Amigos da Montanha limpam Areal de Barcelinhos

 

Os Amigos da Montanha realizaram, no dia 27 de junho, uma ação de limpeza na Ponte Medieval, Areal de Barcelinhos e zona envolvente.

 

O grupo de voluntários, pertencentes aos órgãos sociais e sócios praticantes de montanha, efetuou a habitual intervenção anual de limpeza deste local, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos e da Junta de Freguesia de Barcelinhos. No areal, foram retiradas ervas infestantes e cortado o silvado que cobria os caminhos de acesso.

 

Os Amigos da Montanha contaram com a colaboração das empresas Campos & Lopes e Martins & Filhos nesta intervenção.

 

Na ponte Medieval, a intervenção foi concretizada pelos montanhistas credenciados dos Amigos da Montanha que realizaram a limpeza recorrendo a técnicas de rapel e ascensão em corda.

 

Há mais de duas décadas que, anualmente, os Amigos da Montanha realizam a limpeza do areal do rio Cávado, em Barcelinhos.

 

O ano de 1998 foi o ano zero para o que viria a ser o caminho de recuperação de um local desde sempre privilegiado e memorável para os barcelinenses que recordam os bons tempos passados no areal e na inesquecível piscina fluvial do Desportivo de Barcelinhos.

 

Desde 1988, e devido à poluição das águas do Cávado, a praia deixou de ser feita e o espaço deixou de ser utilizado, potenciando o abandono e o aparecimento de muitas infestantes e de resíduos vegetais.

 

Do antigo areal quase nada restava, tornando-se este espaço, naquela década, um sítio desagradável e nada convidativo.    

 

O grupo dos AM, um grupo de montanha não oficial que viria a dar origem à Associação Amigos da Montanha, em 1999, tinha, já nessa altura, uma forte componente comunitária da qual surgiu a feliz ideia de limpar o areal, com a ajuda da população de Barcelinhos.

 

Depois da limpeza, e para assegurar a revitalização e a dinâmica de outrora do espaço, surgem os primeiros Jogos do Rio, em 1999. Desde essa data, os Amigos da Montanha dinamizam esta atividade no Areal de Barcelinhos trazendo a este excelente espaço o desporto, a animação e uma forte componente ambiental, tornando-o um local propício ao lazer durante os meses de verão com o lema Ambiente, Desporto e Lazer que acompanhou as vinte e uma edições do evento já realizadas.

 

Este ano, por força da pandemia do Covid-19, não será possível realizar os Jogos do Rio.

 

No entanto, os Órgãos Sociais dos Amigos da Montanha efetuaram a habitual intervenção de limpeza da ponte, do areal e dos caminhos envolventes, para que este espaço continue agradável e limpo para usufruto de todos os barcelenses e da população em geral.

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...