14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Efapel sobe ao pódio cinco vezes nos Circuitos de Verão

 

 

A Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL terminou ontem a fase dos tradicionais Circuitos de Ciclismo de Verão, que se realizam após terminar a Volta a Portugal e correm localidades que organizam estas provas no âmbito das festas populares, para permitir um contacto mais próximo da população com as equipas do pelotão nacional e seus corredores.


Foi com muito calor e em ambiente de festa que a EFAPEL marcou presença nos cinco circuitos deste ano – Alcobaça, Póvoa da Galega, Malveira, Nafarros e Moita –, onde só não subiu ao pódio no primeiro, em Alcobaça, sendo o melhor classificado Rafael Silva, em 7.º lugar.


Na Póvoa da Galega (Mafra) Rafael Silva ficou em 2.º lugar e no dia seguinte, domingo, fechava o pódio com o 3.º lugar em Malveira, o mesmo lugar que Jóni Brandão ocupou na Prova de Eliminação do Festival de Pista da Malveira, que se realizou a seguir ao circuito. Ontem foi a vez de Bruno Silva triunfar em Nafarros (Sintra) e Antonio Angulo ficar em 2.º lugar na Moita (Marinha Grande). Ao todo, foram cinco vezes que os nossos corredores estiveram no pódio em representação da EFAPEL.

Há uma semana, a 20 de agosto, partia para a estrada o Circuito de São Bernardo, em Alcobaça, o primeiro dos cinco. Uma corrida com 75 km que se definiu logo no início, quando seis corredores fugiram ao pelotão e levaram a fuga até à meta, discutindo a vitória. O homem mais veloz da EFAPEL foi Rafael Silva, sendo o primeiro a chegar logo a seguir ao grupo de escapados, em 7.º lugar. Seguiu-se Bruno Silva, na 16.ª posição.


A ronda pelos circuitos de verão prosseguiu no fim-de-semana. Sábado, dia 24, correu-se o Circuito da Póvoa da Galega, onde Rafael Silva foi o 2.º classificado nesta corrida de 97,5 km, discutida ao sprint entre um grupo composto por mais de 10 fugitivos que chegou à meta. A fuga que se destacou ao longo da prova permitiria no final um duelo de sprinters à chegada, onde Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) ficou na frente de Rafael Silva. Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano) fechou o pódio. Por Equipas foi a EFAPEL que se impôs, ao ocupar o 1.º lugar do pódio.


Domingo o ponto de encontro do pelotão profissional e de equipas de clube foi na Malveira, também concelho de Mafra, onde se realizou a 78.ª edição do Circuito da Malveira, com 55 km à qual se seguiu o Festival de Pista,

também na Malveira.


Rafael Silva voltou a ser o corredor da EFAPEL mais veloz. Concluiu na 3.ª posição um circuito que se decidiu numa luta entre três homens que escaparam ao grupo principal. Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano) venceu na

Malveira, seguido por Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista) com o mesmo tempo, e por Rafael Silva, a 14 segundos. Foram três os corredores da formação de Ovar a acabar no Top 10 e coletivamente a EFAPEL ficou no 3.º lugar da Geral por Equipas.


Concluídos os 55 km do circuito teve lugar, logo de seguida, o Festival de Pista da Malveira, onde na Prova de Eliminação Jóni Brandão foi o 3.º classificado.


A ronda dos circuitos de ciclismo de 2019 terminou ontem com chave de ouro, ao realizarem-se duas corridas: o Circuito de Nafarros, em Sintra e o Circuito da Moita, na Marinha Grande. No primeiro a EFAPEL conquistou a vitória através de Bruno Silva, a quem também pertenceu o Prémio da Volta mais Rápida, no total 10 (95 km ao todo), enquanto o Prémio Montanha ficou com Sérgio Paulinho.


Para fechar e quase em simultâneo, os dois espanhóis da equipa, Antonio Angulo e Marcos Jurado foram convocados para o Circuito da Moita, que somou 25 voltas ao longo de 75 km e onde Angulo terminou em 2.º lugar. Jurado chegava na 14.ª posição, com o mesmo tempo do vencedor.


Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, faz um balanço “positivo dos Circuitos de Verão, tendo em conta que estivemos na discussão de todos, vencemos um dos mais importantes, em Nafarros, vitória que já

tinha acontecido no ano passado com Daniel Mestre e este ano com Bruno Silva, sendo uma boa recompensa para este corredor e para toda a equipa. O Bruno é um atleta que dá 100 % por todos os colegas, daí que seja merecida esta vitória”. Para o dirigente, a equipa esteve toda muito bem nas cinco corridas ao longo dos últimos dias, e “ao fazermos dois segundos lugares em dois circuitos também foi importante. Estas provas são curtas, mas bastante exigentes, com percursos que por norma são sinuosos e onde se torna muito difícil controlar as corridas, daí que todos estejam de parabéns”, concluiu Rúben Pereira.
 
CLASSIFICAÇÕES:
 
CLASSIFICAÇÃO GERAL



 
* Alcobaça – Alcobaça » Circuito: 75 km
1.º André Ramalho (LA Alumínios-LA Sport), 01h45m37s
7.º Rafael Silva (EFAPEL), a 01m31s
16.º Bruno Silva (EFAPEL), a 02m42s
DNF Jóni Brandão (EFAPEL)
DNF Sérgio Paulinho (EFAPEL)
 


* Póvoa da Galega – Póvoa da Galega » Circuito: 97,5 km
1.º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua), 02h22m48s
2.º Rafael Silva (EFAPEL), mt
11.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), a 01m11s
14.º Bruno Silva (EFAPEL), a 06m37s
22.º Henrique Casimiro (EFAPEL), a 08m54s
25.º Jóni Brandão (EFAPEL), a 09m12s
34.º Antonio Angulo (EFAPEL), mt
49.º Fabricio Ferrari (EFAPEL), a 10m13s
51.º Marcos Jurado Rodriguez (EFAPEL), mt
 
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS
1.ª EFAPEL, a 19m56s


 
* Malveira – Malveira » Circuito: 55 km (35 voltas)
1.º Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano), 01h09m39s
3.º Rafael Silva (EFAPEL), a 14s
4.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), a 51s
7.º Bruno Silva (EFAPEL), a 01m01s
13.º Henrique Casimiro (EFAPEL), mt
14.º Antonio Angulo (EFAPEL), mt
16.º Fabricio Ferrari (EFAPEL), mt
23.º Marcos Jurado Rodriguez (EFAPEL), a 01m21s
DNF Jóni Brandão (EFAPEL)
 
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

1.ª Aviludo-Louletano, 03h30m55s
3.ª EFAPEL, a 03h31m02s
 


* Nafarros – Nafarros » Circuito: 95 km (10 voltas)
1.º Bruno Silva (EFAPEL)
 
PRÉMIO MONTANHA
1.ª Sérgio Paulinho (EFAPEL)
 
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS
2.ª EFAPEL

 
* Moita – Moita » Circuito: 75 km (25 voltas)
1.º João Matias (Vito-Feirense-Pnb), 01h38m21s
2.º Antonio Angulo (EFAPEL), mt
14.º Marcos Jurado Rodriguez (EFAPEL), mt
 

 

 

Fotos - Helena Dias, Associação de Ciclismo de Lisboa e EFAPEL

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 19 de outubro de 2019 – 15:23:59

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...