Formar Com Desporto

 

Os Amigos da Montanha realizaram na manhã do último sábado uma palestra dedicada ao tema da formação desportiva. Perante uma plateia atenta constituída maioritariamente por jovens atletas e estudantes de desporto, assim como pais de atletas da formação dos Amigos da Montanha, os oradores convidados falaram de temáticas como a nutrição desportiva, psicologia desportiva, ética e fair-play.

 

O tema da Nutrição no Desporto foi apresentado pela nutricionista Ana Martins que levou até aos participantes o conhecimento dos principais nutrientes e a sua importância na alimentação de um desportista, mostrando exemplos das ementas aconselhadas nas refeições diárias de um atleta, uma evidenciação prática que captou a atenção de todos.

 

José Neto, especialista em psicologia desportiva, trouxe uma análise sobre otimismo, resiliência e motivação. Foram muitos os exemplos apresentados pelo professor, fruto da sua vasta experiência de trabalho com desportistas, nomeadamente nas equipas do F. C. Porto, S. C. Braga e Vitória de Guimarães. As histórias de vida apresentadas pelo docente do ISMAI, formador da UEFA e escritor, entusiasmaram a plateia que encheu o auditório da sede dos Amigos da Montanha.

 

Em 1991, José Neto foi responsável, com José Maria Pedroto, pela introdução em Portugal do projeto “Observação, Análise de Jogo e Estatística do futebol” e introduziu, também, a disciplina de Educação Física e Desporto nos Estabelecimentos Prisionais, entre outros projetos de destaque que serviram de tema de conversa na manhã de sábado.

 

Em representação do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, o coordenador regional do Plano Nacional de Ética no Desporto, Inácio Anjos, falou sobre a ética e o fair-play no painel “Move-te por Valores!”. A apresentação demonstrou uma análise sobre a dimensão social da prática desportiva, falando sobre temas como os valores que podem ser desenvolvidos através do desporto, sobre atitudes, espírito de equipa, disciplina, respeito, inclusão ou sociabilização.

 

O papel de todos os agentes desportivos – atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e pais – esteve em evidência na apresentação, demonstrando que todos jogam com base no papel que todos têm na educação desportiva, fazendo sobressair a importância dos exemplos para os mais jovens e o compromisso necessário com a ética desportiva por parte de todos os intervenientes.

 

Esta foi a primeira palestra de um conjunto de eventos previstos que versarão assuntos complementares à vertente da execução técnica e que se revestem da máxima importância no desenvolvimento desportivo, como sejam a motivação, a ética, a nutrição, as lesões, a fisioterapia, o consumo de substâncias nocivas, entre outros. É objetivo dos Amigos da Montanha manter uma atitude dinâmica e interventiva na área do desporto, quer junto dos participantes nos eventos, quer junto dos atletas, particularmente nas classes de formação, e da população em geral e, nesse sentido, promoverão a discussão em torno destas temáticas.

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...