15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Santiago Ribeiro a um lugar do pódio no Open de Portugal de Karting 2020

 

 

Se não tivesse sido forçado a abandonar a Pré-Final, devido a um problema mecânico, muito provavelmente Santiago Ribeiro teria conquistado um lugar no pódio no Open de Portugal de Karting da categoria X30 Sénior, disputado este fim de semana, no Kartódromo Internacional de Leiria. Mesmo assim, na Final, o piloto de Ericeira, apesar de largar da cauda do pelotão, recuperou até à quarta posição e ainda rubricou a volta mais rápida, ficando assim, de forma algo inglória, a um lugar do pódio, pois apesar de ser ‘rookie’ na Sénior, tinha conquistado a pole-position para a primeira das duas mangas de qualificação, nas quais esteve em evidência.

 


 
Com apenas 13 anos de idade, Santiago Ribeiro estreou-se na categoria X30 Sénior em solo nacional, quinze dias depois de ter tido a primeira experiência na classe, na IAME Winter Cup 2020, disputada no traçado espanhol de Valência, cuja competição foi encarada como um ‘shakedown’. A categoria X30 Sénior é um ‘mundo’ novo que o piloto da Ericeira tem este ano para descobrir, mas quem esteve este fim de semana no Kartódromo Internacional de Leiria, não o diria, já que surpreendeu toda a experiente concorrência ao ser o mais rápido nos treinos cronometrados, completando a melhor volta aos 1006 metros do traçado leiriense em 45,128s.

 


 
Santiago Ribeiro manteve-se a rapidez na primeira manga de qualificação, na qual foi segundo classificado, depois de liderar desde a primeira à penúltima volta. Na segunda manga, Santiago Ribeiro, com o seu habitual ‘fair-play’, admitiu que cometeu um erro que fez com que terminasse no quarto lugar, sendo, ainda assim, um resultado positivo, já que garantiu a terceira posição na grelha de partida para a Pré-Final. Na Pré-Final, numa altura em que piloto da Ericeira rodava no terceiro posto, a vela do seu kart ‘rebentou’ e foi forçado a abandonar.

 

Assim, Santiago Ribeiro teve de partir da última posição na Final.

 

Na corrida decisiva, o jovem piloto português fez uma recuperação notável, terminando no quarto lugar, com a volta mais rápida da corrida em 45,262s. “Apesar de tudo, fiz uma prova positiva, graças ao excelente trabalho da minha equipa Birel ART Portugal, que me preparou bem o kart. Agradeço a todos e em especial ao meu mecânico Paulo Martins (PTM) e ao chefe de equipa ‘Max’. Agradeço também aos meus sponsors Valente & Ribeiro, Ravago & Ribeiro, Loja das Tintas e WestTriangular”, referiu Santiago Ribeiro, que apesar de um lugar no pódio lhe ter escapado por muito pouco, deu excelentes indicações para o Campeonato de Portugal de Karting, que arranca nos dias 7 e 8 de março, precisamente na pista leiriense. 
 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 – 19:10:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...