13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Twingo GT - O prazer de condução condimentado pela Renault Sport

 

 

Com a arquitetura «tudo atrás», o TWINGO GT está totalmente vocacionado para o prazer de condução.

Preciso, confortável e divertido, o TWINGO GT proporciona sensações, com um custo acessível, na tradição dos GT concebidos pela Renault Sport.

O TWINGO GT é animado por um motor TCe turbo, que desenvolve 110 cv e 170 Nm de binário.

 

Para explorar plenamente e, com toda a segurança, este aumento de potência, o chassis evolui com novas suspensões e um trabalho específico ao nível das afinações do controlo eletrónico de estabilidade (ESP) e da direção de desmultiplicação variável.

 

Inspirado no concept-car Twin’Run, o design do TWINGO GT distingue-se pelas jantes de 17’’, a entrada de ar lateral e a dupla ponteira de escape.

 

O TWINGO GT será apresentado no Festival de Goodwood (Inglaterra), que decorre entre 23 e 26 de junho.

 

Um GT… e até mesmo um pouco mais

 

Há aproximadamente vinte anos que a Renault Sport tem um know-how único em matéria de automóveis. As diferentes versões R.S. e GT do Twingo, Clio e Mégane tiveram um ponto em comum: a tração dianteira. Na terceira geração do Twingo, os engenheiros aventuraram-se num exercício diferente!

 

Para a Renault Sport, trabalhar num automóvel com tração traseira constituía um desafio, devido à enorme diferença de comportamento dinâmico relativamente aos carros de tração dianteira em que trabalhamos habitualmente. Era preciso que nos concentrássemos especialmente nesta questão e creio que o desafio foi vencido com sucesso! O TWINGO GT é um automóvel equilibrado, com uma condução divertida e desempenhos que se aproximam muito dos de um Twingo R.S. da anterior geração.” PatriceRatti – Diretor Geral da Renault Sport Cars

 

Uma lufada de ar fresco para o motor

 

Partilhando a mesma arquitetura com alguns dos desportivos mais marcantes da história da Renault Sport, como o R5 Turbo ou o Clio V6, o Twingo é um citadino que joga o trunfo da agilidade e da habitabilidade. Instalado entre as rodas traseiras e com uma inclinação de 49 graus para se tornar ainda mais compacto, o motor de três cilindros ocupa todo o espaço disponível.

 

Para o TWINGO GT, os engenheiros da Renault Sport trabalharam na otimização do bloco TCe de 898 cm3.

 

Um elemento distintivo do TWINGO GT é a entrada de ar situada sobre o guarda-lamas traseiro esquerdo e que substituiu a entrada de ar que, originalmente, se encontrava na cava-de-roda. Esta modificação foi fundamental para melhorar os desempenhos do motor, com uma diminuição de cerca de 12% da temperatura do ar admitido no turbocompressor.

 

Para tirar o máximo partido das vantagens desta “lufada de ar fresco”, o regime de rotação do turbocompressor foi aumentado e a bomba de gasolina é específica para aumentar o caudal de combustível na mesma proporção, o mesmo acontecendo com a bomba de água para otimizar o arrefecimento do motor.

 

Também o escape beneficiou de um trabalho específico, com uma nova calibração do caudal de débito de ar e da contrapressão, bem como a montagem de uma panela de escape com dupla ponteira.

 

Depois de adaptada a cartografia, a potência fixou-se nos 110 cv, enquanto o binário atinge os 170 Nm.

 

O seu carácter enérgico e desportivo é completado com novas relações para a caixa manual de 5 velocidades.

 

 

Um chassis simultaneamente preciso e confortável

 

Tal como o motor, o chassis conserva muito da estrutura inicial, mas com afinações específicas desenvolvidas pelas equipas da Renault Sport.

 

Os novos amortecedores estão associados às molas de origem, mas com uma taragem aumentada. A barra estabilizadora dianteira também foi substituída por um modelo com um diâmetro maior. Em relação às restantes versões, a distância ao solo é inferior em 20 mm e a montagem de jantes Twin’Run de 17’’, calçadas com pneus Yokohama BluEarth, completam a ligação ao solo do TWINGO GT.

 

As modificações também incidiram na eletrónica, com uma nova calibragem do ESP. «Sem nunca colocar em causa a segurança, privilegiámos a tração em condução dinâmica, tendo em conta as novas características do chassis e dos pneus», explica Matthieu Métivier, o engenheiro responsável pelo TWINGO GT. «Concretamente, ao esmagar o acelerador à saída de uma curva apertada, o condutor sente um ligeiro escorregar, antes de o ESP corrigir a trajetória, mas sem perder velocidade. Desta forma, beneficia-se do comportamento típico de um tração traseira»

 

Prazer garantido

 

O TWINGO GT apresenta uma excelente relação peso/potência de 8,5 kg/cv, em comparação com os 9,8 kg/cv do Twingo II GT. Este ganho traduz-se em desempenhos absolutamente extraordinários, muito semelhantes aos do Twingo II R.S.!

 

Precisando de menos de dez segundos para ir dos 0 aos 100 km/h, o TWINGO GT estabelece uma nova referência entre os pequenos citadinos desportivos. As recuperações são também as melhores da categoria, com os 80 a 120 km/h a serem atingidos em menos de nove segundos. Com acelerações enérgicas em todas as relações, o motor revela-se eficiente em qualquer situação.

 

O TWINGO GT carateriza-se por uma condução precisa, que transmite um elevado grau de confiança. Semelhante à do Twingo II R.S., a estabilidade do TWINGO GT permite velocidades mais elevadas em curva, com uma incrível sensação de facilidade.


 

Um design inspirado no concept-car Twin’Run

 

Antes mesmo de despertar o sentimento de diversão ao volante, o TWINGO GT desperta emoção logo ao primeiro olhar. Graças às jantes de 17’’ e à reduzida distância ao solo, as cavas das rodas bem preenchidas criam uma harmonia visual com a energia de uma personalidade desportiva.

 

O desenho das jantes em liga leve é semelhante ao do Twin’Run, o concept-car que antecipava as linhas de estilo do TWINGO.

 

Outros elementos distintivos são a entrada de ar lateral, o difusor do pára-choques traseiro, redesenhado para integrar a dupla ponteira de escape, e as inscrições Renault Sport aplicadas nas laterais e na traseira.

 

Partindo do capô e prolongando-se pelo tejadilho, o stripping NACA é um outro piscar de olho ao Twin’Run. Esta decoração é preta na pintura Laranja e cor de laranja nas restantes cores propostas para a carroçaria.

 

O habitáculo recebeu um tratamento coerente com o exterior. Apontamentos cor de laranja animam os estofos em couro/tecido, o centro do volante, os arejadores e a base da alavanca de velocidades. Com soleiras de porta com a assinatura Renault Sport, pedais de alumínio e punho da alavanca de velocidades em zamac, o TWINGO GT não pára de seduzir, despertando o desejo de se fazer à estrada!

 

 

Ficha técnica

MOTOR

Motor

TCe 110 Stop & Start

 

Número de cilindros e válvulas

3 / 12

 

Cilindrada (cm3)

898

 

Potência máx. kW CEE (cv)

80 (109)

 

Regime de potência máx. (rpm)

5750 rpm

 

Binário máx. Nm CEE (m.kg)

170 (17,3)

 

Regime de binário máx. (rpm)

2000 rpm

 

 

CAIXA DE VELOCIDADES

Tipo

Manual

 

Número de velocidades para a frente

5

 

 

DIREÇÃO

Tipo

Assistida elétrica assistida com desmultiplicação variável

 

Diâmetro de viragem entre passeios (m)

4,30

 

 

RODAS E PNEUS

Jantes (‘’)

Twin’Run 17’’ em liga leve

 

Pneus

Yokohama BluEarth 185/45 R17 78H (à frente) e
205/40 R17 80H (atrás)

 

 

EXTERIOR

Carroçaria

Pack GT com saias laterais e dianteira, extensões de guarda-lamas e difusor traseiro

 

Escape

Dupla saída com ponteiras cromadas

 

Decorações

Stripping NACA no capô e no tejadilho
Pack Sport exterior laranja ou preto (decorações exteriores e stripping lateral sport)
Inscrições Renault Sport e GT nas portas e no portão traseiro

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 22 de julho de 2019 – 13:43:39

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...