EKO/Birel ART Portugal no pódio do Campeonato de Portugal de Karting em Portimão
O Campeonato de Portugal de Karting 2020 prosseguiu, este fim de semana, com a realização da terceira jornada, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, com 67 pilotos, distribuídos por seis categorias.
A Escola de Karting do Oeste (EKO) – em parceria com a Birel ART Portugal – garantiu no traçado algarvio a presença no pódio através de Gustavo da Silva na categoria Juvenil, a segunda mais concorrida do Campeonato de Portugal de Karting em 2020, tendo, contudo, o jovem piloto estado, praticamente até final, na luta pela vitória.
Precisamente nesta categoria, a EKO assegurou ainda as quarta e a sexta posições, por intermédio de Pedro Cachada
e Santiago Alves, respetivamente, pelo que colocou três dos seus pilotos no top-6, mantendo-se, assim, na luta pelo título.
Romeu Mello – campeão nacional na Iniciação pela EKO em 2019 –, fez a sua segunda prova na categoria Juvenil. O jovem piloto de apenas 8 anos de idade, ainda rodou dentro do top-10, mas acabou por ver a bandeira xadrez na 12.ª posição.
Diogo Caetano, também é um dos pilotos que corre na categoria Juvenil pela EKO, mas, infelizmente, não pôde alinhar na prova algarvia devido a lesão.
A equipa sedeada no Bombarral viu Duarte Vaz terminar a Final da categoria Iniciação na sexta posição, classe na qual a EKO tem agora outro jovem piloto de apenas 6 anos de idade, nomeadamente
Lourenço Antunes – filho de Gil Antunes, consagrado piloto de ralis –, que foi sétimo classificado.
Santiago Ribeiro recupera 11 posições na Final da categoria-rainha
Com um pelotão de 22 concorrentes, a categoria X30 Sénior, a classe-rainha do Karting em Portugal, voltou a ser uma das mais emocionantes de assistir.
Santiago Ribeiro, fruto de uma estratégia menos acertada nos treinos cronometrados levou-o a obter o 11.º tempo e igual posição na primeira manga, recuperando depois até ao 8.º posto na derradeira manga de qualificação. Estes resultados davam a Santiago Ribeiro o 9.º lugar na grelha de partida para Pré-Final, onde viria a ter um infeliz incidente que o projetou para fora da pista.
Vendo-se obrigado a largar do 21.º e penúltimo lugar para a Final, Santiago Ribeiro voltou, tal como na ronda anterior, em Viana do Castelo, a fazer uma corrida de grande nível, com várias ultrapassagens que o levaram até ao 9.º lugar final.
Ricardo Borges o mais rápido da categoria X30 Super Shifter Sénior
Na categoria X30 Super Shifter, cujos karts estão equipados com caixa de velocidades, Ricardo Borges – campeão nacional na X30 Sénior em 2018 – é sempre um dos favoritos à vitória. Contudo, o piloto natural da Maia, que garantiu a pole-position e foi segundo classificado na Pré-Final, viria a ser forçado a abandonar na Final, corrida em que rubricou a volta mais rápida, percorrendo os 1531 metros do traçado algarvio em 57,848s.