18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Design exclusivo, melhor performance: o novo Porsche 911 GT3 R rennsport

A Porsche Motorsport revela Edição Limitada de Colecionador para circuito Design exclusivo, melhor performance: o novo Porsche 911 GT3 R rennsport
▪ Estreia mundial na “Rennsport Reunion 7” na Califórnia
▪ O 911 GT3 R rennsport liberta-se de todos os constrangimentos dos regulamentos FIA GT3
▪ Motor boxer de seis cilindros atmosférico altamente rotativo
▪ Setes cores básicas e três designs especiais à escolha
▪ Edição limitada a 77 unidades com base no Porsche 911 GT3 R
 
A Porsche apresenta um espetacular automóvel para circuito, pensado para os entusiastas e colecionadores de automóveis desportivos, na Rennsport Reunion 7, que decorrerá no WeatherTech Raceway Laguna Seca. O 911 GT3 R rennsport, com até 456 kW (620 CV) de potência, tem como base o novo 911 GT3 R da atual geração 992. O veículo para circuito limitado é o resultado de uma abordagem focada no design e, ao nível técnico, beneficia de liberdades que vão para além dos regulamentos dos desportos motorizados. O encontro internacional da Porsche terá lugar no circuito californiano entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro. São esperados mais de 80.000 visitantes durante os quatro dias do evento.
Uma das características especiais desta peça de coleção única, limitada a apenas 77 unidades, é a carroçaria com um design distinto. O Porsche 911 GT3 R rennsport combina a aparência poderosa de um automóvel de competição com elementos de design modernos. Ao mesmo tempo, remete para a história do fabricante de automóveis desportivos no mundo dos desportos motorizados, mas sem cair num visual retro. Os fatores de performance elementares do modelo GT3 original, como resistência do ar e downforce, permanecem praticamente inalterados. Como um veículo de competição puro, a forma do 911 GT3 R rennsport continua a seguir a fun-ção – mas opta por uma forma extremamente emotiva e atrativa.
 
“O novo Porsche 911 GT3 R rennsport oferece a experiência de condução de um au-tomóvel de competição com base no 911, naquela que é provavelmente a forma mais primordial”, sublinha Thomas Laudenbach, Vice President Motorsport. “É de arrepiar sempre que se olha para ele e vemos como combina a melhor tecnologia do desporto motorizado com uma linguagem de design típica da Porsche. Com a sua performance excecional, o 911 GT3 R rennsport torna a história da nossa marca tangível e audível. É por isso que o vamos apresentar à grande comunidade de fãs da Porsche na Rennsport Reunion 7 em Laguna Seca. Trata-se de uma oferta exclusiva para os nos-sos clientes que, na verdade, só conhece um limite: a edição limitada a 77 unidades”.
 
O impressionante desportivo foi desenhado por Grant Larson e Thorsten Klein da equipa Style Porsche. “O 911 GT3 R rennsport será o sucessor lógico do moderno Porsche 935. Enquanto o 935 foi tecnicamente baseado no quase de série 911 GT2 RS Clubsport, o 911 GT3 R rennsport usa como base o atual 911 GT3 R da geração 992. Por baixo da pele em carbono extensivamente redesenhada está um veículo de competição puro”, sublinha Larson. O norte-americano foi Diretor de Projetos Especi-ais na Style Porsche durante 14 anos. Em conjunto com Thorsten Klein, é responsável pelos veículos individuais e únicos da Porsche Exclusive Manufaktur. Thorsten Klein acrescenta: “demos a esta edição limitada um pouco mais de largura e esticámos em comprimento, ao mesmo tempo em que se encontra muito baixo sobre as jantes com um design magnífico. Isto dá-lhe proporções perfeitas e torna-o ainda mais espetacu-lar “.Design distinto com carisma poderoso e uma secção traseira larga De um modo geral, apenas o capot e o tejadilho foram mantidos do GT3 R de série. Todos os outros elementos da carroçaria foram alterados. Larson e a sua equipa ado-taram a maior parte da geometria aerodinamicamente otimizada da secção dianteira do veículo, onde se incluem as entradas de refrigeração e as condutas de ar. Os de-signers também colocaram detalhes visuais na área das aletas laterais. Estas são agora envolvidas por uma carenagem lateral e protegidas contra danos causados por impactos externos. A forma radicalmente modificada da entrada de ar e dos painéis de saída das cavas de rodas dianteiras sublinha a aparência mais poderosa. Os es-pelhos retrovisores exteriores convencionais foram substituídos por uma opção digital. A tarefa é agora desempenhada por um sistema composto por três câmaras integra-das no revestimento exterior do veículo e por monitores no cockpit.
As modificações na secção traseira do veículo oferecem um visual particularmente distinto. A enorme asa traseira é o elemento dominante na direção do fluxo do ar. O seu design remete para o lendário Brumos Porsche 935/77 com o qual o americano Peter Gregg, em conjunto com o holandês Toine Hezemans e o alemão Rolf Stomme-len, conquistaram a sétima vitória geral de um Porsche nas 24 Horas de Daytona em 1978.
 
A interpretação arrojada na traseira desenvolve um impacto visual que se reflete tam-bém nos valores de downforce: para garantir que a carga sobre os elementos horizontais se mantém dentro dos limites definidos de série, os mesmos foram equipados com dois suportes verticais adicionais. Em termos de função, relembram o Porsche 962 Le Mans ao fazer a ponte entre o passado e o presente. Uma faixa de luz com-posta por tiras finas em LED, que agora incorporam o lettering Porsche iluminado, caracterizam a secção traseira mais larga. Logo abaixo, a secção inferior do para-choques traseiro larga e aberta dispensa as grelhas e os painéis por razões de peso. Assim, permite uma visão mais clara dos componentes técnicos traseiros e, por con-sequência, também do sistema de escape com saídas duplas centrais.
 
O design ambicioso do 911 GT3 R rennsport também se reflete no interior modificado. Os monitores das duas câmaras instaladas nos guarda-lamas enquadram-se harmo-niosamente no interior. Os gráficos especiais do ecrã central e o número da edição limitada no painel de instrumentos receberam as formas do veículo de competição, enquanto a iluminação ambiente do interior, ajustável em termos de cor, adota o tema dos faróis principais. Todos os equipamentos de segurança cumprem as normas da FIA. O design rígido da célula de segurança apenas permite a instalação do banco do condutor. Tal como acontece com o 911 GT3 R utilizado em todo o mundo, o “rennsport” é, assim, um automóvel de competição monolugar.
 
As jantes da BBS no design exclusivo “racing” de 18 polegadas reforçam o visual marcante. Reúnem todos os requisitos técnicos obrigatórios para uma jante de com-petição com aperto central. A Porsche Motorsport pinta-as de série na cor Prata Escura Metalizada.
 
Novo conceito de cor com opções de personalização alargadas
 
No que diz respeito ao conceito de cor, o 911 GT3 R rennsport está a abrir novos caminhos. A Porsche oferece este novo veículo de colecionador com a carroçaria pin-tada em Cinzento Ágata Metalizado e com carroçaria em carbono puro. Contudo, o monolugar estará disponível, pela primeira vez, em sete cores onde se incluem, por exemplo, a Ruby Star e a Signal Orange. Para além disso, também estão disponíveis três designs exclusivos que possibilitam uma maior personalização. Thorsten Klein, Style Porsche Project Manager do GT3 R rennsport afirma: “a Porsche tem sido mol-dada pela sua histórica. Isto é especialmente verdade na competição. Isto inspirou-nos, é claro, mas de forma alguma quisemos produzir uma cópia ou uma pintura retro óbvia. As três opções que selecionámos são novas interpretações que são realistas e não um apontamento evidente à história da marca”.
 
O “Rennsport Reunion Design” é baseado nas cores tradicionais dos desportos moto-rizados e lança uma onda através dos fantásticos contornos das superfícies exteriores da carroçaria. Flui de uma forma que faz lembrar a lendária combinação da curva Corkscrew em Laguna Seca, o local onde será realizada a estreia mundial do 911 GT3 R rennsport. Este tributo sublinha as proporções do veículo e a sua asa traseira, que é ainda mais acentuada pelas superfícies em carbono. Em conjunto com a escolha de um dos esquemas de cor opcionais, são geralmente cobertos com um revestimento transparente semi brilhante. Com o esquema de cores em Vermelho e Branco, o “Fla-cht Design” apresenta as cores utilizadas pela Porsche Motorsport. O visual é particu-larmente apelativo graças aos guarda-lamas alargados. O termo “Flacht” é dedicado à localização do Porsche Development Center Weissach, onde está situado o depar-tamento de desportos motorizados. A terceira opção é o “Speed Icon Design”. Este é baseado em diferentes tons de Azul, que se concentram principalmente na largura do veículo.
Motor de competição ainda mais potente
O 911 GT3 R rennsport é baseado no atual veículo de competição GT3 da Porsche. No entanto, em comparação com o 911 GT3 R da geração 992, este modelo de edição limitada vai além dos rigorosos requisitos de homologação de competição ou das res-trições importas pelo “Balance of Performance” (BoP). A equipa de desenvolvimento que apoia o Dr. Andreas Singer converteu estas liberdades adicionais num veículo de circuito ainda mais emocionante com vários refinamentos técnicos. Combina mais po-tência do motor de peso reduzido e um design espetacular, com um som fantástico e semelhante ao do 911 RSR. O resultado é, provavelmente, a melhor “Track Tool” que a Porsche alguma vez disponibilizou como peça de coleção.
 
O motor boxer seis cilindros de 4.2 litros do 911 GT3 R, uma unidade de potência que atinge as 9.400 rpm, beneficia da remoção das restrições impostas pelos regulamen-tos: atinge um pico de potência de até 456 kW (620 CV). Isto corresponde a uma potência de até 148 CV por litro de cilindrada – muito provavelmente um recorde para um motor atmosférico de um veículo de competição GT. É, assim, significativamente mais potente do que a unidade de potência original, que pode desenvolver até 416 kW (565 CV) no 911 GT3 R, mediante a classificação do BoP. O motor com refrigera-ção a água de quatro válvulas com injeção direta de combustível foi concebido para também utilizar combustíveis E25. Estes incluem combustíveis de bio-etanol e o cha-mado reFuel, bem como os e-fuels produzidos de forma regenerativa, que tornam possível um funcionamento quase neutro em termos de emissões de carbono. Com a menor tendência para a detonação, estão a abrir caminho para ângulos de ignição mais avançados e a uma maior compressão nas seis câmaras de combustão. Os pis-tões e as árvores de cames desenvolvidos em específico para o motor do GT3 R rennsport, proporcionam um maior desempenho, especialmente quando é utilizado combustível E25. No entanto, o motor também permite a utilização de combustíveis convencionais.
A transmissão de potência às rodas traseiras, incluindo a transmissão sequencial de seis velocidades de engrenagem constante, é proveniente do 911 GT3 R, mas com pequenas alterações. As mudanças de velocidades são efetuadas através de patilhas no volante que controlam um atuador de mudanças eletrónico. A relação da quarta, quinta e sexta velocidades corresponde à configuração do veículo de competição GT3 para Daytona. Em sexta velocidade, com o motor às 9.000 rpm, esta edição limitada atinge uma velocidade máxima cerca de 20 km/h mais elevada, comparativamente com a relação mais curta do GT3 R homologada pela FIA.
 
Na versão sem silenciador, o sistema de escape de competição com saídas duplas centrais oferece um som autêntico e extremamente emotivo. Duas versões mais si-lenciosas, equipadas com silenciadores e catalisadores, estão disponíveis para circui-tos onde existe restrições de ruído.
 
O chassis também é semelhante ao do veículo que corre em GT3. No eixo dianteiro continua a ser utilizada a suspensão double wishbone de última geração, enquanto no eixo traseiro é utilizado uma suspensão multibraços. Os amortecedores de compe-tição da KW, ajustáveis em cinco vias, têm uma função de blow-off. A Porsche Mo-torsport fornece o 911 GT3 R rennsport com uma configuração básica específica. Po-dem ser efetuados ajustes adicionais à suspensão através da utilização de shims. A vantagem: permite efetuar ajustes minuciosos sem a necessidade de medições de-moradas da suspensão.
 
Outro argumento único do veículo são os pneus de competição oferecidos pela Mi-chelin exclusivamente para os clientes do GT3 R rennsport. Estes pneus beneficiam de uma nova construção associada a um novo piso, o que dá origem a um melhor aquecimento e condução em comparação com o Michelin Pilot Sport M S9 (S9M). Para além disso, o design específico deste pneu, na parede lateral, integra-se na per-feição no aspeto do veículo.
 
O sistema de travões de competição monobloco em alumínio da AP recebe pastilhas de travão com placas de apoio em titânio. Reduzem as massas não suspensas em cerca de um quilograma. O novo depósito de segurança FT3.5 com capacidade para até 117 litros é também uma característica de poupança de peso, ao ser um quilo-grama mais leve do que a versão interior e, no futuro, também pode ser utilizado no 911 GT3 R para eventos de competição. Para além disso, a eliminação do sistema de ar condicionado também permite uma poupança de peso. A ventilação do condutor é assegurada pelo conceito de refrigeração do banco do 911 GT3 R. De um modo geral, os criadores têm como objetivo atingir um peso em ordem de marcha de 1240 kg para o 911 GT3 R rennsport. Isto equivale a uma relação peso/potência de 2,0 kg/CV.
 
A Porsche Motorsport disponibiliza esta edição limitada do 911 GT3 R rennsport por um preço de 951.000 euros, mais IVA e opções específicas do país. Por favor, registe-se em http://motorsport-community.porsche.com/GT3Rrennsport.
 

Periodicidade Diária

sábado, 24 de fevereiro de 2024 – 03:25:38

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...