15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Tomás Apolónia quer repetir vitória em Leiria

 
 
Tomás Apolónia vai disputar nos próximos dias 25 e 26 de maio, no Kartódromo dos Milagres, em Leiria, a segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting da categoria Juvenil. No ano passado, no traçado leiriense, o piloto do Algarve dominou a corrida final de princípio a fim, festejando uma vitória brilhante, pelo que também esta época vai lutar pelo mesmo desiderato.
Na primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting 2013, disputada no Bombarral, um toque de um adversário fez com que Tomás Apolónia perdesse um pódio praticamente certo. Contudo, o piloto do algarve está bastante motivado para a segunda prova, a disputar nos dias 25 e 26 de maio, no Kartódromo dos Milagres, em Leiria.
 
"O toque que sofri na prova primeira foi uma grande contrariedade, porque apesar do meu kart não estar em condições de lutar pela vitória, esperava sair do Bombarral com uma boa pontuação para o campeonato. Mas o meu objetivo para Leiria, como já referi no início da época, continua igual, ou seja, lutar pela vitória, assim como em todas as corridas do Campeonato", sublinhou Tomás Apolónia, que encarou bem o facto dos problemas elétricos no seu kart - equipado com chassis Kosmic - o terem condicionado praticamente durante toda a prova do Bombarral, desde os treinos livres de sábado até à final de domingo: "Infelizmente, começamos logo a primeira prova com problemas que não deviam de ter existido. A equipa aprendeu muito com o que se passou e agora está mais forte para me proporcionar condições para lutar título".
 
A concorrência está este ano muito forte na categoria Juvenil, existindo, claramente, quatro ou cinco candidatos ao título. Mas este facto de correr entre adversários muito fortes é motivador para Tomás Apolónia, pois foi no mesmo ‘cenário’ que conquistou o título de Campeão Nacional da categoria Cadete e no ano passado o de vice-campeão nacional Juvenil.
 
"Ao longo da minha carreira sempre tive que trabalhar muito para obter bons resultados e ter adversários muito fortes para mim é mais motivador. Infelizmente, continuamos a ter alguns pilotos que pela sua falta de experiência, por vezes, nos prejudicam, como me aconteceu a mim e a outros no Bombarral", referiu o piloto, integrado na equipa Max Power Kart Team.
 
Tomás Apolónia gosta da pista de Leiria por ser muito técnica e por apresentar sempre um bom andamento. No ano passado, o piloto do Algarve foi segundo e depois terceiro nas mangas de qualificação, mas na corrida final, dominou de princípio a fim, assinando um vitória brilhante. Este ano espera repetir o mesmo êxito.
 
No sábado, 25 de maio, depois dos treinos livres que decorrerão da parte da manhã, Tomás Apolónia vai realizar a sessão única de treinos cronometrados de 10 minutos às 15h45, disputando depois a primeira manga de qualificação às 17h45. No domingo, dia 26 de maio, o piloto do Algarve vai disputar a segunda manga de qualificação às 11h00 e a corrida final às 14h25, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 16h45.
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 5 de março de 2021 – 17:09:13

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...