14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Machico presta Voto de Pesar a Manuel Nicolau

 

A Câmara Municipal de Machico aprovou, na reunião ordinária desta quinta-feira, dia 14 de maio, um voto de pesar ao filho da terra Manuel Nicolau.

 

A Autarquia endereça igualmente a todos os seus familiares e amigos sinceras condolências.

 

Nascido a 15 de março de 1943 em Machico, Manuel Raimundo Fernandes Nicolau, foi uma figura ímpar do fotojornalismo regional e nacional, estando o seu nome para sempre associado ao Diário de Notícias da Madeira.

 

O conterrâneo deixa o monumento de uma vida incansável, dedicada à arte, à música e à literatura, para além das inúmeras exposições que realizou por toda a ilha. Na construção do tecido social madeirense e, particularmente, na área da intervenção pública, assumiu-se sempre como um defensor dos valores democráticos e dos ideais de Abril.

 

Há-de ficar sempre na História de Machico por ter sido o primeiro Presidente da Junta de Freguesia de Machico após a Revolução dos Cravos.

 

Manuel Nicolau era detentor de um interminável arquivo fotográfico, fruto de décadas de trabalho, que condensa toda a historiografia madeirense.

 

E como ele próprio um dia assinalou, «não pode fazer-se a história da Madeira sem passar pelo meu arquivo».

 

O antigo fotojornalista faleceu a 13 de maio de 2020 mas será sempre uma referência icónica de Machico pelo valoroso contributo na defesa da memória colectiva da sua terra e das suas gentes. 

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de maio de 2020 – 08:07:40

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...