José Pedro Faria regressa às pistas com vitória categórica em Espanha
José Pedro Faria esteve ausente das pistas cerca de quatro meses devido a uma delicada intervenção cirúrgica a um ouvido e regressou este fim de semana para disputar a terceira prova das Series Rotax em Espanha, na pista de Alcañiz, integrada no Circuito Internacional Motorland, próximo de Zaragoza. Com apenas um treino, o piloto de Amarante surpreendeu até os mais otimistas, pois deu um recital de condução, vencendo de forma categórica a Final 1 perante a 30 adversários!
Com um passado que fala por si, sendo que o mais recente remonta apenas há nove meses, altura em que se sagrou Campeão Nacional de Karting 2012 da categoria X30 – a classe rainha em Portugal –, José Pedro Faria optou esta temporada por disputar apenas as Series Rotax em Espanha. Contudo, o piloto português só pôde participar na primeira prova no início de março, em Zuera, dado que depois foi submetido a uma delicada intervenção cirúrgica a um ouvido, sendo obrigado a estar afastado do karting cerca de quatro meses, não podendo por isso disputar a segunda prova em Vendrell, na Catalunha.
Os ‘longos’ 120 dias, aproximadamente, foram algo penosos para o piloto de 17 anos, não só pela recuperação da cirurgia, mas também porque se viu privado de praticar o desporto que tanto gosta. Mas a recompensa chegou – e de que maneira – este fim de semana.
Apenas com a realização de apenas um treino em Portugal, José Pedro Faria partiu para Alcañiz na quinta-feira, para sexta e sábado se adaptar a uma pista na qual ainda não tinha corrido. O kart equipado com chassis FA não estava com o melhor ‘set-up’ – ficando os tempos aquém das expetativas –, mas depois viria a ser encontrado o ideal pelo mecânico Filipe Silva, que juntamente com o piloto amarantino integra a equipa espanhola Arakart.
No domingo, José Pedro Faria foi o quarto mais rápido nos treinos cronometrados entre 31 participantes e, na Final 1, depois de arrancar bem, à passagem da terceira volta passou para a liderança e não mais a largou até à bandeira xadrez, deixando o espanhol Carlos Gil a 2,043s na segunda posição… e surpreendendo até os mais otimistas, dado que após tanto tempo afastado das pistas e num traçado que desconhecia… deu um recital de condução.
Perspetivava-se mais uma vitória na Final 2, desta vez com o piloto português a largar da pole position, mas logo após na partida um toque de um adversário colocou-o fora de pista. José Pedro Faria regressou ao traçado e ainda recuperou da 25ª à 12ª posição, sendo depois 11º em virtude da desclassificação da espanhola Marta Ariza.
No somatório dos resultados das duas Finais, o piloto de Amarante terminou a prova espanhola no quarto lugar, mas o mais importante foi o regresso vitorioso de José Pedro Faria.
"Quando coloco o capacete ainda sinto um certo desconforto, mas depois passa. Confesso que não estava à espera de ter uma prestação tão positiva depois de tanto tempo parado. E se não tivesse sido colocado fora de pista na Final 2, este regresso poderia ter sido perfeito. Mas estou muito satisfeito com a prova que fiz e espero agora treinar mais, para estar melhor preparado para a Copa Mojo que se realiza nos dias 21 e 22 de setembro, precisamente no circuito de Alcañiz", referiu o Campeão Nacional em título da categoria X30