18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Luís Mendonça vence o 3.º Grande Prémio Douro Internacional

Luís Mendonça conquista o 3.º Grande Prémio Douro Internacional com grande prestação de toda a equipa
 
Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor sagrou-se hoje em Lamego o vencedor da 3.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo do Douro Internacional. Foi João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) quem venceu a 5.ª Etapa, mas o 12.º lugar do corredor da estrutura de Águeda, a 30 segundos, foi suficiente para garantir a Camisola Amarela que assumiu desde a 1.ª Etapa, defendida com muita garra e o trabalho incansável de toda a equipa. Dia após dia, a equipa teve total entrega na estrada, desde o quilómetro zero até ao fim, sendo premiada também com a Geral coletiva.
A última tirada da prova teve 144,4 km de percurso, com partida e chegada em Lamego e prometia muitas movimentações, por ser o dia de todas as decisões. Com a Glassdrive / Q8 / Anicolor a assumir a corrida, um grupo de nove corredores conseguiu destacar-se aos 31 km. Pouco depois juntaram-se mais duas unidades, aumentando para 11 o número de fugitivos.
 
A vantagem estabilizou nos dois minutos e foi nos últimos 10 km que três fugitivos atacaram e passaram para a cabeça de corrida. Aguentaram até ao fim e discutiram entre si a vitória, ao sprint, com João Medeiros a vencer. Luís Mendonça foi o 12.º classificado, mas a Camisola Amarela estava garantida, conquistando assim a Geral Individual e dos Pontos, Camisola Verde. No Top 10 da Geral ficaram também Frederico Figueiredo (4.º classificado) e Artem Nych (8.º lugar).
Luís Mendonça: “Foi uma etapa demorada, sempre na ansiedade de querer fazer bem e não querer cometer erros. Até um furo na altura errada podia deitar tudo a perder. Tive uma super equipa do meu lado, houve uma fuga que tivemos de estar sempre a gerir até chegar a Lamego, para respirar fundo e dizer que ganhei o prémio. São cinco etapas de Camisola Amarela, de facto era um prémio sem chegadas em alto, mas explosivas, que encaixavam bem nas minhas características. A 1.ª Etapa já a tinha debaixo de olho. Mas depois o dia-a-dia foi sempre a estudar o livro, ver tudo ao pormenor para nada falhar. Não estava a contar com quebras físicas grandes. Mas confesso que talvez hoje me senti mais fraco fisicamente. Ou então era o nervoso miudinho para deixar-me com dúvidas. Dedico esta vitória a toda a equipa, tive todos do meu lado, foram incansáveis, sempre a acreditar em mim. Fizeram um trabalho incansável desde o primeiro dia, eu ia confortável, só tinha de tentar rematar, mas eles tinham de ir concentrados desde o quilómetro zero e sei bem o que isso é”.
Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Foi uma grande vitória de toda a equipa! Não me canso de enaltecer o grande trabalho deste grupo. É uma vitória que serve aos sete, neste caso seis, porque foram os que terminaram a prova, mas incluo o Fábio Costa que também iniciou. É uma vitória de todos: Fábio, Mauricio, Sergio, James, Artem, Frederico e Mendonça, todos estiveram a um grande nível e é uma recompensa de todo o trabalho do grupo. Penso que isso é fundamental para os nossos patrocinadores e parceiros que nos acompanham, porque esses são os valores da nossa equipa”.
CLASSIFICAÇÕES:
3.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO DO DOURO INTERNACIONAL
5.ª ETAPA: Lamego – Lamego » 144,4 km
 
CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 5.ª ETAPA
1.º João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 03h29m17s
2.º Carlos Salgueiro (AP Hotels-Tavira-Farense), mt
3.º Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), a 02s
12.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 30s
14.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt
23.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt
30.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt
68.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m00s
69.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt
 
CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 5.ª Etapa)
1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 18h44m30s
2.º Luís Gomes (Kelly / Simoldes / UDO), a 21s
3.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 26s
4.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 29s
8.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 37s
18.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m50s
43.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 37m28s
57.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01h07m09s
 
CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS
1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 56h15m08s
 
CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE
1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 114 Pontos
2.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 88 Pontos
16.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 27 Pontos
 
CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS ESPECIAIS – VERMELHA
1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 14 Pontos
7.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 12 de julho de 2024 – 23:05:14

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...