13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Programação Junho 2019 - Museu FC Porto

 

Junho no Museu com campanhas, oficinas, teatro, música e 125 anos de história para todas as idades

 

Os largos dias da Criança e de São João no Coração do Porto

 

Márcia estreia-se no ‘Dar Letra à Música’ by BPI Grupo CaixaBank e há “Bilhar” e “Curiosidade Vertical” a partilhar memória, cultura e arte durante todo o mês em que os caminhos das Festas da Cidade também levam ao Dragão!

 

O Dia da Criança inspira um fim de semana em grande logo no começo de junho, o mês em que o Estádio do Dragão fica na história do futebol europeu como o primeiro palco de uma final da Liga das Nações, a nova competição da UEFA para seleções nacionais. Com esta prova a disputar-se em casa do FC Porto, o Museu (e todos os serviços integrados neste espaço, como são os casos do Museu Caffé e da FC Porto Store) encerra nos dias 5 e 9, mas na agenda mensal de programação e atividades para famílias não faltam datas, eventos e fortes razões para visitar e sentir o bater do Coração do Porto!

 

Assim, a campanha do Dia Mundial da Criança volta a destacar o Museu FC Porto como ponto de referência na cidade Invicta para celebrar a efeméride internacional de 1 de junho. Neste dia, as visitas à exposição permanente são grátis para crianças até aos 12 anos de idade, desde que acompanhadas por adultos portadores de bilhete Tour FC Porto. A oportunidade de conhecer a fundo os 125 anos de vida do clube português com mais títulos internacionais em futebol, e liderado pelo presidente mais vencedor na história do futebol internacional, Jorge Nuno Pinto da Costa, torna-se ainda mais imperdível com esta promoção muito especial, que pode e deve ser complementada com a participação na oficina aberta ”Sempre Criança”, realizada pelo Museu na Terra do Dragão, o espaço do Serviço Educativo.

 

No dia 2, e em parceria com a Trupe Sons em Cena, a ‘Música com Dragõezinhos’ apresenta duas sessões temáticas para crianças até aos 4 anos de idade. Depois, o teatro de marionetas de “O Porto é uma Lição” (dia 15), a oficina criativa “Taco a Taco no Bilhar” (dia 16) e as ‘Histórias para Dragõezinhos’ (dia 29) preenchem ainda mais o calendário num mês em que o Museu continua a estar na linha da frente das preferências em eventos para todas as idades. É o caso, também, das exposições temporárias ‘Objeto do Mês’ (Hall do Museu), “Bilhar” (Sala Multiusos) e “Curiosidade Vertical” (Espaço João Espregueira Mendes), que decorrem entre os dias 1 e 30.

 

À noite, o ‘Dar Letra à Música’ by BPI Grupo CaixaBank é um êxito na agenda cultural da cidade e, como sempre, o Auditório Fernando Sardoeira Pinto recebe mais uma estreia nestes serões de puro entretenimento. Márcia anda num “Vai e Vem” entre concertos e passa pelo Museu para partilhar histórias e canções com a plateia e a habitual dupla de apresentadores do evento, marcado para o serão do dia 13, quando já se começa a sentir o cheiro a sardinhas assadas e manjericos, os aromas tão característicos nas celebrações dos santos populares.

 

No Porto, a padroeira da Invicta é a Nossa Senhora de Vandoma, mas quem dá nome à festa de arromba em junho é o São João. Pois bem, o Museu FC Porto volta a estar no mapa das Festas da Cidade com uma campanha dirigida às famílias (2 adultos + 2 crianças ou 1 adulto + 3 crianças), que vão beneficiar de uma promoção de 20% sobre o preço da tabela geral na aquisição do Tour FC Porto. O feriado municipal de São João tem lugar no dia 24, mas esta iniciativa do Museu decorre a partir do dia 15 de junho e só termina no final do mês.

 

 

PROGRAMAÇÃO JUNHO 2019

 

Dias 1 a 30 – Objeto do Mês: Taça Norman Hall - 1930

O inglês Norman Hall pertence à galeria de futebolistas icónicos do FC Porto e foi um líder no plantel azul e branco em épocas tão recuadas no tempo como as primeiras grandes conquistas dos Dragões. Em 1930, já em cima do final da carreira como jogador, este britânico radicado em Portugal foi alvo de uma homenagem por parte da família portista. A partir do troféu que tem o nome deste Sócio Honorário do FC Porto, “Objeto do Mês” revela factos e curiosidades relacionadas com um avançado que deixou uma marca eterna e feliz na memória do clube. Esta é mais uma mostra no Hall do Museu, área de circulação livre, com vistas para a riqueza e a diversidade da coleção azul e branca, colocando a história e o património do FC Porto ainda mais ao alcance de todos.

 

Idades: Todas
Horário: 10H00 - 19H00
Preço: Entrada livre
Local: Hall do Museu

Nota– O Museu encerra excecionalmente a 5 e 9 de junho, dias de jogo da Liga das Nações da UEFA no Estádio do Dragão.

 

 

Dias 1 a 30 – “Bilhar” – Exposição Temporária

O êxito desportivo e a capacidade organizadora fazem da Secção de Bilhar do FC Porto, a cumprir 70 anos de existência, uma das maiores referências mundiais na modalidade. Pela primeira vez, a história do clube neste jogo de nobres tradições e tão popular é reunida pelo Museu numa exposição temporária, percorrendo memórias e coleções de títulos de campeão nacionais e da Europa, entre outros troféus erguidos por genuínas lendas do bilhar português e internacional. Factos, curiosidades e memórias, que recuam mais de cem anos até aos primeiros tempos portistas no Campo da Constituição, articulam num espaço também pontuado pela interatividade e rico em imagens que sublinham a grandeza

bilharista e o palmarés invejável do FC Porto. A exposição temporária decorre na Sala Multiusos até ao próximo dia 14 de julho e é mais uma realização no âmbito da área temática 28., conceito que partilha mais história dentro ou, até mesmo, fora do Museu.

 

Idades: Todas

Horário: 10H00 - 19H00

Preço: Entrada livre
Local: Sala Multiusos

Nota –O Museu encerra excecionalmente a 5 e 9 de junho, dias de jogo da Liga das Nações da UEFA no Estádio do Dragão.

 

Dias 1 a 30 – “Curiosidade Vertical” – Exposição Temporária - Espaço João Espregueira Mendes
Localizado no Museu FC Porto, o Espaço João Espregueira Mendes (EJEM) reforça a centralidade do Estádio do Dragão nos segmentos culturais de referência da cidade do Porto. Desenhando um arco temporal de mais de cinco séculos, ‘Curiosidade Vertical’ é uma exposição temporária que parte do olhar de um colecionador particular sobre a presença da cultura portuguesa em diferentes geografias e objetos. A viagem pelas formas é, aqui, testemunho da influência e capacidade de diálogo com uma universalidade cosmopolita e definidora de um sentir transecular que nos distingue como eternos viajantes. Com curadoria de Miguel von Hafe Pérez, o evento artístico prolonga-se até 31 de agosto de 2019.

 

Idades: Todas
Horário: 10H00 - 19H00
Preço: Entrada livre
Local: Espaço João Espregueira Mendes

Nota– O Museu encerra excecionalmente a 5 e 9 de junho, dias de jogo da Liga das Nações da UEFA no Estádio do Dragão.

 

 

Dia 1 – Dia Mundial da Criança – Campanha

O Museu FC Porto celebra sempre em grande o Dia Mundial da Criança: a descoberta da história azul e branca é grátis para todas as crianças até aos 12 anos de idade, desde que acompanhadas por adultos portadores de bilhetes Tour FC Porto. Neste dia tão especial para os mais novos, as famílias têm ainda mais razões para visitar o Coração do Porto, percorrer as memórias do clube, conhecer curiosidades sobre o passado e sentir a força de mais de 125 anos de grandes emoções em azul e branco.

 

Idades: Todas
Horários: 10H00 - 19H00;

Preço: gratuito para crianças até aos 12 anos de idade, acompanhadas de adultos portadores de bilhetes Tour FC Porto - consultar tabela geral
Nota – Campanha em vigor no dia 1 junho de 2019 e não cumulativa. Devido à realização de jogos da Liga das Nações da UEFA, as visitas ao Estádio do Dragão estão condicionadas entre 22 de maio e 11 de junho, não se realizando durante este período. No entanto, todos os portadores de bilhete Tour FC Porto adquirido no âmbito da Campanha Dia da Criança poderão realizar a visita ao Estádio do Dragão depois do referido período de condicionamento. As visitas ao Estádio do Dragão têm horários pré-determinados, estão sujeitas a lotação máxima e iniciam-se na Receção do Museu às 11H00|12H00|13H00|14H00|15H00|16H00|17H00|18H00.

 

 

Dia 1 – Dia Mundial da Criança - “Sempre Criança” – Oficina Aberta (p/Famílias)

O Dia Mundial da Criança celebra-se no Museu FC Porto com a participação numa oficina aberta para todas as idades e com a presença obrigatória da diversão, do riso e da imaginação. A atividade decorre na Terra do Dragão (espaço do Serviço Educativo) e vai envolver desafios e muita criatividade, sempre num contexto lúdico e pedagógico, especialmente dirigido às famílias. Numa gincana onde todos saem a ganhar, crianças e adultos vão ser os heróis e viver experiências de conhecimento e partilha, com muita brincadeira à mistura. O evento é uma organização com a marca de referência do Serviço Educativo do Museu FC Porto.

 

Idades: Todas

Horários: 10h00-13h00 | 15H00-18H00

Preço: Entrada livre

Local: Terra do Dragão (Serviço Educativo)

Nota– Entre os dias 20 de maio e 11 de junho, devido à realização de jogos da Liga das Nações da UEFA, o acesso do público ao parque de estacionamento do Estádio do Dragão está condicionado à entrada P2 (bancada nascente). Durante este período, o parqueamento de viaturas encontra-se limitado aos lugares correspondentes ao piso -2 do estádio. Sinalética apropriada permite a orientação a todos os utilizadores do parque que pretendam dirigir-se ao Museu FC Porto.

 

Dia 2 – Música com Dragõezinhos – “Criança”/“Santos Populares”
Duas sessões de concertos que se realizam na Terra do Dragão, em parceria com a Trupe Sons em Cena. No ambiente rico de “Música com Dragõezinhos”, onde as histórias contadas e os sons são elementos de magia, conhecimento e sociabilização, o Indy, a Catarina e o Lipe conduzem uma experiência para todas as crianças até aos 4 anos de idade.

 

Idades: 0-4 anos

Horários: 10H15|11H30

Duração: 50 min

Preço: 10€ por criança + acompanhante. Acompanhante extra: 2.50€

Sócios: 10% desconto

Local: Terra do Dragão (Serviço Educativo).

Nota– Entre os dias 20 de maio e 11 de junho, devido à realização de jogos da Liga das Nações da UEFA, o acesso do público ao parque de estacionamento do Estádio do Dragão está condicionado à entrada P2 (bancada nascente). Durante este período, o parqueamento de viaturas encontra-se limitado aos lugares correspondentes ao piso -2 do estádio. Sinalética apropriada permite a orientação a todos os utilizadores do parque que pretendam dirigir-se ao Museu FC Porto.

 

 

Dia 13 – Dar Letra à Música: Márcia

A identidade musical de Márcia ultrapassa os 10 anos de trabalhos em estúdio da artista, a contar desde o EP de apresentação, “A Pele Que Há Em Mim”, lançado em 2009. Estudante de Pintura, descobriu nela própria uma veia para as canções, aprendeu canto no Hot Club, e esta base no jazz amadureceu-lhe o talento e ajudou-a a ser uma das mais originais compositoras da nova música portuguesa. Na discografia de Márcia, “Dá” (2010) foi o álbum de estreia, e

seguiram-se “Casulo” (2013), “Quarto Crescente” (2015) e, o mais recente, “Vai e Vem” (2018), disco que a artista tem vindo a levar a palco e que é mais uma certeza de sucesso numa carreira com temas já aclamados, como “A Insatisfação”, “Cabra Cega” ou “Tempestade”. A juntar a tudo isto, há ainda os trabalhos de Márcia para Ana Moura, António Zambujo ou Sérgio Godinho, bem como as colaborações com Dead Combo, GNR, Tiago Bettencourt, David Fonseca ou Samuel Úria. Com as estórias da carreira e várias canções, Márcia estreia-se no ‘Dar Letra à Música’ by BPI Grupo CaixaBank. As perguntas e o humor estão a cargo da habitual dupla de apresentadores e provocadores do evento, que é uma organização do Museu FC Porto, em parceria com a Associação Sótão Paralelo (“Conta-me Histórias”), sujeito à lotação da sala.

 

Idades: M/6 anos

Horário: 21H30

Preço: Sócios – 5€; Público Geral – 7,50€

Local: Auditório Fernando Sardoeira Pinto

Naming Sponsor: 

 

Dias 15 a 30 – São João – Campanha Festas da Cidade

O Museu FC Porto faz parte da programação oficial das festas sanjoaninas. Com a cidade do Porto a viver a sua grande manifestação popular e cultural do ano, as experiências genuinamente portuenses no universo azul e branco destacam-se num roteiro de celebrações, atividades e animação, para todas as idades, na Invicta. A Campanha Festas da Cidade arranca no dia 15 e prolonga-se até ao final do mês e é especialmente dirigida às famílias (2 adultos + 2 crianças ou 1 a

dulto + 3 crianças), que vão beneficiar de uma promoção de 20% sobre o preço da tabela geral na aquisição do Tour FC Porto. Informe-se sobre as condições gerais da promoção e beneficie desta campanha para descobrir que o Coração do Porto bate com força no universo do Dragão.

 

Idades: Todas

Horários: Museu - 10H00 – 19H00; Estádio - 11H00|12H00|13H00|14H00|15H00|16H00|17H00|18H00

Preço: 20% de desconto sobre o preço da tabela geral, na categoria de Família (2 adultos + 2 crianças ou 1 adulto + 3 crianças)

Nota– as visitas ao Estádio do Dragão têm horários pré-determinados e estão sujeitas a lotação máxima; visita ao Estádio não disponível em dias de jogo no Estádio do Dragão; campanha em vigor entre os dias 15 e 30 de junho de 2019; utilização dos bilhetes apenas válida para estes dias; campanha não cumulativa com outras campanhas em vigor

 

Dia 15 – “O Porto é uma Lição”- História do clube, da cidade e, afinal, o planeta é azul - Teatro de Marionetas

A história do FC Porto é a fonte do saber numa aula original que atravessa os 125 anos do clube e observa, também, a cidade, o país e o mundo. Esta é uma abordagem inédita à memória, às conquistas e às figuras históricas do universo azul e branco através do teatro na variante transversal e deliciosa de marionetas. O guião é um cruzamento original entre o realismo dos factos e elementos de ficção e humor, presentes nos diferentes protagonistas que entram em palco. Só uma das figuras não é inventada, mas todas as outras também transportam o público para dentro da história real, transmitindo um conhecimento rigoroso do passado. Em cena no Auditório Fernando Sardoeira Pinto – numa ideia original e produção própria do Museu FC Porto em parceria criativa com o Teatro do Ovo Alado e o Armazém 22, com texto e encenação de Ricardo Alves (fundador e diretor do Teatro da Palmilha Dentada) –, esta peça de teatro é um espetáculo multidisciplinar de qualidade concebido à imagem do Dragão, acessível e apetecível a todas as idades. Afinal, “O Porto é uma Lição” e o planeta é… azul.

 

Idades: Todas

Horário: 16H00

Preço: Público Geral – 7.50€; Crianças até 12 anos – 5€

Sócios: 20% desconto

Local: Auditório Fernando Sardoeira Pinto

 

Dia 15 – Visita Orientada – Museu FC Porto

A descoberta da história do FC Porto é uma viagem fascinante pelos 125 anos de vida do clube. A memória azul e branca é transversal a três séculos e faz parte da identidade portuense e portuguesa, admirada e procurada em todo o Mundo. Conhecer e interpretar todo o legado portista é sempre uma experiência única e marcante, tornando-se ainda mais exclusiva através desta Visita Orientada, que tem a assinatura de qualidade do Serviço Educativo do Museu FC Porto. A participação é gratuita mediante a aquisição de bilhete Tour FC Porto. Conduzida por um Orientador do Museu, a visita está sujeita a lotação máxima e a pré-inscrição.

 

Idades: Todas

Horário: 16H00

Duração: 1H15

Preço: Incluído no bilhete Tour FC Porto – consultar tabela geral

Local: Museu FC Porto

Nota- necessária inscrição prévia até às 12h00 da 5ª feira anterior à actividade.

 

Dia 16 – “Taco a Taco no Bilhar” – Oficina Criativa (p/Famílias)

A exposição temporária ‘Bilhar’ é o ponto de partida desta oficina criativa no Museu FC Porto. História e expressão plástica dão as mãos nesta atividade, que permite descobrir 70 anos de memórias e conquistas do Dragão numa modalidade em que o FC Porto também é um dos mais importantes clubes mundiais. Os títulos, as figuras históricas e os caminhos percorridos pela Secção de Bilhar são uma fonte de inspiração para a criação de mesas, tacos ou bolas em miniatura, pequenas construções saídas da imaginação dos mais novos e que vão ganhar forma e cores com a ajuda dos adultos. Brincadeira, criatividade e saber fazem parte deste evento pedagógico e divertido, com marca de referência do Serviço Educativo do Museu FC Porto.

 

Idades: Todas

Horário: 10H30

Duração: 1H30

Preço: Preço: 5€ por criança + acompanhante. Acompanhante extra: 2.50€

Sócios: 10% desconto

Local: Terra do Dragão (Serviço Educativo)

Nota- necessária inscrição prévia até às 12h00 da 5.ª feira anterior à oficina.

 

Dia 29 – Histórias para Dragõezinhos – “Uma Festa de Estar Acordado”

A Festa Grande realiza-se todos os anos, no mês de junho, na Quinta da Almofada, onde vivem os Faz Ó-Ó. Desta vez, e por ideia das irmãs Sonica, Sonequinhas e Sesta, os Faz Ó-Ó vão fazer tudo ao contrário e fazer a festa à noite, o que pode ser nada fácil, mas com uns truques mágicos a ajudar, quem sabe se vão ou não conseguir… A história deste mês é mais uma aventura cheia de peripécias e muitas brincadeiras para descobrir sob a batuta engenhosa, performativa e mágica de Rui Ramos, que vai revelar o mundo de encantar saído do seu, nosso, ‘Baú do Contador’. Neste universo fabuloso, até os adultos se divertem a valer!

 

Idades: 3-10 anos

Horário: 16H00

Duração: 50 min

Preço: 5€ por criança + acompanhante. Acompanhante extra: 2.50€

Sócios: 10% desconto

Local: Terra do Dragão (Serviço Educativo)

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 18 de junho de 2019 – 00:59:48

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...