15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Atividades Amigos da Montanha

Canoagem no Coura

 

Para o próximo sábado, 2 de novembro, os Amigos da Montanha propõem uma descida de canoagem no rio Coura. Os participantes iniciam a descida junto à pitoresca vila de Vilar de Mouros para uma atividade de convívio e adrenalinas nas águas do Coura.

Inscrições emwww.amigosdamontanha.com.

 

Percurso pedestre Esposende

 

No dia 9 de novembro os Amigos da Montanha realizam uma caminhada em Esposende. “Trilho Azenhas de Antas” é um percurso pedestre de pequena rota, com cerca de15 km, que tem início junto ao parque de merendas de Azevedo, na freguesia de Antas, no extremo norte do concelho de Esposende. É um itinerário rico em património, seja ele arquitectónico, religioso, arqueológico, cultural, etnográfico e natural, com todas as características de uma zona de rio e foz.

 

A beleza impar do rio Neiva está na origem de quem idealizou este percurso. Ao longo das suas margens são de realçar pequenos moinhos, engenhos e azenhas centenárias que convém conhecer e preservar. O património natural é vasto, desde pequenos pássaros a aves de rapina, bem como uma grande diversidade de mamíferos. Junto às margens, os juncos, os freixos, os salgueiros e os amieiros, e mais tarde o castanheiro, o pinheiro e o carvalho acompanham quem percorre estes caminhos.

 

Um pouco por todo o percurso, os pedestrianistas encontrarão pequenos campos de cultivo onde também nascem alguns monumentos. As capelas de S. Cristóvão, Santa Tecla e S. João, cruzeiros, azenhas, engenhos e serrações antigas são ao alguns dos pontos de interesse deste percurso que terminará, como não poderia deixar de ser nesta época do ano com um magusto. “Trilho Azenha de Antas” é um percurso pedestre idealizado pela Associação de Defesa do Ambiente Rio Neiva que colabora com os Amigos da Montanha na realização desta caminhada de 9 de novembro. No final, com a colaboração desta associação, haverá um momento de convívio com caldo verde, broa e castanhas assadas.

 

As inscrições podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.com

 

 

Rafting

 

A proposta de desporto aventura dos Amigos da Montanha para a manhã de domingo, 10 de novembro, é nos rios Paiva ou Tâmega, dependendo do caudal dos mesmos. Mas em qualquer um deles, correntes, rápidos, quedas e outros obstáculos característicos das suas águas bravas serão sinónimo de muita aventura, convívio e adrenalina.

As inscrições podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.com

 

 

Trail Amigos da Montanha

 

A pouco menos de um mês da data da prova, a edição de 2013 do Trail Amigos da Montanha já conta com cerca de 1400 inscritos.

 

A quarta edição deste evento será preenchida por três provas: o Ultra Trail, com 61 km, o Trail, com 30 km, e o Mini Trail com 15km e por um Percurso Pedestre de 7km.
A prova contará com a presença dos melhores atletas das atletas da atualidade.

 

O Trail Amigos da Montanha também é solidário. Por cada inscrição 1€ reverte para a construção do Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacional da Apaci - Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas.

 

Recorde-se que em 2012 o Trail Amigos da Montanha conquistou os cerca de 1 000 participantes e mereceu a classificação de 5 estrelas no inquérito realizado pelo Observatório da Corrida.

 

Inscrições até 10 de novembro em www.amigosdamontanha.com

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 4 de março de 2021 – 06:19:20

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...