18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Duarte Vaz estreia-se com apenas 5 anos no Campeonato de Portugal de Karting

 

 

Duarte Vaz, com apenas cinco anos de idade, é o piloto mais novo do Campeonato de Portugal de Karting 2020, que arrancou no início deste mês, no Kartódromo Internacional de Leiria. O jovem piloto de Torres Vedras estreou-se na categoria Iniciação e vai prosseguir a sua evolução ao alinhar em todas as provas do campeonato, estando a próxima agendada para Viana do Castelo, seguindo-se depois as jornadas de Portimão, Braga e Baltar. E, claro, Duarte Vaz disputará a emblemática Taça de Portugal de Karting, no início de outubro, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

 


 
Era praticamente inevitável Duarte Vaz não se tornar piloto de Karting, dado que a sua família tem fortes raízes no desporto motorizado, com particular destaque para o pai Sérgio Vaz, antigo piloto de ralis e que, há pouco mais de um ano, disputa o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) na categoria SSV.

 


 
Duarte Vaz começou por descobrir o Karting no Kartódromo do Montijo, complexo onde pela primeira vez teve contacto com um kart e, depois, há cerca de um mês, em Viana do Castelo. Agora, no Kartódromo Internacional de Leiria, foi um momento marcante para o jovem piloto de apenas 5 anos de idade, já que se estreou no Campeonato de Portugal de Karting (CPK), aos comandos de um kart equipado com motor Honda – propulsores sorteados – e chassis Parolin.
 
Com tão tenra idade e a competir com pilotos mais experientes, Duarte Vaz tem, naturalmente, como objetivo para esta temporada evoluir o máximo possível e, na primeira jornada já deu boas indicações, pois iniciou a prova a rodar em 1m25s e terminou bem mais rápido ao percorrer os 1006 metros do traçado leiriense em 1m18s. “Logo na primeira vez que o Duarte experimentou um Kart gostou muito e pediu para repetir a experiência. O Duarte está bastante entusiasmado com este ‘desafio’ e nós, família, estamos naturalmente contentes, pois gostamos de desporto motorizado. Por outro lado, o irmão Francisco, que tem 12 anos, também vai voltar a praticar Karting, o que nos deixam ainda mais contentes. Para já, na nossa opinião, o mais importante, quer para o Duarte quer para o Francisco, é divertirem-se e, naturalmente, evoluírem ao mesmo tempo”, respondeu-nos, Sérgio Vaz, pai dos jovens pilotos naturais de Torres Vedras.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 05:46:08

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...