NRP Sagres comemora 58 anos ao serviço da Marinha durante a viagem de volta ao mundo

 

Celebram-se hoje, dia 8 de fevereiro, 58 anos desde que a Bandeira Nacional foi içada pela primeira vez a bordo do NRP Sagres.

 

O navio comemora o seu aniversário ao serviço da Marinha Portuguesa durante a viagem de circum-navegação e encontra-se, neste momento, a navegar rumo ao Rio de Janeiro, onde chegará no dia 10 de fevereiro.

 

No primeiro mês de viagem, entre 5 de janeiro e 5 de fevereiro, o navio percorreu 3946 milhas náuticas ( o equivalente a ​7307 km), realizou 743 horas de missão e cerca de 600 horas de navegação.

 

O navio navegou à vela durante 300 horas, o equivalente a 50% das horas de navegação.

 

O NRP Sagres foi aumentado ao efetivo dos navios da Marinha, no Rio de Janeiro, a 8 de fevereiro de 1962, data em que pela primeira vez era içada a bordo a bandeira de Portugal, nove dias após publicação da portaria nº 18997, de 30 de janeiro.

 

Até ao dia 10 de janeiro de 2021, o NRP Sagres irá realizar uma viagem de volta ao mundo, numa missão enquadrada no programa das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães. Irá passar por 22 portos de 19 países diferentes, visitando 12 cidades da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas.

 

No decorrer da viagem irão embarcar cadetes da Escola Naval para realizarem a sua viagem de instrução.

 

O navio fará ainda uma escala em Tóquio para a fase inicial da participação nos Jogos Olímpicos, durante a qual será a “casa de Portugal", numa iniciativa em parceria com o Comité Olímpico Português.

 

O NRP Sagres é comandando pelo capitão-de-fragata Maurício Camilo e possui uma guarnição de 142 militares.​  

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...