18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Open de Portugal de Karting com nove vencedores em Viana do Castelo

Open de Portugal de Karting com nove vencedores em Viana do Castelo
 
Rodrigo Ferreira, Hugo Marreiros, Paulo Martins, João Miguel Oliveira, João Pedro Rodrigues, Martim Meneses, Afonso Lopes, Martim Gomes e Miguel Barbosa venceram nas suas categorias o Open de Portugal de Karting, disputado no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização da ACDME.
 
O Open de Portugal, considerada a competição que assinala o arranque da época do Karting no nosso país, foi disputado este fim de semana, por 92 pilotos, distribuídos por seis categorias distintas, nomeadamente a Iniciação, a Cadete 4T, a X30 Mini, a Júnior, a X30 (que incluiu a classe Master) e a X30 Super Shifter (que conta com as classes Sénior, Master e Gentleman).
 
Categoria X30
Na categoria X30, a mais concorrida com 35 pilotos, João Dinis (CRG) foi ontem o mais rápido nos treinos cronometrados, percorrendo os 1.117 metros da pista minhota em 52,140s. Frederico Peters (FA) venceu a primeira manga de qualificação, enquanto Diogo Marujo (Redspeed) triunfou na segunda. Contudo, com dois segundos lugares, foi João Miguel Oliveira (Tonykart) a garantir a pole-position para a Pré-Final, corrida disputada hoje e que o piloto da Batalha venceu.
 
Na Final, disputada em 18 voltas, fez um excelente arranque e no final da primeira volta já tinha quase dois segundos de vantagem sobre o restante pelotão. O avanço foi aumentando ao longo da corrida e João Miguel Oliveira conquistou mesmo o segundo Open de Portugal consecutivo na categoria X30.
 
Num pelotão muito aguerrido, Pedro Cachada (Tonykart) foi o mais direto perseguidor do piloto da Batalha, abrindo a época com um positivo 2.º lugar na Final. Diogo Castro (Redspeed) recuperou cinco lugares desde o arranque, averbou a volta mais rápida da corrida (43,949s) e conseguiu subir ao pódio final, no 3.º lugar.
 
O consagrado Frederico Peters (FA) fez uma corrida de recuperação e subiu sete posições para terminar às portas do pódio, logo na frente de João Dinis, que também esteve em bom plano em Viana do Castelo, ao fechar o top-5.
 
Entre os Masters, vitória no Open de Portugal para João Pedro Rodrigues (Birel ART), que já tinha vencido também a Pré-Final e que na corrida decisiva foi secundado pelo espanhol Guillermo Hevia (Tonykart), com Júlio Guerra (Tonykart) a completar o pódio.
 
Categoria X30 Super Shifter
Rodrigo Lessa (Birel ART) foi ontem o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Sénior com a marca de 50,149s. Rodrigo Ferreira (Kosmic) venceu as duas mangas de qualificação à geral e na Sénior e garantiu a pole-position para a Pré-Final, disputada hoje, na qual voltou a triunfar.
 
Na Final, disputada em 17 voltas, Rodrigo Ferreira arrancou bem e esteve na liderança de princípio a fim, apesar dos ataques de Pedro Perino (Kart Republic). O piloto do Porto conseguiu segurar o comando e festejou a conquista de mais um Open de Portugal quer à geral, quer na classe Sénior.
 
Pedro Perino terminou imediatamente a seguir na segunda posição, por uma escassa desvantagem de 0,265s. Henrique Cruz (Birel ART) – autor da volta mais rápida em 42,269s – e Hugo Marreiros (Tonykart) viram a bandeira xadrez nos terceiro e quarto lugares, respetivamente, mas foram penalizados e caíram as quinta e sexta posições, respetivamente.
 
Lucas Vieira (Birel ART) foi assim promovido ao terceiro lugar, quer à geral quer na Sénior, tendo Paulo Martins (FA) assegurado a quarta posição e a vitória na classe Gentleman. Hugo Marreiros venceu o Open de Portugal de Karting na classe Master.
 
Categoria Júnior
Santiago Alves (Parolin) tinha sido o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Júnior, com uma volta em 53,175s, e venceu a primeira manga de qualificação. Na segunda manga de qualificação, triunfou Dinis Nôro (Sodikart) e na Pré-Final, realizada este domingo, Martim Meneses (Kart Republic) foi o mais forte.
 
Na corrida decisiva, disputada em 17 voltas, Martim Meneses arrancou da pole-position e conseguiu manter a liderança nas primeiras voltas, começando depois a construir uma vantagem importante, que geriu até ao final. O jovem madeirense começou a época da melhor forma e adicionou mais um título ao seu extenso palmarés.
 
Tomás Gomes (Kosmic) conseguiu passar para o 2.º lugar durante a oitava volta e manteve-se como o mais direto perseguidor de Martim Meneses, garantindo o pódio do Open de Portugal. Atrás do jovem bracarense, Santiago Alves cruzou a linha de meta na 3.ª posição, mas viria a ser penalizado por alegada ultrapassagem sob bandeiras amarelas. Martim Marques, que se estreia esta época na categoria Júnior, teve um início de temporada promissor e conseguiu o 3.º lugar do pódio em Viana do Castelo.
 
Gabriela Teixeira (DR) confirmou as boas indicações que deu em 2022 e terminou o Open às portas do pódio, no 4.º lugar, enquanto Santiago Alves completou o top 5, demonstrando rapidez para discutir as vitórias.
 
Categoria X30 Mini
Romeu Mello (DAP) foi ontem o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria X30 Mini com a marca de 56,589s e venceu as duas mangas de qualificação, tendo na Pré-Final, disputada hoje, triunfado Afonso Lopes (Tonykart).
 
Na Final, disputada em 17 voltas, Afonso Lopes aproveitou da melhor forma a pole-position para se impor logo no início da corrida, tendo depois começado a construir uma vantagem que lhe permitiu vencer de forma categórica o Open de Portugal de Karting e com a volta mais rápida em 50,131s.
 
Romeu Mello, largou da 15.ª posição, mas esteve sempre muito forte e recuperou 13 posições, para terminar num honroso segundo lugar, enquanto Jan Rodrigues (FA), que também fez uma boa corrida, completou o pódio. Após muita luta, Vicente Capela (Parolin) garantiu o quarto lugar e Guilherme Morgado (Birel ART) fechou o top-5. Leonor Rocha (Parolin) venceu a classe feminina.
 
Categoria Cadete 4T
Martim Gomes (Birel ART) foi ontem o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Cadete 4T, com o registo de 1m00,669. João Francisco (Parolin) venceu a primeira manga de qualificação, enquanto que na segunda triunfou Martim Gomes, tendo hoje também triunfado na Pré-Final.
 
Na corrida decisiva, o ex-campeão nacional da Iniciação partiu da pole-position e voltou a impor a sua rapidez ao longo das 11 voltas da Final, conquistando o seu primeiro título na categoria Cadete 4T. Atrás de Martim Gomes, Francisco Iglesias (Birel ART) conseguiu rodar sempre no 2º lugar e garantiu um merecido pódio na primeira competição oficial da época, na frente de João Francisco, que também esteve em bom plano e terminou no 3.º lugar.
 
O jovem Artur Loureiro (Parolin), campeão em título da Iniciação, também demonstrou o seu potencial na Cadete 4T, conseguindo o 4.º lugar em Viana do Castelo, enquanto Martin Rodrigues (FA) fez uma Final de recuperação e conseguiu integrar o top-5, após um intenso duelo com Miguel Baião (Kosmic) nas últimas voltas.
 
Categoria Iniciação
Enzo Santos (Birel ART) foi ontem o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Iniciação com o tempo de 1m29,839s e nas duas mangas de qualificação venceu Miguel Barbosa (Charles Leclerc), tendo hoje também triunfado na Pré-Final.
 
Na Final, disputada em 5 voltas, Miguel Barbosa largou da pole-position e liderou a primeira volta, tendo na segunda Tomás Dias (Birel ART) assumido o comando. Contudo, à passagem da quarta volta, Miguel Barbosa regressou à liderança e não mais a largou até à bandeira xadrez, conquistando assim o seu primeiro Open de Portugal de Karting.
 
Tomás Dias garantiu o segundo lugar, enquanto Enzo Santos e José Diogo Martins foram os terceiro e quarto classificados, respetivamente. 
 

Periodicidade Diária

domingo, 14 de julho de 2024 – 19:22:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...