18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Estudo - Novos registos de Alojamento Local com valores mínimos desde 2014

 

Os números relativos aos novos registos de Alojamento Local (AL) não deixam a menor dúvida sobre a profunda crise que o setor atravessa, pois apenas 189 novas unidades foram abertas ao longo do mês de Abril, o pior resultado dos últimos 64 meses, pelo que é necessário recuar a Setembro de 2014 para encontrar uma dinâmica tão baixa, revela o relatório mensal de Maio da consultora Imovendo.
 
“Esta é apenas uma evidência da falta de confiança que os investidores atualmente sentem e que revela também que as expectativas futuras para o Turismo, em geral, e para o AL em particular, são longe de animadoras, mesmo com os programas que algumas câmaras municipais já anunciaram, como é lo caso de Porto e Lisboa”, afirma Manuel Braga, CEO da Imovendo. 
 
Para a consultora, o AL reveste-se hoje de um caráter quase-tóxico, quando era encarado, até Março, como um produto de elevada rentabilidade.
 
“Quem apostou no AL procura agora alternativas, como a venda de ativos ou a sua colocação no mercado de arrendamento de longa duração. Quem dele dependia para escoar produto reabilitado, vê-se com ativos desvalorizados e com menor procura. Quem nele pensava apostar, retrai-se agora, fruto da elevada incerteza e risco que enquadra o setor”, explica aquele responsável.
 
Por outro lado, apesar de Abril ter permitido uma certa melhoria dos indicadores de procura imobiliária, como é exemplo a recuperação da procura online observada, os atores que atuam no mercado antecipam uma queda abrupta na atividade do segundo trimestre, tendo o indicador de confiança da procura para este período (INE) atingido o seu valor mais baixo desde o início da série (em Março de 2001).
 
A grande questão que apenas os próximos meses permitirão responder é a de se saber até que ponto a recuperação que aparentemente hoje se vive no mercado imobiliário (com mais leads de procura, com mais negócios a serem realizados, e com uma dinâmica muito interessante a ser assegurada do lado comprador) não resulta apenas de um efeito de “válvula de descompressão” após mais de 2 meses de confinamento, sem sustentabilidade ao longo dos próximos meses, e que será alvo de um gradual efeito de erosão por via de quebras reais no turismo internacional, de um aumento do desemprego e sub-emprego e uma maior exigência por parte das instituições financeiras no âmbito da concessão de crédito à habitação.
 
“É provável que, à medida que o desconfinamento ocorra, a confiança regresse, mas a amplitude da queda de confiança dos profissionais no futuro próximo obriga a que se reflita sobre as melhores estratégias para acelerar a recuperação e a confiança dos consumidores”, conclui Manuel Braga.


ESTUDO COMPLETO - MAIO 2020
 

A Imovendo é uma consultora que atua nos ramos imobiliário e na sua mediação e que tem como principal objetivo utilizar o mundo digital, e todas as ferramentas tecnológicas que hoje já existem, para garantir a máxima eficiência na venda dos imóveis que representa, no competitivo mercado imobiliário atual.

Ao colocar a tecnologia ao serviço dos proprietários e ao garantir que estes se encontram no centro de todas as decisões, a imovendo assume a importância do proprietário como o maior especialista relativamente ao seu imóvel, incluindo-o e acompanhando-o ao longo de todo o processo, através de um serviço personalizado e orientado para os resultados.

Enquanto imobiliária online, está fortemente ancorada em valores de eficiência, transparência e segurança, garantindo o acompanhamento seguro em todas as fases do processo de venda, através de uma plataforma simples, suscetível de ser monitorizada por cada cliente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre à distância de um clique no telemóvel ou no computador.

Disponibiliza uma equipa constituída por profissionais com largos anos de experiência, não apenas em imobiliário, mas também em desenvolvimento de plataformas digitais e diferentes áreas que envolvem contacto com o público em geral, de modo a que cada cliente tenha um interlocutor de referência sempre a seu lado.
 
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 20:24:25

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...