Artem Nych, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, fez hoje história na Guarda ao conquistar a liderança da 84.ª Volta a Portugal. O corredor foi o 2.º classificado no final da 6.ª Etapa, que ligou Penamacor à cidade mais alta de Portugal Continental, após percorrer 168,5 km que relançaram a Prova Rainha para a estrutura de Águeda. Também Frederico Figueiredo esteve em bom plano, ao finalizar hoje com a 8.ª posição, mesmo lugar que ocupa na Geral Individual.
Depois da dureza do dia anterior, a 6.ª Etapa seria mais um dia exigente, com um percurso marcado por muito sobe e desce, sobretudo nos últimos 40 km, com uma contagem de 3.ª categoria a coincidir com a meta. O início teve muitas movimentações, juntando-se um grupo com 13 unidades onde a Glassdrive / Q8 / Anicolor esteve representada por Luís Mendonça e Rafael Reis.
Houve várias mexidas na corrida e na parte final formaram-se dois grupos. O da frente entrou nos últimos 5 km apenas com cinco corredores, onde estava Artem Nych. Foi dentro da subida final que Nych atacou e levou consigo Luís Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), para uma discussão final a dois, com a vitória a sorrir à concorrência, com 14 segundos de vantagem. Apesar de não ter conquistado a etapa, Nych fez valer o esforço dos colegas Luís Mendonça e Rafael Reis ao longo da tirada, ao assumir a liderança da Geral Individual.
Amanhã chega o dia de descanso, com o regresso do pelotão à estrada na quinta-feira, dia 17. A 7.ª Etapa vai ligar Torre de Moncorvo a Montalegre, ao longo de 162,6 km, com um Prémio de Montanha de 1.ª categoria aos 121,5 km e pela chegada até ao alto do Larouco.
DECLARAÇÕES:
Artem Nych, Camisola Amarela: “Estou muito feliz por estar com a Camisola Amarela. Agradeço à minha equipa, porque fez um excelente trabalho nesta etapa, foi incrível! Até onde pode ir esta camisola? Fica cá, se a minha equipa me ajudar, senão será impossível manter a Amarela. Vamos ver como correm os próximos dias, vai ser duríssimo, mas a nossa equipa está pronta para o que temos pela frente. Para mim, o calor tem sido muito difícil, sofri muito na Torre. Eu morava na Sibéria, por isso está a ser muito difícil. Veremos se consigo chegar a Viana do Castelo de Amarelo, isto não vai mudar nada, queremos é ganhar a Volta, seja com que for da equipa”.
Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Isto é ciclismo. Tenho na equipa algo que poucas têm: qualidade e talento. E tendo qualidade e talento, podemos esperar tudo destes ciclistas. Nada está ganho, mas também nada está perdido. Neste momento o nosso líder é o Camisola Amarela e a corrida vai-se fazendo. O Artem tem vindo a provar que é um ciclista que pode ganhar a Volta a Portugal e se verificarem o seu palmarés só vão comprovar isso mesmo. É um ciclista de enorme qualidade, aliás como toda a equipa. Todos sem exceção fizeram um grande trabalho! Acima de tudo uma equipa é isto: ganhar só ganha um, vestir a Camisola Amarela só veste um, mas o trabalho mais difícil é conseguir uni-los e pôr a máquina a trabalhar e hoje foi a prova disso. O ciclismo não depende só de um ciclista, depende de uma equipa. Ontem foi um dia menos bem conseguido da equipa, foi um dia muito mau do Mauricio e hoje não foi uma vitória porque ainda não ganhámos nada, ainda há muita corrida. Vamos passar o dia de descanso de Amarelo, mas ainda faltam dias decisivos. Tudo iremos fazer para que a corrida vá a nosso favor”.
CLASSIFICAÇÕES:
84.ª VOLTA A PORTUGAL
6.ª ETAPA: Penamacor – Guarda » 168,5 km
CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 6.ª ETAPA
1.º Luís Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), 04h24m59s
2.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 14s
3.º Ivan Cobo (Equipo Kern-Pharma), a 47s
8.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m04s
14.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m32s
15.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m59s
18.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m21s
49.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09m42s
98.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 29m06s
CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (6.ª Etapa)
1.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 28h07m53s
2.º Délio Fernández (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), a 27s
3.º Colin Stüssi (Team Vorarlberg), a 30s
8.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m49s
18.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m21s
34.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 17m17s
45.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 28m48s
46.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 29m03s
93º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m20m08s
CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS
1.ª Euskaltel-Euskadi, 84h27m08s
2.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 01m15s
CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – LARANJA
1.º Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA), 100 Pontos
5.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 66 Pontos
21.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 13 Pontos
42.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos
CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – BOLINHAS AZUIS
1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 41 Pontos
15.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 7 Pontos
17.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 5 Pontos
30.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos
31.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos
Fotos: João Fonseca Photographer