- Jovem leiriense estreou-se a ganhar na categoria mais rápida do Campeonato de Portugal de Karting
Henrique Cruz consegue vitória na categoria X30 Super Shifter
Apenas três semanas depois da sua estreia absoluta na categoria X30 Super Shifter, Henrique Cruz venceu, este domingo, a sua primeira prova nesta categoria do Campeonato de Portugal de Karting, onde alinham os karts equipados com caixa de velocidades. Pole-position e rapidez demonstrada em Viana do Castelo são excelentes indicações para o futuro.
Campeão em título da categoria-rainha do Karting em Portugal, a X30, Henrique Cruz estreou-se no final de fevereiro entre os karts da categoria X30 Super Shifter, no Open de Portugal de Karting. Este fim de semana, o jovem piloto do Sporting Clube de Portugal regressou ao Kartódromo de Viana do Castelo para a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, onde foi um dos grandes destaques em pista.
Na prova de sábado, Henrique Cruz começou por ser o segundo mais rápido nos treinos cronometrados, depois estabeleceu a volta mais rápida da manga de qualificação (42,500s) e terminou a Final na 2ª posição, com a pista bastante escorregadia devido à chuva. Na prova de domingo, Henrique Cruz esteve ainda melhor pois bateu toda a concorrência nos treinos cronometrados e garantiu logo a pole-position. A quebra da corrente do seu kart obrigou-o a desistir já na fase final da manga de qualificação, tendo de largar de penúltimo para a corrida decisiva. Com a garra que lhe é reconhecida, Henrique Cruz fez nada menos de 12 ultrapassagens na Final e venceu mesmo a corrida, o seu primeiro triunfo entre os karts mais potentes e rápidos do Karting português.
“Fiquei extremamente feliz com o nosso fim de semana”, afirmou o jovem piloto de Leiria. “Estivemos competitivos logo desde sábado, em condições atmosféricas variáveis e com uma concorrência mais experiente do que eu nesta categoria. No domingo, fizemos a pole e depois não baixámos os braços quando a corrente se partiu na manga. Depois fiz uma Final de garra e conseguimos uma vitória muito moralizadora, que é um prémio para todo o nosso trabalho desde o final do ano passado. Dedico esta vitória ao Sporting Clube de Portugal, aos meus patrocinadores e a toda a equipa Birel ART Portugal”, referiu Henrique Cruz.