18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato de Portugal de Karting Toyota encerra primeira prova com novo espetáculo

Henrique Cruz, Hugo Marreiros, Paulo Martins, Santiago Ribeiro, Guillermo Hevia, Martim Meneses, Gustavo da Silva, Francisco Iglésias e José Diogo Martins venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, no fecho da primeira jornada dupla que decorreu no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML).
 
Os 91 participantes na prova inaugural do Campeonato de Portugal de Karting Toyota voltaram a proporcionar hoje mais um bom espetáculo em Viana do Castelo.
Na categoria X30, com uma grelha de 33 pilotos, Martim Romão (DR) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 43,708s. Na manga de qualificação, Martim Romão voltou a impor-se, na frente de Santiago Ribeiro (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Francisco Macedo (CRG) e Diogo Castro (Redpseed) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
 
Na Final, disputada em 18 voltas, Francisco Macedo revelou-se no início o mais forte e assumiu a liderança, na qual se manteve até à 17.ª e penúltima volta, altura em que Santiago Ribeiro assumiu o comando e não mais o largou até final, festejando assim mais uma vitória e com a volta mais rápida em 43,960s. Francisco Macedo conseguiu manter o segundo lugar, praticamente colado à traseira do kart de Santiago Ribeiro, mas viria a ser penalizado e caiu para o quinto lugar. João Miguel Oliveira (Tonykart) e Frederico Peters (FA) foram assim promovidos às segunda e terceira posições, respetivamente, fazendo ambos uma excelente corrida, terminando muito perto do vencedor.
Após muita luta, Pedro Cachada (Tonykart) garantiu o quarto lugar, seguindo-se então Francisco Macedo, Diogo Castro (Redspeed), Francisco Serôdio (Redspeed), João Faria (Redspeed), Rafael Rajani (Kosmic) e Rodrigo Vilaça (CRG) no top-10. O espanhol Guillermo Hevia (Tonykart) venceu na X30 Master. 
 
Categoria X30 Super Shifter
Henrique Cruz (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Sénior com a marca de 42,092s. Na manga de qualificação, venceu Rodrigo Ferreira (Kosmic), na frente de Hugo Marreiros (Tonykart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Lucas Vieira (Birel ART) e Paulo Martins (FA) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 17 voltas, Hugo Marreiros (Tonykart) fez um excelente arranque e assumiu a liderança na qual se manteve até à derradeira volta, altura em que, devido a um incidente, caiu em definitivo para a terceira posição e para primeira da classe Master, tendo sido o autor da volta mais rápida em 42,574s.
Rodrigo Ferreira acabou por ser o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas uma penalização fez com que caísse para o sétimo lugar. Henrique Cruz, que fez uma corrida fantástica, dado que largou da 13.ª posição, conseguiu, com a penalização atribuída a Rodrigo Ferreira vencer à geral e na Sénior. Por sua vez, Lucas Vieira garantiu o segundo lugar à geral e na Sénior.
Rodrigo Lessa (Birel ART) assegurou o quarto lugar à geral e o terceiro na Sénior, na frente de Paulo Martins, que assim foi quinto classificado à geral e o primeiro da classe Gentleman.
 
Categoria Júnior
Gabriela Teixeira (Kart Republic) foi a mais rápida nos treinos cronometrados, com a marca de 45,398s. Na manga de qualificação, venceu Martim Meneses (Kart Republic), na frente de António Macedo (CRG), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com João Barros (Parolin) e Maximiano Radeck (Redspeed) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 18 voltas, Martim Meneses largou da pole-position e liderou de o princípio a fim, mas sempre muito pressionado por Tomás Gomes (Kosmic), que foi um meritório segundo classificado. Santiago Alves (Parolin) também esteve até meio corrida na discussão pela liderança, mas depois passou a travar uma luta pelo terceiro lugar com Gabriela Teixeira, tendo esta acabado por ser quarta classificada, com a volta mais rápida em 45,447s. Martim Marques (FA) encerrou o top-5, com forte oposição da João Barros, sexto classificado, seguindo-se Maxiamiano Radeck, António Macedo, Diogo Caetano (Birel ART) e Afonso Azevedo (FA) que fechou o top-10.
 
Categoria X30 Mini
Romeu Mello (DAP) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 50,212s. Na manga de qualificação, venceu Afonso Lopes (Kart Republic), na frente de Gustavo da Silva (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Vicente Capela (Parolin) e Romeu Mello a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 17 voltas, Afonso Lopes largou da pole-position, mas foi Vicente Capela que liderou a primeira volta. Logo depois formou-se um trio na luta pelo comando, com Gustavo da Silva, Romeu Mello e Afonso Lopes, juntando-se pouco depois Francisco Correia (Kart Republic) e Vicente Capela.
Contudo, à passagem da 10.ª volta, Gustavo da Silva, Vicente Capela e Afonso Lopes foram os pilotos que passaram a discutir o triunfo, tendo terminado por esta ordem. Mais um triunfo para Gustavo da Silva, um excelente segundo lugar para Vicente Capela e uma meritória terceira posição para Afonso Lopes. Romeu Mello foi um tranquilo quarto classificado, com a volta mais rápida em 49,849s, enquanto que na luta pelo quinto posto, Jan Rodrigues (FA) levou a melhor sobre Mário Silva Lora (Kart Republic). Francisco Correia terminou na sétima posição, na frente de Leonor Rocha (Parolin), Vicente Rodrigues (DR) e Teo Peltrene (Birel ART) que fechou o top-10.
 
Categoria Cadete 4T
Francisco Iglésias (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o tempo de 53,486s. Na manga de qualificação, o jovem piloto de Cascais também foi o mais forte e teve a seu lado Martim Gomes (Birel ART) na primeira linha da grelha para a Final, com Diogo Baptista (Charles Leclerc) e Lourenço Antunes (Birel ART) a partirem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 11 voltas, Francisco Iglésias tirou o melhor proveito da pole-position para assumir a liderança e construir uma vantagem confortável para assim garantir mais uma vitória de forma clara e com a volta mais rápida em 53.373s. Martim Gomes foi um honroso segundo classificado e Artur Loureiro (Parolin) completou com mérito o pódio, depois de arrancar da 8.ª posição. Lourenço Antunes foi um tranquilo quarto classificado e Miguel Baião (Kosmic) fechou o top-5.
Diogo Baptista terminou no sexto lugar, seguindo-se Martin Rodrigues (FA) e Tiago Caetano (Birel ART), enquanto Luís Fernandes (Birel ART) foi forçado a abandonar à passagem da quinta volta.
 
Categoria Iniciação 
Enzo Santos (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m19,832s. Na manga de qualificação venceu José Diogo Martins (Birel ART), na frente de Enzo Santos, pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Miguel Barbosa (Charles Leclerc) e Tomás Fontes (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 5 voltas, Tomás Dias (Birel ART) liderou a primeira volta, mas depois José Diogo Martins revelou-se mais forte e conservou o comando até à bandeira xadrez, para somar a sua primeira vitória esta época. Tomás Dias e Enzo Santos – que voltou a rubricar a volta mais rápida em 1m19,946s – completaram o pódio, enquanto Miguel Barbosa e Tomás Fontes fecharam o top-5.
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 18:43:59

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...