15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Yohan Sousa largou da 31ª posição e terminou no 8º lugar em Espanha

 
Yohan Sousa iniciou este fim de semana a época desportiva 2013, disputando a primeira prova das Series Rotax Espanha, no circuito de Zuera, onde, no ano passado – na altura com 11 anos de idade – se estreou a competir na categoria Júnior, tendo superando todas as expetativas, pois entre um pelotão de 26 pilotos, o piloto da YKart Competition Team obteve um 4º lugar e depois um 7º.
 
Na primeira prova da categoria Júnior das Series Rotax Espanha 2013, Yohan Sousa era o piloto português em quem mais se depositavam esperanças de conquistar um lugar no pódio, dado que em 2012, apesar de se estrear a competir na categoria Júnior, foi o piloto sensação da competição do país vizinho, obtendo excelentes resultados precisamente na primeira prova, disputada no traçado de Zuera. Mas, este ano, no mesmo circuito, ao volante de um kart equipado com chassis CRG, o piloto do Entroncamento depois de ser o sexto mais rápido nos treinos cronometrados perante 35 adversários, foi penalizado na Final 1 (que terminou na sétima posição), acabando por condicionar as suas ambições a um lugar no pódio.

Contudo, Yohan Sousa, com a garra que lhe é conhecida, nunca baixou os braços e apesar de largar da 31ª posição na Final 2, recuperou 23 posições para ver a bandeira xadrez no 8º lugar!
 
 
 “Involuntariamente, dei um toque a um adversário quando estava a disputar uma posição entre três pilotos. Os comissários penalizaram-me e tive de aceitar”, admitiu, com fair play, o jovem piloto de 12 anos. “No sábado, problemas no chassis e no motor não me permitiram treinar bem. Após muito trabalho do meu mecânico Paulo Barreiro é que tive o kart mais equilibrado para domingo. Foi pena o que aconteceu na Final 1, mas estou satisfeito, já que rodei nos lugares da frente com pilotos muito experientes que disputam o Campeonato de Espanha, sendo exemplo disso o sexto lugar que consegui nos treinos cronometrados”, acrescentou Yohan Sousa, piloto apoiado pelo McDonalds de Torres Novas, contando igualmente com o apoio da Escola Secundária c/ 3º Ciclo do Entroncamento.
 
O piloto da YKart Competition Team vai já nos próximos dias 23 e 24 de março, disputar a Rotax Winter Series (prova única), que se realiza no Kartódromo de Viana do Castelo, e três semanas depois estará no circuito de Vendrell, para disputar a segunda jornada das Series Rotax Espanha 2013. 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 4 de março de 2021 – 02:59:15

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...