15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Tomás Apolónia vai disputar o Campeonato de Espanha

 

Tomás Apolónia confiante numa boa exibição em Campillos

Tomás Apolónia vai viajar na próxima quarta-feira para Málaga, para no dia seguinte, no circuito de Campillos, disputar os treinos livres da primeira prova do Campeonato de Espanha de Karting, cujas finais estão agendadas para domingo. O piloto do Algarve é o único representante português na competitiva categoria Cadete e está confiante de que irá defender bem as cores nacionais entre um forte e extenso pelotão de 31 pilotos, onde alinha o espanhol Eliseo Martinez, que já venceu este ano o WSK Master Series, competição onde pontificam os melhores do mundo da especialidade.

Tomás Apolónia está de regresso ao Campeonato de Espanha de Karting para disputar a categoria Cadete, destinada a pilotos com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos. O piloto do Algarve ainda tem 11 anos e será um dos mais novos do pelotão constituído por 31 pilotos, pelo que, numa primeira abordagem, ambiciona terminar a competição do país vizinho – cuja última prova está agendada para outubro – no ‘top-ten’.

"Para além de querer concluir o Campeonato de Espanha – considerado por muitos o mais competitivo da Europa na categoria Cadete – entre os dez primeiros classificados, um dos meus objetivos também é adquirir experiência e um ritmo consistente em corridas disputadas por um pelotão de 34 pilotos, situação que não é possível em Portugal. Conseguirei evoluir muito mais em Espanha, pois competem pilotos que estão ao mais alto nível em termos mundiais como o Eliseo Martinez. As boas prestações que tenho conseguido em Portugal, especialmente nas largadas e nas ultrapassagens, são fruto das corridas que tenho feito em Espanha, onde um pequeno erro se paga com a perda de vários lugares", sublinha Tomás Apolónia, piloto da equipa Max Power Kart Team, para depois acrescentar: "Por outro lado, a minha participação no Campeonato de Espanha vai permitir que fique a conhecer pistas que são utilizadas para provas do Campeonato da Europa e também para provas do WSK Euro Series e Master Series, onde correm os melhores pilotos do mundo. E como no próximo ano vou competir na categoria Júnior, é importante começar já a conhecer algumas pistas espanholas".

Em 2012, Tomás Apolónia mostrou um bom andamento em Campillos, rodando ao nível dos pilotos da frente, pelo que este ano com mais experiência a maturidade, espera fazer uma boa exibição com o seu kart equipado com chassis Kosmic e motor Parilla, este preparado pela STR.

Na quinta-feira e na sexta-feira, Tomás Apolónia vai realizar dez sessões de treinos livres, enquanto na manhã de sábado o piloto do Algarve depois de mais uma sessão oficial de treinos livres às 10h00, vai disputar a sessão única de treinos cronometrados marcada para as 12h00. Para as 15h15 está agendada a primeira manga de qualificação e a segunda para as 17h20. No domingo, a Final 1 será disputada às 12h10 e a Final 2 realizar-se-á às 14h40.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 4 de março de 2021 – 19:17:36

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...