14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Peace Run Lisboa 2014

A Peace Run é um evento humanitário de cariz mundial que procura promover a amizade e a compreensão internacionais. Hoje percorre todos os continentes, passando por mais de 140 nações ao redor do globo. Trata-se de uma corrida em estafeta na qual qualquer pessoa pode participar transportando uma tocha, símbolo da Paz.

 

Em Portugal, a Corrida é organizada pela Associação Mensagens Positivas e por uma rede internacional de voluntários que transportam a tocha. Em cada país visitam escolas, grupos comunitários, associações e autarquias para que a corrida chegue a todas as comunidades locais. Não pretende angariar dinheiro ou destacar qualquer causa, é apenas uma passagem de testemunho global, que transcende barreiras políticas, culturais e económicas.

 

A cerimónia de lançamento do Percurso Europeu tem lugar este ano em Lisboa, no Estádio Universitário, na sexta-feira 21 de Fevereiro de 2014, das 10h30 às 11h30. Este será o início de um longo percurso que atravessa todos os países do continente Europeu, culminando em Belgrado na Servia onde se realizará a cerimónia de encerramento em Outubro

 

Estarão presentes em Lisboa centenas de crianças de várias escolas, dezenas de representantes de diversas instituições de cariz humanitário, atletas de topo, bem como individualidades da cena pública e politica.

 

Ao longo dos anos inúmeras pessoas através da sua participação neste evento incentivaram e partilharam as suas esperanças e sonhos para um mundo mais harmonioso.

 

Destacam-se:

·         Papa João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá e Arcebispo Desmond Tutu;

·         Mikhail Gorbhachev e Nelson Mandela;

·         Carl Lewis, Muhammad Ali, Tatyana Lebedeva e Tegla Loroupe;

·         Dr. Davidson Hepburn (UNESCO)

·        

Em Portugal:

 

·         A Embaixadora Ana Martinho da UNESCO Portugal;

·         O alpinista João Garcia

·         Os atletas olímpicos: Rosa Mota, Aurora Cunha, Nuno Delgado e Francis Obikwelu

·         O atleta paralímpico Jorge Pina;

·         O cantor André Sardet;

·         A jornalista Sandra Felgueiras;

·         O apresentador Francisco Mendes.

 

O fundadorSri Chinmoy, atleta, filósofo, artista e poeta, dedicou a sua vida à promoção dos ideais de harmonia e união mundiais e é reconhecido internacionalmente por inúmeras iniciativas que aliaram pessoas de muitas culturas a trabalhar para um mundo mais gratificante. Sri Chinmoy sempre considerou o desporto como um poderoso instrumento na promoção da paz global, acreditando que:

 

“Harmonia mundial, paz mundial não são meras palavras de dicionário. São realidades, realidades divinas e realidades supremas”.

 

Respondendo ao convite do Secretário-Geral U Thant em 1970, colaborou até 2007 com as Nações Unidas e a sede da organização, tornou-se todos os anos, em meados de Abril, palco da cerimónia de inauguração da Peace Run.

 

A corrida, em 2010, realizou-se sob o estandarte da UNESCO, englobada nas iniciativas do 2010Internacional Year for the Rapprochement of Culture. Em 2012 celebrou 25 anos e Portugal foi a rampa de lançamento da corrida no continente europeu.

 

Várias têm sido as autarquias, escolas, associações, fundações e entidades de carácter histórico (Mosteiros da Batalha, Alcobaça e Santa Clara a Velha, Convento de Cristo em Tomar, Ruínas de Conimbriga e Portugal dos Pequenitos), que receberam este símbolo nos seus municípios.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 – 20:31:05

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- Campeonato Nacional WABBA Portugal & Hercules Olympia Portugal

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...