14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Basílio Horta defende que o futuro da Europa deve ser inspirado nos conceitos de democracia e solidariedade

 

O Comité das Regiões iniciou a 11 de fevereiro mais um mandato para 2020-2025, onde serão debatidos vários temas com especial relevância para Portugal. Entre os membros que tomaram posse encontra-se o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que renova, assim, o seu mandato neste órgão.

 

O município de Sintra consciente das suas responsabilidades que advém da sua dimensão e contributo para a economia nacional continuará a ser um membro ativo na procura de soluções para os diversos e difíceis desafios que se colocam.

 

Basílio Horta defendeu que “o futuro da Europa hoje deve ser inspirado nos conceitos de mais democracia e mais solidariedade”.

 

O comité será chamado a participar nas negociações do novo quadro financeiro plurianual - em particular às políticas de coesão - as estratégias e financiamentos de resposta às alterações climáticas e a necessidade de garantir que a Europa se mantém economicamente competitiva, sabendo que para isso é fundamental que as empresas e indústrias criem riqueza.

 

O comité debateu diversos assuntos da atualidade europeia, como as políticas de resposta à imigração, em que serão valorizadas as medidas, em particular as que já se provaram positivas, respeitantes à integração de todas as populações. Neste caso específico, Sintra continua a liderar pelo exemplo.

 

Outro tema em análise foi o relacionamento económico das regiões europeias com os países da África Ocidental. Basílio Horta, sublinhou a necessidade de garantir a colaboração do Centro de Desenvolvimento da OCDE bem como dos instrumentos financeiros adequados aos investimentos previstos, designadamente o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD.), “a estabilidade política dos países envolvidos é condição necessária para realizar qualquer investimento”. 

 

O Comité das Regiões Europeu é um órgão consultivo composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 27 países da UE. O Comité das Regiões Europeu proporciona um espaço de partilha de opiniões sobre a legislação europeia com impacto direto nas regiões e nas cidades.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 10 de abril de 2020 – 17:51:12

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...