>
Encerrado o segundo dia de qualificações do Campeonato do Mundo de Ginástica Rítmica já são conhecidos os resultados finais dos aparelhos Arco e Bola. Duas das três ginastas portuguesas em prova atingiram resultados equivalentes ao Alto Rendimento Nível B nos dois aparelhos, mostrando assim consistências no percurso que têm vindo a realizar e ainda que o nível da Ginástica Rítmica nacional tem vindo a subir.
Laura Sales (GCP) foi 55ª classificada em Arco com 15.300 pontos e 66ª em Bola com 14.900 pontos enquanto que Margarida Ferreira (GCP) foi 58ª em Arco com 15.150 pontos e 68ª em Bola com 14.850 pontos. Ambas alcançaram lugares na primeira metade da tabela classificativa sendo que em Arco participaram um total de 150 ginastas e em Bola 149. Este grande evento conta com a presença de61 países.
Portugal esteve ainda representado na Bulgária por Maria Canilhas (GCP) que foi 98ª em Bola com 13.100 pontos e 100ª em Arco com a mesma nota.
Para a ginasta esta participação foi vivida com um misto de emoções. Aos 21 anos decidiu afastar-se dos praticáveis de competição, tendo sido esta a sua última participação num evento internacional.
A capitã de equipa e a ginasta mais experiente da delegação foi a primeira a pisar o praticável nos dois dias mostrando segurança e dando confiança às suas colegas. Despede-se neste Campeonato do Mundo com dois exercícios limpos, sem falhas de queda de aparelho, ( o principal objectivo para esta competição) com a expressividade e elegância que lhe são características.
No último ano mostrou que há sempre espaço para evolução independentemente da idade, revelando melhorias ao nível da execução e subindo as suas notas relativamente às competições anteriores.
Para Maria hoje foi O EXERCÍCIO DE BOLA, aquele com qual deixou a sua marca na Ginástica Rítmica nacional e internacional e fê-lo de forma exímia.
Um exemplo de dedicação e amor à disciplina!