18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Golden Age Gym Festival - Funchal

Ginástica para todos traz Europa à Madeira de 2 a 7 de Outubro
 
Foram cerca de 2000 pessoas que encheram na tarde de ontem,  o Parque de Santa Catarina, no Funchal, depois de uma parada com as cores nacionais dos 18 países participantes naquela que foi a cerimónia de abertura da 8ª edição do Golden Age Gym Festival. O GAGF 2022, é um evento de ginástica para todos, destinado a grupos compostos por ginastas com idades acima dos 50 anos.  
O Festival é realizado de dois em dois anos, sendo atribuído à Federação de Ginástica de Portugal pela European Gymnastics.  Realizado em parceria com o Município do Funchal e com a Associação de Ginástica da Madeira, o GAGF é um festival de ginástica não competitiva, no qual estão inscritos  118 grupos distintos. As anteriores edições do GAGF decorreram nas seguintes cidades: Maspalomas (2008), Portimão (2010), Montecatini (2012), Toulouse (2014), Portoroz (2016), Pesaro (2018) e Rethymno (2020).
 
PROGRAMA: 
Durante a semana do GAGF, o Funchal será palco de inúmeras apresentações gímnicas, desfiles, workshops desportivos e, sobretudo, da animação trazida pelas classes de ginástica participantes.   
Os workshops estão divididos conforme os públicos-alvo; os abertos são destinados a toda a população em geral e dentro dos exemplos possíveis, destaque para o Yoga, Aerodance, Pilates, Zumba Gold, Salsa, Danças Tradicionais, Tai-Chi, Artes Marciais entre outros. Já os workshops fechados são destinados às federações participantes e contam com um vasto leque de diferentes tipos de exercícios de ginástica como coreografias especiais, ginástica sénior, jogos tradicionais, atividades aquáticas, acrobática para todos e aeróbica. 
 
Estas atividades decorrerão na Praça do Município e no Parque de Santa Catarina, local onde também decorrerá a cerimónia de encerramento e onde estará sediado o  village do evento . 
 
PAÍSES PARTICIPANTES: 
Azerbaijão, Bulgária, República Checa, Estónia, Portugal, Finlândia, Grécia, Islândia, Alemanha, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Eslovénia, Suíça, Eslováquia. Portugal estará representado com 115 participantes enquanto a Noruega será a federação com maior presença no evento, estimando a participação de 371 elementos. 
DECLARAÇÕES 
 
Alexandra Pereira, Vice-presidente da FGP e Chefe de Delegação da equipa portuguesa. 
“A delegação portuguesa vai estar em força a representar as cores nacionais, com a maior delegação desde a primeira edição do evento, constituída por 115 ginastas, 8 grupos e 6 clubes.  As exibições nacionais serão demonstrativas do trabalho que se realiza em Portugal, no que à atividade gímnica sénior diz respeito. Razão pela qual, Portugal continua a ser uma referência nesta disciplina.  A criatividade, rigor, alegria, amizade, tradição e convívio são as palavras-chave dos trabalhos portugueses.  Durante o evento os ginastas terão a hipótese de experimentar, em workshops, diferentes atividades físicas e culturais. A socialização e convívio entre os ginastas de outros países será uma realidade. Este evento é uma homenagem à vida saudável, à amizade e à importância do envelhecimento ativo”  
 
EMBAIXADORES DO EVENTO: 
 
João Rodrigues, windsurfista madeirense, antigo velejador olímpico com presença em 7 jogos entre 1992 e 2016 é um dos embaixadores do Golden Age Madeira. Com 35 anos de carreira em cima de uma prancha de windsurf e 63 medalhas conquistadas -  31 de ouro, 18 de prata e 14 de bronze - o padrinho do evento já deixou uma mensagem a todos os participantes: "É uma enorme honra ser padrinho do Golden Age Gym Festival! Mais ainda, quando o mesmo terá lugar na minha terra natal, a Pérola do Atlântico. Agora que também entrei na idade de ouro, revejo-me particularmente nestes eventos, que nos permitem continuar a reviver e criar momentos inesquecíveis! 
 
Filipa Martins, a melhor ginasta portuguesa de sempre também é uma das embaixadoras do GAGF 2022.  Entre o seu glorioso currículo desportivo destaque para a conquista de várias medalhas na Taça do Mundo de ginástica artística, uma medalha de bronze nas Universíadas 2015 (Coreia do Sul) duas participações olímpicas e várias participações de relevo em campeonatos europeus. Em 2015, a atleta natural da Maia terminou o ano na liderança do ranking mundial de paralelas assimétricas da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Um feito que lhe valeu a atribuição do prémio de Atleta do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP). Em 2016, Filipa Martins alcançou a melhor participação olímpica de sempre de uma ginasta portuguesa ao concluir o concurso ‘all-around dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.  Já em 2021, poucos meses antes da sua segunda participação olímpica (foi 43.ª classificada no concurso “all around” dos Jogos Olímpicos de Tóquio), Filipa Martins apresentou um novo elemento técnico na prova de paralelas assimétricas nos Europeus de ginástica artística, elemento esse que viria a ser incluído no código de pontuação internacional e batizado com o seu nome. 
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 01:32:59

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...