14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Equipa de triatlo da Associação Académica de São Mamede - Newsletter nº 61

Título Nacional de Aquatlo para a AASM
5 Maio - Aquatlo Setúbal
 

Disputava-se o Campeonato Nacional de Aquatlo de Grupos de Idade. Uma prova constituída por um primeiro segmento de natação de 750 metros seguido de um segmento de corrida de 5 km. A AASM, representada pela Carolina Silva e pelo Pedro Magalhães, regressou a casa com os títulos de campeã nacional e vice-campeão nacional na bagagem, conquistado pelos seus atletas nos seus respetivos escalões.
 
Brilhante a prestação da Carolina Silva, que no seu ano de estreia nas competições de triatlo e suas variantes, leva já o título de campeã nacional de aquatlo no grupo de idade 25-29, fruto de um segmento de natação de nível de elite e, ainda assim, de um segmento de corrida bastante consistente, o que lhe permitiu assegurar o 4º lugar da classificação geral no sector feminino e o 1º lugar no seu escalão.
 
Pedro Magalhães, já bem mais experiente nestas andanças, apesar de competir ainda no grupo de idade 25-29, também não deixou os seus créditos por mãos alheias, conquistando o 2º lugar no respetivo escalão.
 
A restante equipa da AASM congratula estes nossos atletas pelo excelente nível de forma e orgulha-se pelos resultados por eles alcançados!
 
Resultados dos atletas AASM no Aquatlo de Setúbal::
        39º (2º AG 25-29) - Pedro Magalhães - 0:31:39
        61º (1ª AG 25-29) - Carolina Silva - 0:33:44
 

Lisboa International Triathlon
4 Maio - Triatlo de Lisboa - Longo
 

O Triatlo Internacional de Lisboa, que teve a sua VIII edição no sábado 4 de Maio de 2013, contou uma vez mais com a presença da equipa da AASM. Desta feita, Rui Pena, Luis Ferreira e Pedro Reis, foram os representantes da equipa por entre os cerca de 500 atletas de mais de 20 nacionalidades diferentes presentes à partida para disputar a prova da distância longa, com 1900 metros de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida.
 
O dia começou bem cedo para os nossos atletas que tomaram o pequeno-almoço pelas 5h00 da manhã para iniciarem o check-in no Parque de Transição, desta vez situado por baixo da emblemática pala do Pavilhão de Portugal no Parque das Nações, ao nascer do Sol pelas 6h30. Momentos sempre marcantes, estes vividos nos instantes que antecedem uma prova desta dimensão. Previa-se um dia com bastante sol, com a temperatura a chegar aos 25 ºC.

A partida para a prova deu-se às 8h20, já com o sol bem alto a iluminar os atletas para este longo desafio. Luis Ferreira foi o primeiro atleta da AASM a concluir o segmento de natação, chegando ao Parque de Transição com o tempo de pouco mais de 32 minutos. Viria ainda a fazer um segmento de ciclismo de grande nível, mas viu-se obrigado a abrandar o ritmo em plena corrida devido a uma indisposição, tendo concluído este segmento bem longe do seu melhor. De qualquer forma, está de parabéns por ter concluído a prova, demonstrando grande determinação e capacidade de sacrifício.
 
Rui Pena, que encarou esta prova como mais uma etapa na sua preparação para o Ironman a realizar em Outubro, demonstrou já aqui uma muito boa consistência em todos os segmentos, mesmo com pouco tempo de treino ainda.
 
Pedro Reis, que tinha aqui nesta prova um dos principais objetivos da época, viria a bater a sua melhor marca na distância longa.
 
Resultados dos atletas AASM no Triatlo Longo de Lisboa:
        181º (47º AG 35-39) - Pedro Reis - 5:14:25
        186º (46º AG 40-44) - Rui Pena - 5:17:18
        239º (56º AG 40-44) - Luis Ferreira - 5:35:24
 
Carla Mendes vence em V1 e Nuno Pinto convence
28 Abril - Triatlo do Estoril - Olímpico
 
O Triatlo do Estoril, prova a contar para o Campeonato Nacional Individual e de Clubes, realizado no domingo 28 de Abril, marca o regresso de Carla Mendes às competições de triatlo na época de 2013 (e que regresso!) assim como a estreia de Nuno Pinto na distância olímpica. Com 262 triatletas à partida para esta prova para percorrer os 1500 metros de Natação no mar, seguidos de 40km de ciclismo e terminando com 10 km de corrida a pé, foram estes os dois dignos representantes de AASM Triatlo.

Carla Mendes dominou de forma inequívoca o escalão V1, terminando com o tempo de 2h31'41'', o que lhe permitiu ainda alcançar a excelente 5ª posição da geral no sector feminino num total de 23 atletas.
 
Nuno Pinto esteve também em grande nível ao estrear-se com o tempo final de 2h34'36'', confirmando a sua evolução bastante auspiciosa no triatlo, fruto de um grande trabalho de pré-época.
 
Resultados da equipa AASM Triatlo:
        117º (1ª V1) - Carla Mendes - 2:31:41
        130º (66º Sen) - Nuno Pinto - 2:34:36
 

Com Pedro Reis a representar a equipa
14 Abril - Duatlo de Torres Vedras - Standard
 

Foi no domingo, 14 de Abril, que se realizou em Torres Vedras a quarta edição do Duatlo desta cidade, na distância standard (10km de corrida, seguido de 40km de ciclismo e terminando com 5km de corrida).

Desta vez, apenas um atleta do triatlo AASM aceitou o desafio de participar nesta prova. Pedro Reis não deixou os créditos por mãos alheias, conseguiu um 92º lugar com os segmentos de corrida rápidos, tendo concluído a prova com o tempo total de 2 horas e 17 minutos.
 
O atleta mostrou nesta prova que se encontra em boa forma e pronto para os desafios dos triatlos longos em que vai participar em breve.
 
Resultado:
        92º (52º Sen) - Pedro Reis - 2:17:19
 
Campeonato Nacional de Clubes
7 Abril - Triatlo de Quarteira - Sprint
 

Quarteira recebeu este fim-de-semana uma grande comitiva de triatletas nacionais e internacionais para participar na XII edição do Triatlo Prof. Carlos Gravata Cidade de Quarteira. Programa que incluiu as provas da Taça da Europa de Elite, Taça da Europa de Juniores e culminou com a prova do Campeonato Nacional de Clubes, esta disputada na distância Sprint, onde a AASM Triatlo se fez representar com 11 atletas, entre os 215 atletas presentes à partida.
 
A equipa da AASM Triatlo deslocou-se até ao Algarve na sexta-feira para um fim de semana cheio de triatlo, assistindo às provas internacionais no sábado e preparando da melhor forma a prova de domingo, em que até a Primavera resolveu aparecer (aparentemente apenas no fim de semana) presenteando os triatletas com dois dias de muito sol.
 

Nuno Barros alcançou um excelente 2º lugar no escalão V1, fruto de um segmento de natação de grande nível que lhe permitiu gerir a posição até ao final, mas ainda assim viu-se obrigado a empenhar-se no segmento de corrida, tendo concluído os 5km finais em apenas 19:31 (ritmo médio de 3:54/km), deixando o seu principal adversário a apenas 5 segundos, num final emocionante...
 
Emanuel Marques evidenciou estar também já em grande forma neste início de época, em especial no ciclismo onde conseguiu um tempo dentro do top 50, terminando na 5ª posição no escalão V2 a 1:54 do pódio, escalão este que está, de facto, muito competitivo.
 
Nota de destaque para a estreante Carolina Silva a demonstrar desde logo ser uma nadadora de grande nível, tendo concluído os 750 metros de natação no mar em apenas 10:14, saindo da água na 4ª posição da geral no sector feminino.
 
Todos os atletas da AASM Triatlo estão de parabéns pelos bons desempenhos, notando-se um crescente nível de prova após prova. Nota ainda para o azarado do fim de semana, Pedro Magalhães, que após um grande segmento de natação se viu obrigado a desistir em pleno segmento de ciclismo devido a um raio partido...
 
A equipa prepara-se já para o Campeonato Nacional Individual de Duatlo, prova a disputar-se em Torres Vedras no próximo dia 14 de Abril, na distância standard (10km de corrida, seguido de 40km de ciclismo e terminando com 5km de corrida)
 
Resultados:
        64º - Emanuel Marques - V2 5º - 1:05:15
        70º - Nuno Barros - V1 2º - 1:05:30
        77º - Daniel Reis - SEN 28º - 1:06:09
        138º - Nuno Pinto - SEN 54º - 1:12:58
        158º - Paulo Costa - V1 15º - 1:15:08
        166º - Eurico Coelho - SEN 62º - 1:15:49
        186º - Carolina Silva - SEN 13º - 1:18:34
        219º - Eliana Oliveira - SEN 21º - 1:26:16
        220º - Ana Sofia Carvalheira - JUN 4º - 1:26:16
        221º - Joana Cunha - SEN 22º - 1:27:58
        DNF - Pedro Magalhães - Desistiu com problemas mecânicos na bicicleta  

Periodicidade Diária

quarta-feira, 16 de outubro de 2019 – 02:41:50

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...