere a gratuitidade da vacina antipneumocócica a partir dos 65 anos. São estes os 3 alicerces para a campanha do Dia Mundial da Pneumonia do MOVA – Movimento Doentes pela Vacinação.

 

Para assinalar o Dia Mundial da Pneumonia, o MOVA organiza uma ação de sensibilização e aconselhamento sobre a doença. Amanhã, 12 de novembro, disponibiliza gratuitamente espirometrias, oximetrias, testes de colesterol e glicémia e testes tabágicos – todos estes testes avaliam fatores que interferem com a nossa saúde respiratória – para sensibilizar a população, os profissionais de saúde e os decisores políticos para a importância da sua prevenção.

 

O apelo à prevenção é a grande mensagem deste Movimento, que estará na Praça da Figueira, em Lisboa, 09.00 e as 18.00, com uma Unidade de Saúde Móvel onde uma equipa de profissionais de saúde vai realizar espirometrias, oximetrias, testes de colesterol e glicémia e testes tabágicos,  transmitir informação sobre a doença, explicar as principais formas de prevenção e esclarecer eventuais dúvidas.

 

A campanha é gratuita e dirige-se a toda a população, sobretudo, aos adultos com mais de 18 anos que sofram de algum tipo de doença crónica e a todas as pessoas com mais de 65 anos. O seu principal objetivo é alertar a sociedade civil, a par da comunidade científica, para a importância de prevenir a pneumonia.

 

Apelo à gratuitidade a partir dos 65 anos

 

12 de novembro fica também marcado por um importante apelo. À semelhança do que já acontece com a vacina da gripe, o MOVA – Movimento Doentes pela Vacinação considera fundamental que se torne também gratuita a vacina contra a pneumonia para pessoas com mais de 65 anos. Uma medida que, a realizar-se,  ajudará cerca de 2 milhões de pessoas, contribuindo para a evitar uma média de 80 milhões de euros anuais, só em internamentos.

 

Vivemos cada vez mais, mas queremos viver melhor. A prevenção de doenças potencialmente fatais como a Pneumonia é fundamental para um envelhecimento saudável, com qualidade de vida.

 

Numa altura em que a Comissão Técnica de Vacinas pondera a introdução de vacinas pediátricas no Programa Nacional de Vacinação, e que o Governo já manifestou intenção de reforçar o investimento na Saúde de crianças e idosos, profissionais de saúde e doentes pedem que se considere, também, a entrada da vacina antipneumocócica conjugada na idade adulta.

 

As  crianças já têm a gratuitidade da vacina antipneumocócica conjugada 13 valente desde 2015. Pela eficácia comprovada em todas as faixas etárias, e enorme potencial na redução das formas mais graves da doença, o MOVA considera que as pessoas com mais de 65 anos também devem ser vacinadas sem custos.

 

Membros do MOVA junta-se em vídeo

 

Apesar de ser transversal à sociedade, há quem esteja mais vulnerável à Pneumonia. É o caso das crianças ou adultos que apresentem doenças crónicas como diabetes, asma, DPOC, doença respiratória crónica, doença cardíaca, doença hepática crónica, doentes oncológicos, portadores de VIH e doentes renais. Por fazerem parte dos grupos de risco, têm indicação da DGS para se vacinarem.Indivíduos a partir dos 65 anos, cujo sistema imunitário começa a ficar, naturalmente, mais fragilizado e suscetível a doenças infeciosas, também têm indicação médica para o fazer.

 

A vacinação ao longo da vida é uma das bandeiras do MOVA, movimento de cidadanina composto por 10 entidades. Todas distintas nas patologias e nas causas que defendem, mas todas unidas num objetivo comum: a promoção dos direitos dos doentes. Ao longo desta semana, pode ficar a conhecer todas estas entidades, através de uma campanha composta por pequenos vídeos de sensibilização para a importância da vacinação. Pode assistir aos vídeos na página de Facebook do MOVA ou nas páginas individuais de cada associação.

 

 

Sobre o MOVA

Movimento de cidadania, o MOVA foi fundado há pouco mais de dois anos pela Respira, com o apoio da Fundação Portuguesa do Pulmão e do GRESP. Seguiu-se a entrada da Liga Portuguesa Contra a Sida, da Associação Portuguesa de Asmáticos, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais e da FPAD – Federação Portuguesa de Associações de Pessoas com Diabetes, a quem agora se junta a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca e Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação.

 

Juntos, têm como missão ultrapassarr as barreiras e dificuldades que existem à vacinação na idade adulta, divulgarem a informação disponível e contribuírem para uma prevenção consciente da população sobre uma doença grave é potencialmente mortal. Consideram a vacinação antipneumocócica um direito fundamental e lamentam que por falta de informação, ainda estejam tantos portugueses por vacinar.

 

 

FONTES:

Custos Diretos dos Internamentos hospitalares de adultos com diagnóstico principal de Pneumonia Adquirida na Comunidade em Portugal Continental no período entre 2000 e 2009 (data em submissão): Froes F, Diniz A, Serrado M, Nunes B. Hospital admissions of adults with community acquired pneumonia in Portugal between 2000 and 2009. Eur Respir Journal 2013

 

McLaughlin J, et al. Effectiveness of 13-Valent Pneumococcal Conjugate Vaccine Against Hospitalization for Community-Acquired Pneumonia in Older US Adults:  A Test-Negative Design. Clin Infect Dis 2018 doi: 10.1093/cid/ciy312.

 

PneuVUE®: Uma Nova Visão em relação à Pneumonia Entre Adultos Mais Velhos. Disponível em https://www.ipsos-apeme.com.

 

Shrestha S, et al. Identifying the interaction between infl uenza and pneumococcal pneumonia using incidence data. Sci Transl Med 2013. 5(191):191ra84.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 05:02:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...