14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Apresentação do ‘Odivelas Teqball Cup’

 

 

Nova Federação Teqball Portugal lança modalidade

Padrinhos do Evento: Calado e Chaínho Presentes

28 novembro | 12h00 | Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas

 

Na Cerimónia vai ser apresentada, também, a nova Federação Teqball Portugal (FTP), presidida por Karoly Henczi, responsável pela implementação da modalidade em solo nacional. Além do dirigente federativo, a apresentação conta com a presença do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas – Paulo César, do Diretor da Federação Teqball Portugal - Vasco da Rocha (apresentação técnica da prova) e dos Padrinhos do Evento – os ex-futebolistas José Calado e Carlos Chaínho.

 

O ‘Odivelas Teqball Cup’ é um torneio promocional da modalidade, organizado em parceria com a Câmara Municipal de Odivelas, que marca o início da atividade da nova Federação Teqball Portugal e que reúne alguns dos mais emblemáticos clubes portugueses, representados por antigos jogadores de futebol.

 

Paralelamente à competição, a FTP promove Workshops dedicados a autarquias, clubes e estabelecimentos de ensino que estejam interessados em desenvolver o Teqball. As sessões decorrem entre as 14h30 e as 16h30, no Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas. 

 

As inscrições são livres e podem ser realizadas através de um formulário no site www.fteqball.pt.

 

 

O que é o Teqball?

 

O Teqball é um desporto inventado em 2014, na Hungria, por dois entusiastas do futebol, Gábor Borsányi, antigo futebolista profissional e Viktor Huszár, cientista computacional.

 

Joga-se com uma bola de futebol numa mesa similar à do ténis de mesa, sendo que o tampo é curvo e a rede rígida. Pode ser jogado em Singles ou Doubles, devendo cada jogador/dupla colocar a bola na mesa, do outro lado da rede, tocando-a um máximo de 3 vezes, com qualquer parte do corpo à excepção dos braços.

 

Já entrou em mais de 100 países e está numa fase explosiva da sua expansão e crescimento enquanto modalidade desportiva, sendo o objectivo tornar-se em modalidade olímpica. A nível internacional é representado pela FITEQ - Fédération Internationale de Teqball e em Portugal pela Federação Teqball Portugal.

 

Ao nível das competições, já existem competições nacionais em vários países e já se realizaram diversos eventos internacionais, nomeadamente, os mundiais de 2017, na Hungria, e de 2018, na França. Em Portugal, as primeiras competições nacionais terão o seu início já em 2020, pelo que decorre um programa de expansão da modalidade que engloba a componente de equipamento (mesas) e a componente de formação (treinadores, árbitros e directores técnicos).

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 10 de dezembro de 2019 – 15:58:51

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...