14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dia da Marinha 2020: Mensagem do Chefe do Estado-Maior da Armada

 

 

Mensagem do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, almirante António Mendes Calado, por ocasião do Dia da Marinha 2020.

 

Militares, Militarizados e Civis da Marinha,
 
É com enorme orgulho que a todos saúdo, neste Dia da Marinha de 2020!
 
Dirijo uma saudação muito especial àqueles que hoje cumprem a Missão da Marinha, não só na linha da frente do combate à pandemia da COVID-19, mas, igualmente, em teatros de operações no mar e em terra, do golfo da Guiné ao mar Mediterrâneo, passando pelo Afeganistão, Colômbia e República Centro Africana, sem esquecer os que, em território nacional, asseguram o Dispositivo Naval Padrão.
Saúdo igualmente, com um sentimento de profunda gratidão, todos os membros da família naval, com quem partilhamos a Marinha e que se constituem como o porto de abrigo na chegada de cada missão, assim como as associações de ex-militares, que habitualmente participam neste dia festivo, constituídas por marinheiros e fuzileiros que serviram e honraram a Pátria na Marinha.
Espero que esta mensagem vos encontre a todos bem!
O Dia da Marinha, celebrado na data em que assinalamos a chegada da Armada de Vasco da Gama à Índia, em 1498, reveste-se, no presente ano, e por força da situação causada pela pandemia da COVID-19, de um contexto absolutamente excecional.
Por este motivo, decidi cancelar todas as atividades públicas associadas às comemorações, no respeito pelas normas estabelecidas pelas autoridades competentes, ao mesmo tempo que focámos a nossa atividade na capacidade de cumprir a Missão.
A situação de calamidade nacional que ainda vivemos obrigou à implementação de diversas medidas excecionais, tendo em vista o alcance da primeira prioridade no combate à pandemia - proteger, na máxima extensão possível, as pessoas que prestam serviço na Marinha e na Autoridade Marítima, bem como as nossas famílias.
Adotámos rigorosos comportamentos de autoproteção, que permitiram continuar a cumprir a nossa Missão, ao mesmo tempo que dávamos resposta às inúmeras tarefas que fomos sendo chamados a cumprir, não descurando a adequada capacidade de regeneração na retaguarda, essencial para sustentar a continuidade das operações.
Focámo-nos em assegurar a disponibilidade e a prontidão dos meios, com prioridade na capacidade médica e no apoio logístico ao Hospital das Forças Armadas, contribuindo para a prestação de cuidados médicos a todos os militares, militarizados e civis das Forças Armadas. 
Aprontámos capacidades e meios para o apoio logístico ao Ministério da Saúde, colaborámos com instituições de apoio social e com diversos municípios no auxílio aos mais frágeis e vulneráveis, e, mais recentemente, apoiámos o Ministério da Educação na criação de condições para a retoma da atividade escolar presencial, participando de forma decisiva no contributo das Forças Armadas para o esforço nacional de combate à pandemia.
Estamos a retomar progressivamente as nossas atividades internas, necessariamente interrompidas devido à pandemia que a todos afeta, cientes que a capacidade de aprontar meios e sustentar as operações obrigará, nos tempos mais próximos, a um novo normal, o qual continuará a exigir de cada um de nós a rigorosa observância dos comportamentos de autoproteção.
Nós, “que andamos no mar”, sabemos bem que as tempestades se ultrapassam com competência, coragem e disciplina!
Neste Dia da Marinha, quero, na qualidade de Autoridade Marítima Nacional, saudar, também, todos os que servem nas estruturas da Direção-Geral da Autoridade Marítima e na Polícia Marítima. 
As sinergias que resultam do apoio da Marinha à Autoridade Marítima Nacional, consolidadas ao longo de anos de experiência de operação num ambiente comum, são determinantes para enfrentar, com confiança e tranquilidade, os desafios da época balnear que se avizinham, bem como para garantir adequados níveis de segurança a quem anda no mar, em trabalho ou em lazer, e para preservar os nossos recursos marinhos, dando, desta forma, um contributo inestimável com repercussões nas atividades ligadas à economia do mar e ao turismo, tão importantes para o nosso País.

 

Nesta ocasião, aproveito para dirigir um agradecimento ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Faro pela forma entusiástica como a autarquia acolheu a proposta de festejarmos o Dia da Marinha 2020 na sua cidade, reiterando o nosso compromisso de, no próximo ano, celebrarmos em conjunto a Marinha.
Às gentes do Algarve, berço de gerações de marinheiros, que sempre nos recebe pronta e calorosamente, formulo antecipadamente o convite para, dentro de um ano, nos encontrarmos levando a Marinha até vós nas margens da formosa ria de Faro.
Militares, Militarizados e Civis da Marinha,
Num Dia da Marinha diferente de todos os que já vivemos, quero deixar uma mensagem de reconhecimento a todos pelo vosso forte espirito de missão, sabendo que os resultados alcançados ao longo do ano se devem à forma dedicada e competente como cada um de nós  vive o dia-a-dia da Marinha, independentemente das adversidades que encontramos no nosso caminho.
Exorto todos a olhar o futuro com determinação e confiança, mas também com um forte sentido de responsabilidade e de espírito colaborativo, procurando antecipar soluções que reduzam os riscos que caracterizam os tempos de incerteza que vivemos, firmes na vontade de continuar a afirmar o prestígio da Marinha, como instituição que tem um rumo de excelência no serviço que presta ao País e aos Portugueses!
 
Viva a Marinha!!!
António Maria Mendes Calado
Almirante
 
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 25 de maio de 2020 – 21:39:22

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...