Jovem piloto de Alcobaça vai representar Portugal no Mundial Rotax
Apesar de só recentemente ter completado 10 anos de idade, João Maria Pereira garantiu dois títulos nas competições Rotax em 2022, o último dos quais no passado fim de semana, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, onde venceu a categoria Mini-Max. O promissor piloto de Alcobaça vai concretizar o sonho de disputar as famosas Rotax Max Challenge Frand Finals – Mundial Rotax –, entre 360 pilotos oriundos de mais de 60 países.
João Maria Pereira foi um dos grandes destaques da sua categoria em 2022, uma época onde se afirmou como o piloto a bater na categoria Mini-Max nos campeonatos da Península Ibérica. Há pouco mais de uma semana, o jovem piloto de Alcobaça já tinha garantido o título espanhol, em Madrid, garantindo desde logo o 'bilhete' para as Finais Mundiais Rotax, a principal competição do construtor austríaco, que será disputada no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, entre os dias 19 e 26 de novembro.
E foi precisamente em Portimão que João Maria Pereira garantiu mais um título, no passado fim de semana, desta feita no Campeonato de Portugal Rotax. Por entre 32 participantes, na sua maioria estrangeiros que vieram ao Algarve preparar as Finais Mundiais, João Maria Pereira conseguiu o 3.º lugar para o Campeonato de Portugal Rotax na Final 1, vencendo depois tanto a Final 2 como a Final 3 para o Campeonato de Portugal Rotax na categoria Mini-Max. Com estes resultados, o jovem piloto de apenas 10 anos de idade sagrou-se campeão nacional Rotax, um título que também lhe daria acesso ao 'Mundial' Rotax, caso não o tivesse já garantido com a vitória em Espanha.
“Foi uma época de grande evolução do João Maria, que nos deixa muito orgulhosos”, afirmou Rui Pereira, consagrado ex-piloto que é agora o responsável técnico que acompanha o promissor piloto português. “As vitórias e os títulos em Espanha e em Portugal são o prémio por todo o esforço, todos os treinos e as excelentes corridas que o João Maria fez, numa categoria exigente e onde ele competiu praticamente toda a época com apenas 9 anos de idade, sendo o mais jovem do que a concorrência direta. Em Portimão, como já tínhamos o campeonato praticamente garantido, quisemos experimentar várias afinações e soluções no kart, já a pensar nas Finais Mundiais. Para o João Maria será um sonho representar Portugal e disputar um 'Mundial' Rotax, com pilotos vindos de todo o mundo”, apontou Rui Pereira.