18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Novos pneus Pirelli para carros desportivos históricos, com tecnologia de ponta em dimensões originais

 

 

Cerca de 70 por centro de todos os modelos fabricados pela Porsche ainda estão em condições de circulação nos dias de hoje. De forma a satisfazer a necessidade de pneus apropriados, a Porsche, em conjunto com a Pirelli, desenvolveu recentemente, testou e aprovou diversos pneus que foram originalmente idealizados para diferentes gerações de veículos da marca. Quando toca à aparência e ao design da banda de rodagem, os novos desenvolvimentos são iguais aos dos históricos originais. Mas sob essa camada, apresenta uma autêntica tecnologia moderna de pneus. No total, são 32 novas recomendações de pneus disponíveis para modelos da Porsche das gamas 356 B e C, Boxster (986), 911 (Modelo G, 964, 993 e 996) e 914, assim como para os carros “transaxle”: 924, 928, 944 e 968. Todos estes novos pneus clássicos estão marcados com a certificação “N” na lateral do pneu, que os designa como pneus homologados pela Porsche.

Como Maurizio Boiocchi, General Manager Technology da Pirelli, explica: Isto significa que os engenheiros da Pirelli trabalham em conjunto com os da Posche a fim de desenvolver pneus adequados para cada modelo das gamas acima mencionadas. Estes pneus especiais, concebidos pela Pirelli, coincidem com as necessidades individuais de cada Porsche. São personalizados para cada modelo de forma a enaltecer as suas características de performance.

Esses novos pneus não são apenas uma nova edição dos pneus históricos. Na verdade, combinam a aparência dos originais com a tecnologia dos pneus modernos ao utilizar compostos inovadores juntamente com construções modernas.

Os designs originais da banda de rodagem e as dimensões dos pneus irão ajudar estes históricos carros desportivos de Zuffenhausen a manter a sua aparência autêntica em cada detalhe. Com a autenticidade como palavra-chave dos Porsches clássicos, manter o seu look correto é de vital importância.

As propriedades materiais dos pneus permitem os melhores resultados em termos de tração e de absorção de carga: a construção corresponde à estrutura de 2016. Também o composto de borracha contém a tecnologia mais atual de pneus. Estes incluem a última geração de polímeros.

Um sinal de distinção destes novos pneus é a sua excelente aderência. Apesar de terem uma perfeita aderência em piso molhado, rolam com muito pouco ruído – e cumprem com os critérios da regulação oficial europeia. Devido a esta abordagem contemporânea, os modelos clássicos da Porsche com estes novos pneus demonstram qualidades de condução mais ponderadas do que aqueles com pneus originais de anos prévios, ou os que utilizam pneus de tamanho idêntico que não foram testados e aprovados pela Porsche.

Aparte do Pirelli CN36, o Pirelli P7 e o Pirelli P Zero Rosso também estiveram à disposição da Porsche.

 

 

Em 1994 o Pirelli P Zero Rosso era o equipamento original do Porsche 993. Agora este pneu está novamente disponível em 11 dimensões atuais. A aprovação do pneu inclui um total de 32 recomendações diferentes de pneu para Porsches datadas de 1959 até 2005. O calendário completo está disponível no website da Porsche (juntamente com a lista atualizada de lançamentos).

O examinador de pneus da Porsche, Dieter Röscheisen, resume os resultados do sofisticado programa de testes:Quando toca à aprovação de pneus para modelos clássicos, virámos a página para o presente, com produtos a oferecer qualidades de condução particularmente boas e equilibradas.

Para otimizar o produto, os examinadores da Porsche cooperaram com o antigo Campeão do Mundo de Rally, Walter Röhrl. O alemão tem uma vasta experiência de modelos históricos da Porsche e conseguiu providenciar preciosas informações sobre como afinar o típico manuseamento dos pneus. Röhrl sublinha as vantagens dos pneus recém-desenvolvidos: Antigamente, o manuseamento não era tão completo e equilibrado. A nova geração de pneus corresponde melhor do que nunca à forma de conduzir um exigente carro desportivo.”

Não só os pneus de estrada foram testados. Outra inovação para condução em pistas de corrida chegou com o semi slick P Zero Trofeo R. Este pneu está disponível em tamanhos de 16 a 18 polegadas, também com tamanhos personalizados de 20 polegadas.

Carros clássicos e carros clássicos modernos desempenham um papel cada vez mais proeminente em pista, durante corridas e competições especiais. Ou são ainda conduzidos até ao limite por longos períodos como parte da Porsche Driving Experience, um programa de treino de condução.

Pneus de estrada, obviamente, foram criados principalmente para o seu uso em estrada: em pista aquecem demasiado e começam a degradar-se, especialmente nas áreas laterais. Em particular, o controlo da direção é um aspeto que sofre, especialmente durante a aceleração lateral.

O novo Pirelli P Zero Trofeo R providencia a solução. Este pneu foi desenhado para ser conduzido sob cargas térmicas em pista. Foi especialmente rotulado como semi-slick e não deve ser confundido com pneus normais de estrada para condução em condições de piso molhado. A nova aprovação da Pirelli irá auxiliar a Porsche a reconquistar a sua indubitável supremacia nas pistas de corridas do mundo para entusiastas amadores.

Em contraste com todas as outras marcas, a Porsche é a que tem uma relação mais próxima com as corridas. Esta é a razão porque os últimos desenvolvimentos para pilotos privados é tão significante.

Todos os pneus clássicos desenvolvidos e aprovados pela Porsche são marcados com o selo de qualidade oficial da marca. O sinal comum para todas as homologações é um “N” na lateral. Apenas consta em pneus com boa performance durante os testes que têm lugar antes da homologação. Para alcançar esta qualidade em pistas de testes europeias, os novos pneus devem cumprir 33 critérios sob condições rigorosas.

Para os anos de construção entre 1959 e 2006 há 161 recomendações diferentes para os pneus de verão da Pirelli. Outras 131 recomendações para pneus de inverno completam a gama da Porsche para modelos clássicos.

Incluindo os modelos “young timer” (911 e 993-996), assim como os modelos dos últimos 10 anos, existem agora 2.200 pneus aprovados. Juntamente com os pneus relançados, estes estão disponíveis em todos os parceiros Porsche Classic e Porsche Centre.

 

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 05:34:40

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...