13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Yohan Sousa vai disputar a partir de amanhã o Campeonato da Europa

 
Yohan Sousa já está em viagem para Espanha para disputar, a partir de amanhã até ao próximo domingo, a primeira prova do Campeonato da Europa da categoria KF Júnior, na pista de Alcañiz, integrada no fantástico complexo de Motorland, situado em Aragón. O piloto português vai fazer a sua estreia na competição e pela frente tem uma forte concorrência de 81 pilotos oriundos de 26 países, entre os quais se inclui o germânico Mick Betsch, filho do heptacampeão do mundo de Fórmula 1, Michael Schumacher.
 
Yohan Sousa vai viver uma semana intensa ao estrear-se no ‘Europeu’ da categoria KF Júnior, a grande montra do Karting mundial, dado que também estão inscritos pilotos oriundos de Singapura, China, Japão, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Brasil, Argentina e Venezuela, alguns deles já com contratos assinados com as principais equipas de Fórmula 1.
 
Na pista muito rápida de Alcañiz, situada a cerca de 200 km de Barcelona, onde no final da reta das boxes os karts da categoria KF Júnior – que pesam cerca de 140 kg com piloto incluído – atingem uma velocidade de cerca de 135 km/h, o piloto do Entroncamento de 13 anos de idade, pretende nesta prova inaugural garantir um lugar na final, reservada apenas aos 34 primeiros classificados, após várias mangas de qualificação, disputadas por 81 pilotos.
 
Yohan Sousa vai ombrear com Mick Betsch, piloto oficial da Tony kart Racing Team e filho do heptacampeão do mundo Michael Schumacher, também ele com 13 anos de idade e que decidiu adotar como ‘nome de guerra’ o sobrenome da mãe Corina, como estratégia para escapar às solicitações da comunicação social e do ‘assédio’ do público.
 
Contudo, o piloto da YKart Competition Team ao volante de um kart equipado com chassis Zanardi – por troca com o habitual CRG – e motor Parilla, ‘preparado’ por Paulo Barreiro, terá opositores bem mais fortes: o britânico Lando Norris (FA/Vortex), vencedor da edição deste ano da WSK Euro Series, o italiano Alessio Lorandi (Tonykart/Parilla), o germânico David Beckmann (Zanardi/BMB), o russo Nikita Stinikov (Tonykart/BMB), os britânicos Daniel Ticktum e Enaam Ahmed (FA/Vortex), o norte-americano Logan Sargean (Tonykart/Vortex), os franceses Gabriel Aubry (Birel/TM) e Bryan Elpitiya (Energy/TM), o dinamarquês Daniel Lundgaard (Zanardi/Vortex), o britânico James James Pull (Zanardi/Parilla), entre outros.
 
Esta será a primeira grande experiência internacional de Yohan Sousa, já que teve de esperar por abril deste ano para completar 13 primaveras, idade mínima para participar em competições europeias, mas está naturalmente muito motivado. O facto de estar a correr entre os melhores do mundo já é uma grande honra para mim. De qualquer modo, estarei em Alcañiz empenhado para conseguir um bom resultado, que passa por garantir um lugar na final que, se acontecer, já é uma vitória, atendendo à minha estreia num ‘Europeu’, sublinhou Yohan Sousa, líder do Campeonato de Portugal de Karting da categoria Júnior, patrocinado pelo McDonalds de Torres Novas e pelo McDonalds de Tomar, contando igualmente com o apoio da Escola Secundária c/ 3º Ciclo do Entroncamento.
 


 

terça-feira, 16 de outubro de 2018 – 14:03:39

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...