13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugueses já gastam 200 euros por ano só em equipamentos de corrida

Número total de praticantes é hoje de 1,45 milhões. Correm duas a três vezes por semana, em circuitos urbanos, em busca de saúde e bem-estar


Estima-se que ascenda a 1,45 milhões o número de portugueses que são adeptos da corrida, facto que já faz deste o quarto desporto mais praticado em Portugal. É perante esta realidade que o IPAM - The Marketing School desenvolveu um estudo que pretende analisar o fenómeno do running em Portugal e os respetivos protagonistas. O trabalho revela que, em média, cada atleta gasta 195 euros por ano em vestuário (77 euros) e calçado desportivo (118 euros), estimando em 108 milhões de euros o valor total dispendido, anualmente, pelos amantes desta modalidade em equipamentos de corrida.

 

Através de um inquérito realizado junto de 583 praticantes, o estudo do IPAM traça o perfil dos atletas de uma das modalidades desportivas do momento. 67 por cento dos inquiridos revelam que correm em circuitos urbanos, a maioria (55 por cento) pratica a modalidade duas a três vezes por semana e no topo das motivações para correr está a busca pelo bem-estar, saúde e a manutenção da forma física. Conforto, durabilidade e leveza são, pela respetiva ordem, os fatores mais tidos em conta pelos corredores portugueses no momento de comprar artigos de vestuário e calçado para a prática da modalidade.

 

Retrato-robô do runner português

 

O inquérito levado a cabo pelo IPAM – The Marketing School permite traçar as características-tipo dos runners portugueses. Ei-las: é homem, tem 36 anos, é casado, aufere entre 1.500 e 3.000 euros por mês e possui um curso de ensino superior. O estudo “Prática da corrida em Portugal” – realizado por uma equipa de docentes composta por Isabel Machado, Francisco Coelho e Mário Coelho sob a coordenação de Mafalda Ferreira, docente e investigadora do IPAM - The Marketing School – procura analisar as razões, atitudes, preferências e hábitos dos corredores nacionais. O trabalho teve por base um inquérito realizado entre os meses de abril e maio, através de uma plataforma on-line.


O IPAM – The Marketing School é um dos maiores institutos privados de ensino superior especializado na formação de profissionais da área de Gestão de Marketing. Desde 1984 a apostar na formação académica de gestores de topo, o IPAM conta atualmente com três estabelecimentos de ensino, sedeados em Porto, Aveiro e Lisboa. O IPAM faz parte da rede Talent que concentra a maioria da oferta de cursos de Marketing e Design nas instituições privadas


Estudo Completo

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 23 de julho de 2019 – 11:42:42

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...