14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Programação Setembro 2019 - Museu FC Porto

 

Setembro em festa no Museu com vistas para o Porto

 

No mês dos aniversários do Museu e do FC Porto, a ‘Rota do Dragão’ na cidade, à noite e de autocarro, e o Dia Mundial do Turismo juntam-se ao início da quinta temporada do ‘Dar Letra à Música’ – Fernando Daniel é o primeiro convidado de 2019-2020.

 

O sexto aniversário do Museu FC Porto e os 126 anos do FC Porto comemoram-se a 28 de setembro e, nesse dia, há uma Visita Orientada à exposição permanente, onde é possível descobrir a história azul e branca, a contar desde 1893, ano da fundação do clube. O património portista marca presença em três séculos bem distintos e diferencia-se pela genuína identidade portuense que o FC Porto assume, orgulhosamente, desde o nascimento. Assim, ao percorrermos a memória dos Dragões, também visitamos o passado da cidade num circuito/discurso expositivo que acumula prémios e distinções nacionais e internacionais.

 

O Museu FC Porto é o primeiro museu Membro Afiliado da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNTWO) e uma das atrações mais procuradas na cidade do Porto e na Região Norte do país. À passagem dos seis anos de atividade, a evolução do Tour FC Porto é uma constante, sempre em benefício da experiência, o conforto e o conhecimento dos visitantes.

 

Nesse sentido, novos audioguias foram implementados através da Museu & Tour APP e em cinco idiomas (serão seis, brevemente),acentuando o caráter avançado e interativo das visitas ao Museu e ao Estádio do Dragão. A 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, esta nova funcionalidade também será uma escolha acertada para assinalar a efeméride do calendário internacional. Se o visitante não quiser ou não puder utilizar o seu próprio smartphone, o Museu também dispõe de equipamentos para este serviço.

 

A ‘Rota do Dragão’, projeto desenvolvido pelo Museu FC Porto e o historiador Joel Cleto, regressa às ruas da cidade do Porto no dia 20 de setembro, com um atrativo e confortável passeio cultural noturno a bordo de um autocarro da ‘Porto SightSeeing’, graças a uma parceria com a ROLLER TOWN, empresa do Grupo Cityrama/Barraqueiro, membro da GRAY LINE PORTUGAL. Com Joel Cleto a revelar memórias e outras curiosidades da história do clube e do Porto, a ‘Rota do Dragão’ (no Museu e/ou na cidade) é uma iniciativa distinguida com o Prémio Informação Turística da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

 

Também já com um projeto consolidado e a ganhar, cada vez mais, um número sensacional de seguidores, o jovem Fernando Daniel é o convidado do ‘Dar Letra à Música’ (dia 26). Com o humor, as provocações e as perguntas da habitual dupla de apresentadores, os serões de entretenimento puro no Museu regressam em setembro, assinalando o início da quinta temporada de um evento que faz parte, há muito, dos roteiros de animação cultural da Invicta.

 

‘A Casa de Luanda no Porto’, a decorrer na Sala Multiusos do Museu, e ‘Nesta Casa Mora o Dragão’, patente na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, são duas exposições temporárias para visitar em setembro, ambas com entrada livre e, naturalmente, dirigidas a públicos de todas as idades e com programação paralela associada. É o caso do ciclo de conferências moderadas pelo jornalista Júlio Magalhães e o historiador Joel Cleto no auditório do Museu (dias 5 e 19), onde as conversas terão como ponto de inspiração a mostra ‘A Casa de Luanda no Porto’ e temas relacionados com as afinidades históricas entre Angola/Luanda e o FC Porto/cidade do Porto.

 

Todos os eventos no Museu FC Porto são perfeitos para viver, descobrir e participar em família, mas o mês de setembro também reserva dias com programação particularmente dirigida aos mais novos. No regresso de ‘Teatro com Dragõezinhos’, o espetáculo “Castelos na Areia” (dia 22) já tem bilhetes à venda e o mesmo acontece com a ‘Música com Dragõezinhos’ (dia 1) e as ‘Histórias para Dragõezinhos’ (dia 21). A oficina criativa ‘Os Guardiães da Constelação Dragão’ (dia 15) encontra-se, igualmente, com inscrições abertas a crianças e acompanhantes que pretendam adquirir lugar nesta atividade que tem a marca de referência do Serviço Educativo do Museu.

 

Mais informações sobre o Museu FC Porto, o Tour FC Porto e toda a programação do mês de setembro disponíveis em www.museufcporto.pt.

 

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2019

 

 

Dias 1 a 30 – Objeto do Mês: Bola de Futebol - 1978

O FC Porto mudou a história na época de 1977-1978, quando regressou à conquista do título de campeão nacional de futebol. O êxito escapava ao clube desde 1959 e o fim da espera chegou com o treinador José Maria Pedroto, o diretor Jorge Nuno Pinto da Costa e um plantel determinado a impor a força do Dragão. Autografada pelos protagonistas dessa importante conquista, a bola de futebol apresentada é mais uma relíquia saída das Reservas do Museu, que celebra 6 anos em setembro. Em exibição no Hall, área de circulação livre, e com vistas para a riqueza e a diversidade da coleção portista, ‘Objeto do Mês’ coloca a história e o património do clube ainda mais ao alcance de todos.

 

Idades: Todas
Horário: 10H00 - 19H00
Preço: Entrada livre
Local: Hall do Museu

 

Dias 1 a 30 – “A Casa de Luanda no Porto” – Exposição Temporária

O Museu FC Porto recebe uma exposição temporária inédita, que assinala 20 anos da inauguração oficial da Casa do FC Porto de Luanda e sublinha, na Invicta, afinidades históricas, artísticas e desportivas entre duas cidades e dois países. O FC Porto em Angola, a presença a angolana no clube ao longo dos tempos, a atividade da Casa do FC Porto de Luanda, os mais de 500 anos de ligações históricas entre Luanda e o Porto, a história de Angola desde as origens à atualidade, os novos valores culturais e artísticos do país, sem esquecer a força desportiva da AFA - Academia de Futebol de Angola, são os segmentos de numa mostra que também celebra 125 anos de FC Porto e traz a Portugal a marca empreendedora do povo angolano. O evento é uma organização da Casa do FC Porto de Luanda, em parceria com o Museu FC Porto, e decorre na Sala Multiusos até outubro de 2019.

 

Idades: Todas

Horário: 10H00 - 19H00

Preço: Entrada livre
Local: Sala Multiusos

 

Dias 1 a 29 – “Nesta Casa Mora o Dragão” - Exposição Temporária – Casa da Cultura Mestre José Rodrigues

O Museu FC Porto prossegue a sua nova etapa de programação de exposições temporárias e outras ativações de marca que permitam levar a museologia portista, já reconhecida e premiada, para fora de portas. Numa parceria que junta as Filiais e Delegações azuis e brancas e as instituições culturais locais, a iniciativa “Nesta Casa Mora o Dragão” chega desta feita a Alfândega da Fé, concretamente à Casa da Cultura Mestre José Rodrigues (com traço arquitectónico de Alcino Soutinho), numa co-organização com a Casa do FC Porto de Alfândega da Fé e com o apoio da Câmara Municipal de Alfândega da Fé. Uma mostra de fotografia e um acervo de objectos da coleção do FC Porto, entre outras curiosidades e surpresas, realçam um conceito – inserido no espírito da Área Temática 28. - que visa aproximar o Museu e a história clubística das pessoas e dos territórios. A exposição global “Nesta Casa Mora o Dragão” pode ser visitada na capital da Cereja do Nordeste Transmontano até ao final de setembro.

 

Idades: Todas
Horários: segunda a sexta – 09H00 – 18H00; sábado e domingo - 10H00 - 18H00
Preço: Entrada livre
Local: Casa da Cultura Mestre José Rodrigues / Alfândega da Fé

 

 

Dia 1 – Música com Dragõezinhos – “Bandas Sonoras”
Duas sessões de concertos que se realizam na Terra do Dragão, em parceria com a Trupe Sons em Cena. No ambiente rico de “Música com Dragõezinhos”, onde as histórias contadas e os sons são elementos de magia, conhecimento e sociabilização, o Indy, a Catarina e o Lipe conduzem uma experiência para todas as crianças até aos 4 anos de idade.

 

Idades: 0-4 anos

Horários: 10H15|11H30

Duração: 50 min

Preço: 10€ por criança + acompanhante. Acompanhante extra: 2.50€

Sócios: 10% desconto

Local: Terra do Dragão (Serviço Educativo).

 

 

Dia 5 – “A Casa de Luanda no Porto” – Conferência: “O Desporto e a ligação Angola/Portugal”

No âmbito da exposição temporária ‘A Casa de Luanda no Porto’, o Museu recebe um ciclo de conferências subordinadas a temas inspirados nesta mostra inédita. Com apresentação e moderação do jornalista Júlio Magalhães e do historiador Joel Cleto, um painel de convidados debate, neste dia, ‘O Desporto e a ligação Angola/Portugal’. A conversa vai decorrer no Auditório Fernando Sardoeira Pinto e será mais um forte apontamento cultural e sociológico enquadrado num evento que, entre outros segmentos, revisita memórias e intérpretes desportivos angolanos na história do FC Porto. A exposição ‘A Casa de Luanda no Porto’ assinala 20 anos da inauguração oficial da Casa do FC Porto de Luanda e sublinha, na Invicta, afinidades históricas, artísticas e desportivas ao longo de mais de cinco séculos de ligações históricas entre as cidades de Luanda e do Porto. A iniciativa é uma organização da Casa do FC Porto de Luanda, em parceria com o Museu FC Porto.

 

Idades: M/6 anos

Horário: 21H00

Preço: Entrada livre
Local: Auditório Fernando Sardoeira Pinto

Nota -Participação sujeita à lotação da sala.

 

 

Dia 14 – Visita Orientada – Museu FC Porto

A descoberta da história do FC Porto é uma viagem fascinante pelos 126 anos de vida do clube, celebrados a 28 de setembro. A memória azul e branca é transversal a três séculos e faz parte da identidade portuense e portuguesa, admirada e procurada em todo o Mundo. Conhecer e interpretar todo o legado portista é sempre uma experiência única e marcante, tornando-se ainda mais exclusiva através desta Visita Orientada, que tem a assinatura de qualidade do Serviço Educativo do Museu FC Porto. A participação é gratuita mediante a aquisição de bilhete Tour FC Porto. Conduzida por um Orientador do Museu, a visita está sujeita a lotação máxima e a pré-inscrição.

 

Idades: Todas

Horário: 16H00

Duração: 1H15

Preço: Incluído no bilhete Tour FC Porto – consultar tabela geral

Local: Museu FC Porto

Nota- necessária inscrição prévia até às 12h00 da 5.ª feira anterior à atividade.

 

Dia 15 – “Os Guardiães Da Constelação Dragão” – Oficina Criativa (p/Famílias)

O 6.º aniversário do Museu FC Porto celebra-se a 28 de setembro, dia em que o FC Porto comemora 126 anos de existência, mas a festa começa mais cedo na Terra do Dragão, com uma oficina criativa bem à medida das famílias portistas. A história do clube é um orgulho azul e branco cintilante e protegido pelos ‘Guardiães da Constelação Dragão’, equipados com sabres mágicos iluminados a azul. Cada novo guardião constrói o próprio sabre, mas os mais velhos também ajudam nas tarefas e transmitem o conhecimento do passado. Depois, bem dentro do coração do Museu, uma visita à ‘Constelação do Dragão’, na exposição permanente, vai revelar ainda mais o brilho das criações e de grandes conquistas do FC Porto ao longo dos tempos. A atividade, pedagógica e divertida, distingue-se pela marca de qualidade reconhecida do Serviço Educativo do Museu.

 

Idades: Todas

Horário: 10H30

Duração: 1H30

Preço: Preço: 5€ por criança + acompanhante. Acompanhante extra: 2.50€

Sócios: 10% desconto

Local: Terra do Dragão (Serviço Educativo)

Nota- necessária inscrição prévia até às 12h00 da 5.ª feira anterior à oficina.

 

 

Dia 19 – “A Casa de Luanda no Porto” – Conferência: “Porto e Luanda, História de uma longa relação”

No âmbito da exposição temporária ‘A Casa de Luanda no Porto’, o Museu recebe um ciclo de conferências subordinadas a temas inspirados nesta mostra inédita. Com apresentação e moderação do jornalista Júlio Magalhães e do historiador Joel Cleto, um painel de convidados vai refletir sobre ‘Porto e Luanda, História de uma longa relação’, abordando assim um dos segmentos mais transversais aos conteúdos reunidos na mostra. A conversa tem lugar no Auditório Fernando Sardoeira Pinto e representa outro momento de destaque na agenda da programação associada à exposição ‘A Casa de Luanda no Porto’, que assinala 20 anos da inauguração oficial da Casa do FC Porto de Luanda e sublinha, na Invicta, afinidades históricas, artísticas e desportivas ao longo de mais de cinco séculos de ligações históricas entre as cidades de Luanda e do Porto. A iniciativa é uma organização da Casa do FC Porto de Luanda, em parceria com o Museu FC Porto.

 

Idades: M/6 anos

Horário: 21H00

Preço: Entrada livre
Local: Auditório Fernando Sardoeira Pinto

Nota -Participação sujeita à lotação da sala.

 

 

Dia 20 – Rota do Dragão – Visita na Cidade c/ Joel Cleto
O Porto é uma cidade de dragões que se descobrem nesta visita original, desta vez em autocarro e noturna, liderada por Joel Cleto. Esta é uma forma bem invulgar de conhecer a história portista e portuense, acompanhando o historiador em novas descobertas pelos caminhos ricos em memórias e curiosidades sobre a Invicta, sempre com muitas vistas para o azul e branco do FC Porto. Distinguido em 2019 com o Prémio Informação Turística pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), ‘Rota do Dragão’ é um projeto inovador que o Museu FC Porto e o historiador Joel Cleto desenvolvem desde 2014, mantendo uma linha de qualidade e evolução na descoberta, compreensão e partilha da história, dentro do Museu ou na cidade, mas sempre no coração do Porto e com um caráter surpreendente associado a cada visita. A‘Rota do Dragão’ deste mês é uma experiência a bordo de um autocarro ‘Porto SightSeeing’ e uma iniciativa do Museu FC Porto em parceria com a ROLLER TOWN, empresa do Grupo Cityrama/Barraqueiro, Membro da GRAY LINE PORTUGAL. A participação é limitada e aconselha-se inscrição prévia.

 

Idades: Todas
Horário: 21h30
Duração: 2H00
Preço: 20€ por adulto (pack Rota do Dragão/Visita na Cidade + voucher Tour FC Porto); 10€ por adulto (Rota do Dragão/Visita na Cidade); crianças 0-4 anos não pagam; crianças/jovens 5-12 anos pagam 50%; sócios/adultos e seniores: 10% desconto.

Próximas datas: Museu - 27 outubro (15h30) | 23 novembro (15h30)
Nota - evento sujeito a compra antecipada e a inscrição prévia, assim como a lotação máxima; não são vendidos bilhetes no local; as visitas ao Estádio do Dragão têm horários pré-determinados e estão sujeitas a lotação máxima; visita ao Estádio não disponível em dias de jogo no Estádio do Dragão.

 

 

Dia 21 – “A Casa de Luanda no Porto” – Visita Orientada

Com a exposição temporária “A Casa de Luanda no Porto” a decorrer na Sala Multiusos até outubro, o Serviço Educativo do Museu organiza uma visita orientada que proporciona um olhar ainda mais exclusivo, pedagógico e cultural sobre o evento. A exposição assinala 20 anos da inauguração oficial da Casa do FC Porto de Luanda e sublinha, na Invicta, afinidades históricas, artísticas e desportivas entre duas cidades e dois países. O FC Porto em Angola, a presença a angolana no clube ao longo dos tempos, a atividade da Casa do FC Porto de Luanda, os mais de 500 anos de ligações históricas entre Luanda e o Porto, a história de Angola desde as origens à atualidade, os novos valores culturais e artísticos do país, sem esquecer a força desportiva da AFA - Academia de Futebol de Angola, são os segmentos de numa mostra organizada pela Casa do FC Porto de Luanda, em parceria com o Museu FC Porto.

 

Idades: Todas

Horário: 11H30

Duração: 45 min

Preço: Entrada livre
Local: Sala Multiusos

 

 

Dia 21 – Histórias para Dragõezinhos – “Um Bolo Com Velas Mágicas”

Todos os anos, em setembro, o Bolo Gigante de Aniversário da pastelaria da Dona Docinha é a grande atração no centro da Vila Pudim, por causa da grande festa dos Dois Aniversários, celebrados no mesmo dia e à mesma hora. Ora, desta vez, os habitantes, os Pudins, só querem cantar uma vez os parabéns e que se soprem só uma vez as velas nos Dois Aniversários. Mas como fazer para que as velas possam valer por dois de uma só vez? A história deste mês é mais uma aventura cheia de peripécias e muitas brincadeiras para descobrir sob a batuta engenhosa, performativa e mágica de Rui Ramos, que vai revelar o mundo de encantar saído do seu, nosso, ‘Baú do Contador’. Neste universo fabuloso, até os adultos se divertem a valer!

 

Idades: 3-10 anos

Horário: 16H00

Duração: 50 min

Preço: 5€ por criança + acompanhante. Acompanhante extra: 2.50€

Sócios: 10% desconto

Local: Terra do Dragão (Serviço Educativo)

 

 

Dia 22 – Teatro com Dragõezinhos – “Castelos Na Areia”

A Paulinha e a Sofia vão à praia pela primeira vez e levam muita curiosidade. Do nascer ao pôr do sol, as duas meninas vão viver um dia fantástico, descobrindo, até, o fundo do mar de uma maneira muito divertida. Numa aventura de verão, cheia de brincadeiras e com castelos de areia, o espetáculo desperta a atenção das crianças dos 0 aos 4 anos para o mundo que as rodeia. Novidade de 2019 na programação do Museu FC Porto dirigida às famílias, ‘Teatro com Dragõezinhos’ é uma experiência cognitiva na Terra do Dragão (espaço do Serviço Educativo). Representação, contos e música combinam-se em cena, mas outra boa parte do segredo está na interação com a plateia. Através da magia do cenário, da imaginação e do som, a diversidade das experiências adapta-se às diferentes idades do público participante. O evento é uma organização do Museu FC Porto em parceria com a ETCetera - Associação Artística.

 

Idades: 0-4 anos

Horário: 11H00
Duração: 40 min

Preço: 10€ por criança + acompanhante. Acompanhante extra: 2.50€

Sócios: 10% desconto

Local: Terra do Dragão (Serviço Educativo).

 

Dia 26 – Dar Letra à Música: Fernando Daniel

A primeira sessão da quinta temporada do ‘Dar Letra à Música’ (DLAM) apresenta mais uma estreia no auditório do Museu, com Fernando Daniel a levar ao palco histórias e canções de uma carreira ainda curta, mas já com selo de qualidade e sucesso garantido. O jovem músico português, natural de Estarreja, saiu do anonimato como vencedor do concurso televisivo ‘The Voice 2016’ e tomou, desde então, um lugar firme entre os talentos nacionais emergentes. ‘Salto’ é o álbum de estreia que fez chegar ao público este ano e o disco surgiu com tudo o que Fernando Daniel tem de melhor nesta fase de afirmação, incluindo os hits ‘Espera’ e ‘Nada Mais’, o que justifica, sem esforço, nem favor, a crescente legião de fãs que o acompanha. Fernando Daniel está em ponto de rebuçado para ir a jogo no serão de entretenimento puro do DLAM. Com as perguntas e o humor a cargo da habitual dupla de apresentadores e provocadores, o evento é uma organização do Museu FC Porto, em parceria com a Associação Sótão Paralelo (“Conta-me Histórias”), sujeito à lotação da sala.

 

Idades: M/6 anos

Horário: 21H30

Preço: Sócios – 5€; Público Geral – 7,50€

Local: Auditório Fernando Sardoeira Pinto

 

 

Dia 27 – Dia Mundial do Turismo

O Museu FC Porto, o primeiro de sempre a integrar a UNTWO (Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas), e o Estádio do Dragão fazem parte das principais atrações da cidade do Porto, destino de referência internacional. O Tour FC Porto também é imperdível no Dia Mundial do Turismo (DMT), revelando o passado e a modernidade do presente do clube, bem como a profunda relação do FC Porto com a cidade. As visitas ao Museu e ao Estádio estão disponíveis em diferentes idiomas, através da Museu & Tour APP e de novos audioguias (consulte a tabela geral de preços) com conteúdos que proporcionam uma experiência ainda mais exclusiva. Mantenha-se atento à divulgação de mais novidades sobre o DMT, dia com vistas para o 6.º aniversário do Museu e perfeito para celebrar o Dragão que cruza todas as fonteiras do Mundo há 126 anos!

 

Idades: Todas

Horário: 10H00 - 19H00

Preço: Visitas - Tabela Geral; Outras Atividades - sob consulta

 

 

Dia 28 – 6.º Aniversário Museu FC Porto

O 6.º aniversário do Museu FC Porto celebra-se com uma programação imperdível. A surpresa faz parte da festa, mas diversão, cultura e história vão cruzar-se neste dia tão importante, em que também se comemoram os 126 anos do FC Porto. Mantenha-se atento à divulgação de mais novidades sobre a celebração e a animação que lhe preparamos e descubra como vai ser mesmo especial visitar o Museu nesta data querida!

 

Idades: Todas

Horário: 10H00 – 19H00

Preço: Visitas - Tabela Geral; Outras Atividades - sob consulta

 

 

Dia 28 – Visita Orientada – Museu FC Porto – 6.º Aniversário

No dia do sexto aniversário do Museu, a descoberta da história do FC Porto é uma viagem fascinante pelos 126 anos de vida do clube, também celebrados nesta data. A memória azul e branca é transversal a três séculos e faz parte da identidade portuense e portuguesa, admirada e procurada em todo o Mundo. Conhecer e interpretar o legado portista é sempre uma experiência única e marcante, tornando-se ainda mais exclusiva através desta Visita Orientada. A participação é gratuita mediante a aquisição de bilhete Tour FC Porto e está sujeita a lotação máxima e a pré-inscrição.

 

Idades: Todas

Horário: 16H00

Duração: 1H15

Preço: Incluído no bilhete Tour FC Porto – consultar tabela geral

Local: Museu FC Porto

Nota- necessária inscrição prévia até às 12h00 da 5.ª feira anterior à atividade.

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 19 de outubro de 2019 – 02:07:33

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...